LIVE: “Homem, natureza e economia no Antropoceno”, com os professores economistas Maria Carolina Gullo e Daniel Caixeta Andrade

Os economistas Maria Carolina Gullo, professora do PPG em Direito Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e membro Diretoria Região Sul da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (Ecoeco), e Daniel Caixeta Andrade, professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU) e presidente da Ecoeco, participam de live, nesta terça-feira, dia 15, às 18 horas. Abordarão o tema “Homem, natureza e economia no Antropoceno”, dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS.


Transmissão 
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Currículos

Maria Carolina Gullo
Graduada em Economia pela Unisinos, Mestrado em Economia Rural pela UFRGS e Doutorado em Economia pela UFRGS. Professora Adjunta da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como Professora do Programa de Pós Graduação em Direito (ambiental). Membro da Diretoria Região Sul da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (Ecoeco).

Daniel Caixeta Andrade

Professor Associado do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU). É economista, graduado pela Universidade Federal de São João del Rei. Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia e o Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp. É presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (Ecoeco).

Acompanhe as lives pelo Dia Mundial do Turismo

O professor e economista Abdon Barretto Filho, Diretor da Associação Brasileira das Indústrias dos Hotéis RS (ABIHRS), presidente da ABF Comunicação & Marketing e comentarista da plataforma Pelos Caminhos do Rio Grande, convida a todos os economistas para uma série de lives sobre os Atrativos Turísticos Mundiais de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, que estarão sendo realizadas a partir desta sexta-feira, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo.

A primeira Live será realizada nesta exta-feira, dia 25, às 19 horas, com transmissão no YouTube, e a segunda, no domingo, dia 27, Dia Mundial do Turismo, das 10 às 12 horas.

São cinco os Atrativos Turísticos Mundiais de Porto Alegre: Lago Guaíba, Fundação Iberê Camargo, Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS; Arena do Grêmio e Estádio do Internacional.

As enquetes sobre o assunto encontram-se no www.peloscaminhosdoriogrande.com.br https://youtu.be/glULCqAz21Q

Para assistir a live desta sexta-feira, basta clicar no link https://meet.google.com/qbw-mehz-ehx

LIVE: "Dia Mundial do Turismo 2020: Solidariedade hoje, para viajar amanhã", com os economistas Abdon Barretto Filho, Leandro Antonio de Lemos e Gustavo Inácio de Moraes

live2309yOs economistas ABDON BARRETTO FILHO (Diretor da ABIHRS, presidente da ABF Comunicação & Marketing, ex-diretor de Turismo do RS), LEANDRO ANTONIO DE LEMOS (Sócio da Job & Labor Desenvolvimento Empresarial, ex-Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de PoA, ex-presidente do Corecon-RS) e GUSTAVO INÁCIO DE MORAES (Professor Doutor da PUCRS e coordenador do Curso de Ciências Econômicas da PUCRS, Economista do Ano 2018) participam de live, nesta quarta-feira, dia 23, às 19 horas. Abordarão o tema "Dia Mundial do Turismo 2020: Solidariedade hoje, para viajar amanhã”, dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS. 


Para assistir, clique em https://www.youtube.com/c/CoreconRS2020

 

 


Currículos

Abdon Barretto Filho

Economista graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e Mestre em Comunicação Social (PUCRS), ex-presidente e atual diretor-financeiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RS (ABIHRS), ex-diretor de Turismo do RS, presidente da ABF Comunicação & Marketing, professor de Economia, Hotelaria, Marketing e Turismo, há 34 anos. Partner da Fundación Brito-Espanha e Comentarista do multiplataforma Pelos Caminhos do Rio Grande. "Medalha Turismo 2015”, concedida pela Prefeitura de Porto Alegre. Palestrante, consultor, escritor com 40 anos de experiência no Desenvolvimento do Turismo, principalmente na Bahia e no RS.

