Economistas Peritos reúnem-se no Corecon-RS

O Corecon-RS estará realizando no dia 21 de fevereiro próximo (quinta-feira), às 12 horas, na Sede da Entidade ( Rua Siqueira Campos, 1184/ 6º andar) reunião da CAAPPE (Comissão de Auditoria, Avaliação, Projetos e Perícia Econômico-Financeira). Na oportunidade, será discutida a atuação do Economista Perito e seu papel na Justiça do Trabalho, e a implantação do Programa de Cálculo.

Maiores informações pelo fone 51-32542600 ou por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Escola de Negócios da PUCRS seleciona professor para área de Finanças

A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) está recebendo currículos, de 22 de janeiro a 02 de fevereiro de 2020, para exercício de docência na área de Finanças, nos cursos de graduação da Escola de Negócios. 

O docente selecionado atuará como professor horista (12h), atendendo aos requisitos de elegibilidade.

Interessados devem enviar os documentos necessários para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Clique para maiores informações  

PRAZO PARA COMUNICAÇÃO AO COAF ENCERRA DIA 31 DE JANEIRO


O Conselho Regional de Economia da 4ª Região RS informa que expira no dia 31 de janeiro de 2020 o prazo para os profissionais da área de Economia comunicarem a Entidade sobre a NÃO OCORRÊNCIA de fatos ou suspeições, que demandem comunicação ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras - http://www.coaf.fazenda.gov.br/), no exercício de 2019, conforme determinação contida nos parágrafos 3º e 4º, do Artigo 3º, da Resolução nº 1.902/2013 - COFECON.

A Comunicação de Não Ocorrência (CNO) é destinada a pessoas físicas e jurídicas, devidamente registradas neste Regional, que exercem as atividades listadas na Seção 2.3.1, da Consolidação da Legislação da Profissão do Economista, ou, mais especificamente, todas as pessoas físicas e jurídicas que trabalharam com economia e finanças..

No caso de desempenho das atividades da Seção 2.3.1 supracitada, segue, no link abaixo, a CNO, a ser preenchida e enviada ao CORECON-RS, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Resolução 1.902/2013
Lei 9.613/1998
Formulário para Declaração de Não Ocorrências

Prefeitura de Porto Alegre abre vagas para Economistas

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre está contratando Economistas para atuarem como Gerente e como Assessor Especialista, na Diretoria Geral de Projetos Especiais. Suas principais responsabilidades serão a elaboração, avaliação, análise e acompanhamento de projetos, sob aspecto econômico-financeiro. O objetivo é planejar, estruturar e analisar viabilidade econômico-financeira dos projetos de infraestrutura e de serviços nos moldes de parceria público-privada (PPP), parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil (OSC) e concessões e permissões, no âmbito das leis federais nº 11.019/2004, nº 13.019/2014 e nº 8.987/1995, respectivamente.

Maiores informações e curriculuns, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Corecon-RS nas formaturas da UFRGS e UFSM


Com o objetivo de estreitar ainda mais as relações com os alunos e com as instituições acadêmicas de todo o Estado, o Corecon-RS iniciou este ano de 2020 acompanhando as solenidades de formaturas de graduação dos cursos de Ciências Econômicas das universidades gaúchas.


No dia 18 de janeiro, sábado, o ex-conselheiro do Corecon-RS, economista Vladimir da Costa Alves, representou a Entidade na solenidade de formatura dos novos bacharéis em Ciências Econômicas da UFSM, que aconteceu no Centro de Convenções da Universidade, no Campus de Camobi, em Santa Maria. 

 

formatura pucrsNo dia 4 de janeiro, sábado, a coordenadora da Comissão de Educação Financeira do Corecon-RS, economista Janile da Silva Pereira Soares, já havia representado o Conselho na solenidade de diplomação dos novos bacharéis do Curso de Ciências Econômicas da PUCRS, ocorrida no Salão de Atos do Prédio 4, no Campus da Universidade, em Porto Alegre.

