Curso abordará economia brasileira, de FHC a Temer

O professor da UFRGS, economista Marcelo Portugal, ministrará o curso de especialização “A Economia Brasileira: de FHC a Temer”, que será realizado nos dias 11, 18 e 25 de setembro próximo (sempre às terças-feiras), das 19h30min às 21h30min, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras), em Porto Alegre.

O curso analisará as políticas econômicas e o desempenho da economia brasileira a partir do Plano Real. A atividade estará focada na análise das políticas macroeconômica (monetária, fiscal e cambial) e microeconômica (regulação, privatização, abertura comercial, tributação, etc) implementadas entre 1994 e 2017. O objetivo central é fornecer aos participantes uma visão geral sobre a economia brasileira, destacando os problemas estruturais e conjunturais enfrentados pelo Brasil durante o período de análise.

Para inscrições e demais informações, acesse https://goo.gl/x7W3Mk

Porto Alegre sediará 23ª edição do Enesul


A vigésima terceira edição do Encontro dos Economistas da Região Sul do país (XXIII Enesul) será realizada nos dias 24 e 25 de agosto próximo, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do RS PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681- Prédio 40 ), em Porto Alegre. Numa promoção do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS), o evento abordará, entre outros temas, a agenda econômica do governo que assumirá o país em 2019, as economias dos três estados do sul, RS, SC e PR, políticas públicas e a profissão do economista. O evento reunirá docentes e acadêmicos de universidades e de membros de instituições de pesquisas nacionais, além de representantes do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Federação Nacional dos Economistas (Fedecon), e de representantes dos Corecons do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

O painel de abertura, intitulado “A Pauta Mínima para 2019”, discutirá a agenda econômica do governo que assumirá o governo a partir do próximo ano. No dia 25 (sábado), às 9 horas, no painel “O Caminho das Pedras na Profissão”, um grupo de renomados economistas, de diversos setores da sociedade, falarão sobre a profissão do economista. Logo mais, às 10h50min, no painel “Economia Regional”, economistas do Paraná, Santa Catarina e RS abordarão a situação das economias dos três estados. Às 14 horas, o painel “Avaliação de Escolhas” apresentará uma análise sobre as políticas públicas. Por fim, às 15h10min, o painel “As ideias econômicas por trás dos presidenciáveis” (a confirmar), que apresentará a plataforma econômica dos candidatos.

A edição anterior foi realizada na cidade de Curitiba e teve como tema central as perspectivas da economia brasileira sob a ótica da Região Sul.

O Enesul surgiu de uma discussão regional de temas do interesse da categoria dos economistas, que se reúnem anualmente nos meses de setembro ou outubro em eventos de âmbito nacional, tais como o Congresso Brasileiro de Economistas (CBE), em anos ímpares, e o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), em anos pares. Assim, para subsidiar as discussões em nível nacional, os encontros regionais realizam-se a cada ano, em data anterior ao do evento nacional.

Clique para programação completa e INSCRIÇÕES 

 

Escola de Negócios da PUCRS disponibiliza serviços de orientação financeira on line

A Escola de Negócios da PUCRS está disponibilizando, gratuitamente, serviço de orientação financeira. Em parceria com órgãos públicos, como Procon-RS, Defensoria Pública e Ministério Público Estadual, o projeto, desenvolvido por estudantes de diferentes cursos da PUCRS, tem como objetivo auxiliar os usuários na solução de problemas e conflitos financeiros, como endividamento, problemas com lojas ou bancos, etc.

Os interessados podem acessar o endereço www.suf.pucrs.br

Corecon nas formaturas pelo RS

O Corecon-RS retoma, neste mês de julho, o roteiro de participações nas formaturas dos cursos de Ciências Econômicas das universidades gaúchas. 
No próximo dia 21, o conselheiro Guilherme Stein acompanhará a solenidade de diplomação dos formandos da Unisinos. O evento acontecerá às 15 horas, no Anfiteatro Padre Werner, da Universidade, em São Leopoldo. No dia 3 de agosto, será a vez da solenidade dos formandos da UFRGS. No mesmo dia, às 18 horas, acontece a formatura solene dos estudantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também na UCS, no dia seguinte, às 20 horas, ocorrerá a formatura integrada. Ainda no dia 4, acontece a solenidade formatura dos novos bacharéis em Ciências Econômicas da Ulbra. Já, no dia 11 de agosto, em Porto Alegre, será realizada, no Grêmio Náutico União, a formatura dos alunos do Curso de Ciências Econômicas da Fadergs. No dia 1º de setembro, em Palmeira das Missões, acontecerá a solenidade de formatura dos alunos da UFSM/Campus Palmeira das Missões.