Leandro Antonio de Lemos

Economista (UFRGS) Mestre em Economia Industrial (UFRGS) Doutor em Comunicação (USP). Sócio da Job & Labor desenvolvimento empresarial, da Compra Comigo, Partner do Pop Digital. É membro do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do ITR/Biosphere da Espanha/ ONU há 16 anos. Desenvolveu empresas como a Soul, Aeromóvel e Termolar. Professor de Economia há 32 anos, foi coordenador do Departamento de Economia e diretor da Agência de Gestão de Empreendimentos da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Foi presidente do Corecon-RS, Conselheiro da Ceasa e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, entre 2017/2018.

Gustavo Inácio de Moraes

Doutor em Economia Aplicada na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, da USP (FEA-USP). Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia e economia dos recursos naturais. Atualmente professor doutor da PUCRS e coordenador do curso de graduação em Economia. Prêmio Economista do Ano 2018, outorgado pelo Corecon-RS.

 

Chapa inscrita: Orgulho de ser economista

ELEIÇÕES 2020
(Ar.14, Resolução 1981/2017)

CHAPA: ORGULHO DE SER ECONOMISTA

Conselheiros Efetivos:
Felipe Garcia Ribeiro
(reg. n° 8506)

Darcy Francisco C. dos Santos
(reg. n° 3755)

Guilherme Stein
(reg. n° 8438)

Conselheiros Suplentes:

Marivia de Aguiar Nunes
(reg. n° 8072)

Gustavo da Cunha Raupp
(reg. n° 5658)

Lucas Aronne Schifino
(reg. n° 7735)

 

Delegado Eleitor Efetivo:
Rogério Vianna Tolfo
(reg. n° 5773) 

Delegado Eleitor Suplente:
Janile da Silva P. Soares
(reg. n° 8336)

A Comissão Eleitoral se reunirá no dia 16 de setembro de 2020, às 11:00 horas, reunião virtual, para analisar e julgar o registro da Chapa inscrita.

Congresso iHEA 2021: inscrição de trabalhos

Atualização sobre os planos para o Congresso de 2021

Devido à pandemia COVID-19 e às incertezas, sobre a viabilidade e acessibilidade de viagens internacionais e hospedagem de grandes encontros, que continuarão até 2021, o Conselho da iHEA decidiu que o Congresso da iHEA de 2021 será realizado virtualmente. A Cidade do Cabo agora será o local para um congresso local em 2023 . Tomamos essa decisão em um estágio inicial para nos permitir organizar um evento virtual global excepcional, mantendo a ênfase na apresentação de pesquisas científicas de qualidade e fornecendo muitas oportunidades para discussões ricas e engajamento com colegas. Vamos nos envolver com os membros à medida que projetamos o congresso virtual e os planos se desenvolvem.

Estamos entusiasmados com a oportunidade de explorar abordagens digitais para envolver um público mais amplo do que o capaz de participar de congressos no local e esperamos que você fique igualmente animado e envolvido com o congresso virtual. Encorajamos você a submeter um resumo para consideração do Comitê Científico.

O cronograma geral para envio de resumos, revisão e desenvolvimento do programa é o seguinte (as datas exatas serão incluídas quando os planos forem finalizados):

Setembro de 2020

Inscrições de resumos abertas

Início de dezembro de 2020

Encerramento do envio de resumos

Janeiro de 2021

Processo de revisão de resumo

Fevereiro de 2021

Os presidentes do programa finalizam as decisões sobre os resumos

Início de março de 2021

Os responsáveis ​​pelo resumo foram informados da decisão do Comitê Científico

Início de abril de 2021

Prazo final para inscrição daqueles com resumos aceitos

Abril de 2021

Agendamento de programa

Início de maio de 2021

Programa lançado e apresentadores informados da data e hora da sessão

Junho de 2021

Envio de apresentações e e-posters

 

Além de o congresso se tornar virtual, há algumas outras mudanças importantes em relação aos congressos anteriores, portanto, leia as informações aqui para ajudá-lo a preparar seus resumos com bastante antecedência da abertura do sistema de submissão.