O vice-presidente do Corecon, economista Aristóteles Galvão, estará presente na Solenidade Integrada de diplomação dos estudantes de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que acontece no dia 1º de fevereiro, sábado, às 20 horas, no Teatro/Bloco M, da Universidade, no município de Caxias do Sul.  A conselheira Janile da Silva Pereira Soares estará representando a Entidade na solenidade de formatura dos novos bachareis de Economia da Universidade Federal do RS (UFRGS), que acontece às 18 horas do dia 3 de fevereiro, no Salão de Atos. O conselheiro do Corecon, economista João Carlos Medeiros Madail, acompanhará a solenidade de formatura dos estudantes do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), que acontecerá no dia 8 de fevereiro, às 20 horas, no Cidec-Sul, em Rio Grande. Madail também representará o Conselho na formatura dos estudantes do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Regional do Pampa (Unipampa), Campus Santana do Livramento, que acontecerá no dia 15 de fevereiro, às 19 horas, no Salão da Igreja Gideões de Fé, naquele Município. Também estará presente um economista representante do Conselho na solenidade de formatura dos novos bacharéis da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí), que acontecerá no dia 15 de fevereiro, sábado, às 18 horas, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus da Universidade, em Ijuí. No dia 21 de março, também num sábado, o Corecon se fará representar na solenidade de formatura dos estudantes de Ciências Econômicas da Unisinos, que acontece às 18 horas, no Anfiteatro Padre Werner, no Campus da Universidade, em São Leopoldo.

José Junior de Oliveira é eleito presidente do Corecon-RS

- O economista Aristóteles Galvão assume a Vice-Presidência -  

O economista José Junior de Oliveira foi eleito, na tarde do dia 8 de janeiro, presidente do Corecon-RS. Para a vice-presidência, foi eleito o economista Aristóteles da Rosa Galvão. A eleição, para um mandato de um ano, ocorreu durante a primeira sessão plenária de 2020, na sede da Entidade, em Porto Alegre. Os novos gestores substituem os economistas Rogério Vianna Tolfo e Marivia de Aguiar Nunes. Durante a reunião-plenária, também tomou posse o novo terço de conselheiros eleitos em outubro último, para o triênio 2020/22, composto pelos economistas Bruno Breyer Caldas, Janile Soares e João Carlos Medeiros Madail, como conselheiros titulares, e Giovana Menegotto, Leandro André Hoerlle e Mário Jaime Gomes de Lima, como conselheiros suplentes.

Em seu discurso de posse, José Junior agradeceu a confiança dos colegas conselheiros e falou dos grandes desafios programados para o ano de 2020, que é a continuidade e o avanço das ações que vêm sendo desenvolvidas pelos antecessores ao longo dos últimos anos, “na busca da qualificação e do fortalecimento da profissão do Economista”. O ex-presidente Rogério Tolfo falou das principais conquistas de sua gestão e agradeceu a todos os conselheiros o apoio recebido nesses últimos dois anos em que esteve à frente do Conselho. Parabenizou o seu sucessor e vice, assim como o novo terço que está assumindo e colocou-se à disposição da gestão.

José Junior de Oliveira possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), Pós-Graduação em Administração Financeira pela Unisinos e Mestrado Profissional em Economia Aplicada pela UFRGS. Foi presidente da Seccional Sul da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Marcado de Capitais (Apimec-Sul) de 2015 a 2018, Analista de Investimentos Sênior da Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do RGS (Cabergs) e professor universitário na área de Finanças e Mercado Financeiro e de Capitais na ESPM-SUL. Professor de Finanças, Mercado de capitais e Governança Corporativa em cursos de Pós-Graduação e MBA em diversas instituições de ensino superior. Atua na área de Economia, Análise de Investimentos, com ênfase em Finanças e Gestão de Recursos no Mercado Financeiro e de Capitais. É Conselheiro do Corecon-RS e atual vice-presidente da Apimec-Sul.

Aristóteles Galvão é economista formado pela PUCRS em 1976, pós graduado em economia empresarial, atua como perito e na área de consultoria empresarial há mais de 30 anos, foco em perícia judicial, consultoria em gestão empresarial, avaliação de empresas, fusões e aquisições, dissoluções societárias, captação de novos sócios investidores, dentre outros. Possui trabalhos executados com sucesso para as empresas Quero Quero (RS), Tok (RS), Paquetá Calçados (RS), Gaston (RS), dentre outros. Conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon) do RS nos exercícios 2008 a 2013. Atual Conselheiro dessa entidade desde 2015. É Perito e Avaliador dos poderes Judiciário Estadual e Federal e Vogal da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs).