Visite a página do Congresso

 

LIVE: "Os limites da Reforma Administrativa”, com os economistas João Bosco de Oliveira, Giovana Menegotto e Roberto Calazans


LiveRefAdmOs economistas JOÃO BOSCO FERRAZ DE OLIVEIRA (Empresário, Especialista em Gestão Pública, Perito/TJPB e Conselheiro do Cofecon), GIOVANA MENEGOTTO (Economista da Fecomércio-RS) e ROBERTO BALAU CALAZANS (Agente Fiscal aposentado do Tesouro do Estado do RS) participam de live, na próxima segunda-feira, dia 14, às 19 horas. Abordarão o tema "Os limites da Reforma Administrativa”, dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS.

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Currículos

João Bosco Ferraz de Oliveira

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), com especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou por mais de 40 anos nas áreas executiva e financeira do Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe), Banco Nacional da Habitação (BNH) e Caixa Econômica Federal (Caixa), e no Governo do Estado da Paraíba. É empresário do ramo imobiliário e consultor financeiro, perito avaliador junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba e educador financeiro. É conselheiro federal do Cofecon e foi presidente do Corecon-PB.

Giovana Menegotto

Mestre em Economia Aplicada pela UFRGS e doutoranda no mesmo programa. Possui graduação em Ciências Econômicas (UFRGS). Economista da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) e conselheira do Corecon-RS.

Roberto Balau Calazans

Economista formado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Coordenador e Chefe do Departamento de Economia da Unisinos. Concursado no cargo de Agente Fiscal do Tesouro do Estado, aposentado. Foi Diretor de Projetos Especiais na Secretaria de Planejamento do Estado, Assessor Técnico dos Gabinetes da Secretaria de Estado da Fazenda e da Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre. Ex-Diretor Financeiro e Relações com Investidores do Grupo CEEE e Assessor do Gabinete do Governador. Possui duas premiações no Prêmio do Tesouro Nacional e é autor de artigos técnicos em finanças públicas.

 

Economista Daniel Coronel recebe homenagem do Legislativo de Santa Maria

coronel1O economista Daniel Arruda Coronel, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu homenagem da Câmara Municipal de Santa Maria, no dia 1º de setembro último. A iniciativa, proposta pelo vereador Jorge Trindade Soares, conhecido como Jorjão, do PDT, e aprovada pelos demais membros do Legislativo, foi gerada a partir de entrevista publicada pelo Diário de Santa Maria, no dia 13 do mesmo mês, Dia do Economista, onde o professor falou da importância da profissão de Economista, “especialmente nesses momentos de crise, gerada pela pandemia, em que tem sido muito demandado a trazer reflexões e respostas, tentando diminuir os efeitos deletérios da pandemia”.

A matéria apresentou informações sobre o Observatório Socioeconômico da Covid19, criado em parceria com o professor Nelson Guilherme Machado Pinto, também da UFSM, que reúne profissionais de diversas instituições de ensino do País para desenvolver estudos e pesquisas sobre os impactos da pandemia no âmbito econômico, social, criminal, entre outros. A homenagem, concedida pelo Legislativo Municipal, considerou a trajetória profissional do professor Daniel Coronel, que, além de coordenar os trabalhos do Observatório, é diretor da Editora da UFSM desde 2003.

Daniel Arruda Coronel é economista, graduado pela UFSM, administrador de empresas, graduado pela Unisinos, com Mestrado na UFRGS e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui especialização em Estatística, em modelagem quantitativa pela UFSM. Bolsista de Produtividade pelo CNPQ, atualmente é professor associado da UFSM, instituição onde atua há quase 10 anos como docente. Neste período já orientou, entre graduação, mestrado, doutorado e iniciação científica, mais de uma centena de alunos. Tem uma trajetória consolidada no sentido de contribuir para a construção e formação de capital humano. Já foi membro do Comitê Assessor da Fapergs, Diretor da Sociedade Brasileira de Economia e Administração em Sociologia Rural, desde 2013 é diretor da Editora da UFSM, onde realizou uma série de avanços que a colocam hoje como uma das principais editoras universitárias do Brasil..