Estiveram presentes na sessão-plenária os conselheiros Aristóteles Galvão, Bruno Breyer Caldas, Felipe Garcia Ribeiro, Filipe Grisa, Giovana Menegotto, Janile da Silva Pereira Soares, João Carlos Medeiros Madail, José Junior de Oliveira, Leandro André Hoerlle, Mário Jaime Gomes de Lima, Pedro Lutz Ramos, Vanessa Neumann Sulzbach. Também participaram da solenidade o ex-presidente do Corecon-RS e conselheiro do Cofecon, economista Clovis Meurer, o ex-presidente Rogério Tolfo, o ex-conselheiro Guilherme Steim e o delegado do Corecon em Pelotas, economista Castelar Braz Garcia.

conselheiros2

 

CONSELHEIROS TITULARES

 Bruno Breyer Caldas

brunoAssessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre (2019-atual), pesquisador em economia na FEE (2010-atual) e professor de finanças na PUCRS (2018-atual). Graduado em economia (UFRGS), mestre em administração com ênfase em finanças (UFRGS) e doutor em economia (UFRGS) com um período como visitante na NOVASBE. Foi professor de microeconomia na UFRGS (2011-2015), professor de finanças na Fadergs (2017), editor da revista Ensaios FEE (2015-2018) e assessor da presidência na FEE (2015-2018).

 

Janile da Silva Pereira Soares
janile

Economista graduada pela UFRGS, palestrante, consultora financeira, coordenadora da Comissão de Educação Financeira do Corecon RS e autora do blog "A Economista de Batom", onde compartilha conhecimentos sobre economia e finanças, empreendedorismo e empoderamento econômico e financeiro. Foi bancária (Banco do Brasil) e trabalhou em corretora de valores (XP Investimentos). Atualmente, trabalha levando conhecimento da área da educação financeira para jovens e adultos, nas escolas e in company, bem como cria conteúdos nas próprias redes sociais e de parceiros.

 

João Carlos Medeiros Madail

madailPossui graduação em Economia pela Universidade Católica de Pelotas (1975), Especialização em Métodos de Pesquisa em Agricultura Familiar pelo International Centre For Development Oriented Research In Agriculture, ICRA, Holanda (1996), Especialização em Marketing para a gestão empresarial e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Foi Professor Universitário da UCPel, e Paraninfo dos Estudantes de Economia quatro vezes consecutivas. Foi professor universitário da Faculdade Anhanguera Educacional onde foi Paraninfo e Professor Homenageado da Faculdade de Administração. Foi Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com inúmeros trabalhos publicados. Em agosto de 2013 foi eleito Economista Destaque da Região Sul do RS. Tem experiência na área de Economia com ênfase em Economia Rural e Desenvolvimento. É Diretor do Corede-sul e atualmente está aposentado como Pesquisador da Embrapa.


CONSELHEIROS SUPLENTES

 Giovana Menegotto

giovana

 

Economista, Mestre em Economia com ênfase em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda pelo mesmo programa. Graduou-se com láurea acadêmica pela UFRGS e prêmio de aluno destaque pelo Corecon-RS. Atua como assessora econômica na Fecomércio-RS.

 

 

 

Leandro André Hoerlle

hoerlleEspecialização na área regulatória do setor elétrico (2015), formação superior em economia (UNIVATES-2001) e formação técnica na área imobiliária e agropecuária. Assessoria em Gestão Organizacional em Operação, Projetos e Negócios (Processos de Negócio, Gestão da Qualidade e Normas ISO e Gestão de Projetos, Empreendedorismo/Inovação), Avalição/Corretagem de Empresas e Imóveis, com vivência em empresas do ramo imobiliário, energia elétrica (geração e distribuição), varejo, tecnologia de informação e comunicação, informática, metal-mecânico, calçadista e financeiro. Conselheiro do CORECONR-RS. 2015-2017. Conselheiro do Observatório Social de Lajeado, desde 2012.

 

 

Mário Jaime Gomes de Lima

jaimeÉ economista, mestre e doutor em Economia do Desenvolvimento. Atualmente, trabalha como assessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre e como professor na Universidade La Salle. Atua nas áreas de políticas públicas, finanças públicas, desenvolvimento regional e governança. Pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON/RS) foi um dos integrantes fundadores da Comissão de Desenvolvimento Regional e membro titular da Comissão Editorial do Jornal Contexto Econômico.

 

Galeria de Fotos da Posse do Corecon-RS

 

Novo terço de conselheiros assume nesta quarta-feira, dia 9

 

Assume nesta quarta-feira, dia 9, durante a primeira reunião-plenária do ano, a ser realizada na sede do Corecon-RS, em Porto Alegre, o novo terço dos Conselheiros Efetivos e Suplentes do Corecon-RS e o Delegado Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon, eleitos durante o pleito de outubro do ano passado. Assumirão, para um mandato de três anos (2020/22), os economistas Bruno Breyer Caldas, Janile Soares e João Carlos Medeiros Madail, como Conselheiros Titulares, e Giovana Menegotto, Leandro André Hoerlle e Mário Jaime Gomes de Lima, como Conselheiros Suplentes. Na chapa que assume nesta quarta-feira, foram eleitos, também,  os economistas Clovis Benoni Meurer, como Delegado Federal Titular, e Rogério Vianna Tolfo, Delegado Federal Suplente. 

CONSELHEIROS TITULARES

Bruno Breyer Caldas
Assessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre (2019-atual), pesquisador em economia na FEE (2010-atual) e professor de finanças na PUCRS (2018-atual). Graduado em economia (UFRGS), mestre em administração com ênfase em finanças (UFRGS) e doutor em economia (UFRGS) com um período como visitante na NOVASBE. Foi professor de microeconomia na UFRGS (2011-2015), professor de finanças na Fadergs (2017), editor da revista Ensaios FEE (2015-2018) e assessor da presidência na FEE (2015-2018).

janileJanile Soares

Economista (Ufrgs), palestrante, consultora financeira, coordenadora da Comissão de Educação Financeira do Corecon RS (nomeada em 2019) e autora do blog A Economista de Batom, onde compartilha conhecimentos sobre economia e finanças, empreendedorismo e empoderamento econômico e financeiro. Foi bancária (Banco do Brasil) e trabalhou em corretora de valores (XP Investimentos). Hoje trabalha levando conhecimento da área da educação financeira para jovens e adultos, nas escolas e in company, bem como cria conteúdos nas próprias redes sociais e de parceiros.

madailJoão Carlos Medeiros Madail
Possui graduação em Economia pela Universidade Católica de Pelotas (1975), Especialização em Métodos de Pesquisa em Agricultura Familiar pelo International Centre For Development Oriented Research In Agriculture, ICRA, Holanda (1996), Especialização em Marketing para a gestão empresarial e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Foi Professor Universitário da UCPel, e Paraninfo dos Estudantes de Economia quatro vezes consecutivas. Foi professor universitário da Faculdade Anhanguera Educacional onde foi Paraninfo e Professor Homenageado da Faculdade de Administração. Foi Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com inúmeros trabalhos publicados. Em agosto de 2013 foi eleito Economista Destaque da Região Sul do RS. Tem experiência na área de Economia com ênfase em Economia Rural e Desenvolvimento. É Diretor do Corede-sul e atualmente está aposentado como Pesquisador da Embrapa.

CONSELHEIROS SUPLENTES

giovanaGiovana Menegotto
Economista, Mestre em Economia com ênfase em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda pelo mesmo programa. Graduou-se com láurea acadêmica pela UFRGS e prêmio de aluno destaque pelo Corecon-RS. Atua como assessora econômica na Fecomércio-RS.

leandroLeandro André Hoerlle
Especialização na área regulatória do setor elétrico (2015), formação superior em economia (UNIVATES-2001) e formação técnica na área imobiliária e agropecuária. Assessoria em Gestão Organizacional em Operação, Projetos e Negócios (Processos de Negócio, Gestão da Qualidade e Normas ISO e Gestão de Projetos, Empreendedorismo/Inovação), Avalição/Corretagem de Empresas e Imóveis, com vivência em empresas do ramo imobiliário, energia elétrica (geração e distribuição), varejo, tecnologia de informação e comunicação, informática, metal-mecânico, calçadista e financeiro. Conselheiro do CORECONR-RS. 2015-2017. Conselheiro do Observatório Social de Lajeado, desde 2012.

marioMário Jaime Gomes de Lima
É economista, mestre e doutor em Economia do Desenvolvimento. Atualmente, trabalha como assessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre e como professor na Universidade La Salle. Atua nas áreas de políticas públicas, finanças públicas, desenvolvimento regional e governança. Pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON/RS) foi um dos integrantes fundadores da Comissão de Desenvolvimento Regional e membro titular da Comissão Editorial do Jornal Contexto Econômico.

DELEGADO ELEITOR TITULAR

clovisClovis Benoni Meurer
Economista e administrador, com registro no Corecon-RS desde 1973. Possui especialização em Private Equity e Venture Capital e experiência de 35 anos no setor de Private Equity e Venture Capital, liderando mais de 100 operações, com vasto conhecimento em diversos setores, além da estruturação e captação de mais de 10 Fundos. Foi fundador e presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP). É superintendente da Companhia de Participações (CRP) e membro da Associação dos Analistas e Profissionais de Mercado de Capitais da Região Sul (Apimec-Sul).