“Fiquei muito horado e muito feliz com essa homenagem porque é um reconhecimento do meu trabalho como docente e, principalmente, como economista. Este ano o Observatório Socioeconômico da Covid 19 está tendo uma importância muito grande no sentido de apresentar estatística, dados e possíveis soluções no âmbito da sociedade para enfrentar os efeitos deletérios dessa pandemia”, afirmou.

LIVE: "Teto ou piso dos gastos: o futuro das contas públicas”, com os economistas Oscar Frank Junior, Darcy Carvalho dos Santos e Gustavo Inácio de Moraes


Os economistas OSCAR FRANK JUNIOR (Economista-Chefe da CDL-Porto Alegre), DARCY FRANCISCO CARVALHO DOS SANTOS (especialista em finanças públicas e ex-vice-presidente do Corecon-RS) e GUSTAVO INÁCIO DE MORAES (Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da PUC-RS), participam de live, nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, às 19 horas. Abordarão o tema "Teto ou piso dos gastos: o futuro das contas públicas”, dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS.

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Currículos

Oscar Frank Junior
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Economia, com ênfase em Economia Aplicada, pela UFRGS. Atualmente é Economista-Chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA) e Professor Convidado da Verbo Educacional em cursos de Pós-Graduação EAD. Atuou por 7 anos como economista da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Também foi Professor Assistente na Escola de Negócios da Faculdade de Desenvolvimento do RS (Fadergs), lecionando disciplinas do curso de Ciências Econômicas nas modalidades presencial e EAD.

Darcy Francisco Carvalho dos Santos
Bacharel em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis pela UFRGS, com curso de Especialização em Integração Econômica e Comércio Internacional pela PUCRS. Trabalhou em diversas empresas privadas e foi auditor externo do Tribunal de Contas do Estado e auditor de finanças públicas da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, ambos com ingresso através de concurso público. Exerceu cargos de coordenação e diretoria na administração estadual, e foi contemplado em três oportunidades com o Prêmio do Tesouro Nacional tratando de temas variados. Foi ainda autor e co-autor de cinco livros na área de Finanças Públicas (Noções Básicas de Orçamento e Finanças Públicas para Municípios, A crise das finanças estaduais - causas e alternativas, Finanças estaduais: verdades e mitos, Previdência social no Brasil: 1923-2009, e O Rio Grande tem saída?), e coordenador do grupo em Finanças Públicas estaduais da Agenda 2020. Foi vice-presidente do Corecon-RS.

Gustavo Inácio de Moraes
Doutor em Economia Aplicada na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (E-USP). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, da USP (FEA-USP). Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia e economia dos recursos naturais. Atualmente professor doutor da PUCRS e coordenador do curso de graduação em Economia. Prêmio Economista do Ano 2018, outorgado pelo Corecon-RS.

 

Economistas gaúchos palestraram no 24º Enesul

Economistas de referência nacional e regional participaram, nos dias 27 e 28 de agosto último, da 24ª edição do Encontro de Economistas da Região Sul (Enesul, que, neste ano foi realizado através de plataforma online. O evento foi promovido pelo Corecon-PR, com o apoio dos Corecons do RS e SC, e teve, como tema principal, “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional”. O evento foi voltado para economistas, estudantes dos cursos de ciências econômicas e a população em geral, ele tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

O presidente do Corecon-RS, economista José Junior de Oliveira, participou da solenidade de abertura, na quinta-feira, dia 27, juntamente com seus colegas, do Paraná e Santa Catarina, economistas Carlos Magno Andrioli Bittencourt e Ivoneti Ramos.