DELEGADO ELEITOR SUPLENTE

tolfoRogério Vianna Tolfo
Economista, Pós-Graduado em Gestão e Finanças, registrado no CORECONRS sob o número 5773, Consultor de Empresas desde 1995 nas áreas de avaliação de empresas, fusões e aquisições, projetos econômicos e financeiros, incentivos fiscais e estudos de viabilidade, Conselheiro do Corecon-RS desde 2014, Vice-Presidente em 2017, Presidente em 2018 e 2019, membro titular do Tribunal de Administrativo de Recursos Tributários (TART), Câmara do ISSQN, da Prefeitura de Porto Alegre.

Ipej apresenta programação de Cursos para o primeiro semestre do ano

O Instituto de Perícias e Estudos Jurídicos (Ipej) está divulgando a programação de seus cursos para o primeiro semestre de 2020. 

No primeiro semestre temos a previsão de oferecer 28 cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Venha, acesse o site www.ipejpoa.com.br e consulte os programas já formatados e a sua disposição. Escolha os cursos e as datas de sua preferência e faça a matrícula!!!

Os cursos do IPEJ, voltados aos operadores do Direito(Magistrados e Advogados) e aos Auxiliares Técnicos (Peritos e Assistentes), oferecem conteúdos que visam complementar a formação acadêmica, aproximando o entendimento técnico destas diversas habilitações e, pois, qualificando o diálogo e o debate no trato de questões judiciais. Há os cursos voltados ao público em geral, especialmente, àqueles que pretendem empreender ou que já são empreendedores, com conteúdos que capacitam o aluno ao emprego das mais modernas técnicas de gestão e de controles de investimentos.

Agora, no mês de janeiro, dá-se início às atividades do IPEJ, com o primeiro curso, sobre “Educação Financeira”, a ser realizado nos dias 21, 22 e 23, das 18h às 22h, ministrado pela economista Janile Soares e, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, das 18h às 22h, o curso “Sistema Financeiro da Habitação”, ministrado pelo economista Evori Assis. 

Aos candidatos ao Exame de Ordem (OAB), do XXXI Exame de Ordem Unificado, o IPEJ oferecerá aulas apenas para a 2ª Fase (Prova Prático-Profissional). Fique atento, pois as vagas são limitadas!!!

Maiores informações podem ser obtidas no site www.ipejpoa.com.br , pelos fones (51) 99171-9320 / (51) 3023-5535 ou, ainda, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Aguardamos sua presença. Venha, vamos crescer juntos!!

Apimec promove curso de Valuation



A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-Sul), abre as inscrições para o Curso “Valuation I, Análise Fundamentalista”, que acontecerá de 27 a 30 de janeiro próximo, na sede da Entidade, na rua General Câmara, 243, 3º andar. No programa, Mercado de ações e sua regulamentação, índices e produtos da Bolsa de Valores, fundamentos macroeconômicos, avaliação de empresas, teoria e análise de Carteiras, entre outros temas.

Maiores informações na sede da Apimec/Sul, Rua General Câmara, 243, 3º andar, telefone (51)32243121/32246580, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou, ainda, pelo site www.apimecsul.com.br

Perícia Econômica para estudantes é uma das metas do Corecon em 2020

O conselheiro do Corecon-RS, economista Aristóteles Galvão, reuniu-se, no dia 23 de dezembro, com a economista Maria Paula Merlotti, para discutirem ações da Entidade, na área de Perícia Econômica, para o próximo ano. O encontro aconteceu na Sede do Corecon-RS e foram discutidas ações com o intuito de estender à qualificação dos economistas conhecimentos sobre a Perícia Econômica. Maria Paula afirmou que é muito importante que os cursos de Economia das universidades gaúchas estejam atentos às oportunidades que o mercado de trabalho vem oferecendo aos profissionais na área de Perícia Econômica. “Trata-se de um mercado em grande expansão e os economistas têm que estar preparados e qualificados para fazerem parte dele”, afirmou. A economista defendeu a inclusão da Perícia na rotina dos Cursos de Economia como forma de antecipar a qualificação dos futuros profissionais na área.

Aristóteles Galvão, que atua na área da Perícia Econômico-Financeira há muitos anos, convidou a economista para coordenar a Comissão de Perícia e Avaliação do Corecon-RS e disse que a disposição de Maria Paula em emprestar seus conhecimentos para auxiliar nesse desafio de construir maiores oportunidades aos economistas gaúchos na área da Perícia, é de fundamental importância para a Entidade e, especialmente, para aqueles que ela representa. "Com isso, o Corecon-RS resgata mais um importante compromisso de sua pauta de ações, que é o fortalecimento da profissão do Economista”, finalizou.

Página 1 de 63