José Junior agradeceu a presença de todos e lembrou que o Brasil, como todos os demais países, luta incansavelmente na busca do enfrentamento dessa crise gerada pela pandemia, “de forma a amenizar e a reduzir o incessante sacrifício de vidas de seus cidadãos, e, ao mesmo tempo, encontrar e garantir o equilíbrio da já comprometida e abalada estrutura de sua economia. E, como não poderia ser diferente, com sérios imapactos na saúde pública e nas economistas da nossa região Sul do Brasil.” Lembrou pesquisa recente elaborada pelo IBGE que apresentou o fechamento de um grande número de pequenas empresas no Brasil e o consequente número de fechamento de postos de trabalho, “o que nos dá uma ideia do tamanho desafio que, como economistas, temos pela frente".

O Encontro contou, também, com a participação, como palestrantes, da economistas gaúcha Izete Pengo Bagolin e dos conselheiros do Corecon-RS, Felipe Garcia Ribeiro e Mário Jaime Gomes de Lima.

KPMG abre mais de 270 vagas para jovens talentos em 23 cidades

 

- Processo acontecerá de maneira totalmente remota e profissionais vão atuar na área de auditoria -


A KPMG está com as inscrições abertas, até o dia 11 de outubro, para o processo seletivo de jovens talentos para a área de auditoria. A empresa está oferecendo oportunidades para universitários dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas ou engenharia de produção. Serão disponibilizadas mais de 270 vagas para atuação em 23 cidades onde a KPMG atua.

Para participar, os candidatos não precisam ter qualquer experiência profissional, mas devem ter no mínimo inglês intermediário. Deverão estar cursando uma universidade a partir do 3º semestre ou ter concluído em dezembro de2018. Além da remuneração mensal, os jovens terão direito a benefícios como plano de saúde, assistência odontológica, seguro de vida, curso de idioma, academia, vale transporte, vale refeição, auxílio alimentação, entre outros.

O processo seletivo será realizado de forma completamente digital. Ao realizarem as inscrições, os candidatos passarão por um avaliação online. Na segunda etapa, os aprovados participarão de uma dinâmica de grupo. Por fim, haverá uma etapa de avaliação com os gestores. Após a aprovação, os profissionais começarão a atuar na KPMG a partir de outubro deste ano, em regime home office inicialmente.

Para que o profissional entenda o mundo de auditoria, conheça a cultura da empresa, se desenvolva e exerça o trabalho com a qualidade necessária, o jovem participará de um programa de desenvolvimento que será formado por diversos pilares, incluindo capacitação técnica, habilidades interpessoais, tecnologia, além de mentoria com líderes mais experientes.

Auditoria do futuro:

Além da experiência de atuar em uma das maiores empresas de auditoria do mundo, os jovens talentos da KPMG terão contato com novas tecnologias desenvolvidas especialmente para trazer inovação para a entrega da auditoria. Entre as novas ferramentas, estão o uso de plataformas inteligentes como análise de dados, automação de processos de auditoria em diversos segmentos, leitura de documentos com uso de inteligência artificial e aplicação de soluções tecnológicas para realização de inventários.

Uma nova auditoria está desenhada para um novo auditor - com um perfil tecnológico e inovador - suportada por áreas de criação e desenvolvimento de produtos, para a busca continua por um maior valor agregado e com foco em remodelar os processos de entrega aos clientes, garantir melhor experiência aos profissionais e gerar maior consistência, qualidade e eficiência, através de uma transformação digital constante", afirma o sócio-lider da área de auditoria da KPMG, Carlos Pires.

 

SERVIÇO:
Programa Jovens Talentos KPMG.
• Inscrições: Até 11 de outubro de 2020.
• Oportunidades: 270 vagas.
• Locais de trabalho: São Paulo, Osasco, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Uberlândia, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Londrina, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador.
• Requisitos: Graduação em andamento ou finalizada nos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas ou engenharia de produção. Os candidatos devem estar matriculados na universidade a partir do 3º semestre ou ter concluído o curso em dezembro de 2018. O nível de inglês exigido é o intermediário.
• Link de inscrição: http://www.kpmg.com.br/carreiras/jovens-talentos/auditoria/

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

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