Assessores econômicos dos presidenciáveis participarão de Seminário na UnB


Os assessores econômicos dos pré-candidatos à Presidência da República participam de debate com a sociedade sobre os programas econômicos a serem implementados após as eleições de 2018. O evento é organizado pelo Corecon-DF, em parceria com o Cofecon, e ocorrerá no dia 25 de julho, das 8h30 às 19h, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijodromo), na Universidade de Brasília (UnB). A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia.

A iniciativa faz parte da programação da 43° edição do Encontro Nacional de Estudantes de Economia, cuja temática é “Desafios do novo governo: problemas estruturais e a superação das crises”. A expectativa é de que mais de 300 alunos participem da discussão com os assessores econômicos dos presidenciáveis. Todos os partidos políticos foram convidados ao debate. Em breve, serão divulgados os nomes daqueles que já confirmaram presença.

Seminário Assessores Econômicos – Eleições 2018
Data: 25/07/2018 – quarta-feira
Horário: 8h30 às 19h
Local: Memorial Darcy Ribeiro (Beijodromo) – Universidade de Brasília (UnB), próximo à Reitoria.
Mais informações: (61) 3223-1429 ou pelo site
http://www.cofecon.gov.br/2018/07/13/assessores-economicos-dos-presidenciaveis-participarao-de-seminario-na-unb/


UPF oferece EAD em Teoria e Conjuntura Econômica

Encontram-se abertas, até o dia 11 de agosto, as inscrições para o curso de Especialização em Teoria e Conjuntura Econômica, na modalidade EAD, promovido pela Universidade de Passo Fundo. Dirigido a profissionais graduados em Ciências Econômicas ou áreas afins, o curso tem como objetivo oferecer qualificação e atualização dos profissionais na utilização dos instrumentos e técnicas da economia para a tomada de decisão nos setores público e privado.

As aulas iniciam no dia 14 de setembro.

Maiores informações podem ser obtidas no site
https://www.upf.br/Feac/curso/especializacao-em-teoria-e-conjuntura-economica-ead

Corecon-RS apoia VI SEMAAT


Com o apoio do Corecon-RS, a Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU) promove, nos dias 8 e 9 de agosto, o VI Seminário Aiamu de Administração Municipal (VI SEMAAT). O evento acontecerá no Centro de Eventos da AIAMU (Rua dos Andradas, 1234/8º andar), em Porto Alegre, a partir das 9 horas.

De caráter científico, o evento visa a enriquecer o debate relacionado a temas polêmicos sobre as administrações tributárias dos municípios, dando publicidade à legislação tributária.

Maiores informações pelos telefones (51) 32262364 / 32284384 , pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , ou pelo site http://www.aiamu.com.br/programacao/

Pastoral da PUCRS promove missa pela passagem do Dia do Economista

 

O Centro de Pastoral e Solidariedade da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) estará realizando, no dia 13 de agosto próximo (segunda-feira), uma Missa em Ação de Graças pela passagem do Dia do Economista. Será às 18h30min, na Igreja Universitária Cristo Mestre, na Avenida Ipiranga, 6681, prédio 23.

Corecon-RS completa 65 anos de atividade

 

O Corecon/RS completa, no dia 11 de julho, 65 anos de sua criação. Foi criado pela Lei Federal 1.411, de 13 de agosto de 1951, e fundado oficialmente em 11 de julho de 1953.

Entre suas atividades, destaca-se a fiscalização do exercício profissional do Economista, que somente recebe tal titulação através do seu registro junto ao seu Conselho. Enquanto não efetuar o procedimento junto ao Corecon, o profissional é bacharel em Ciências Econômicas, título conferido pelas Universidades, sendo que, nessa condição, não pode assinar ou se intitular como Economista. A não observância do procedimento legal caracteriza exercício ilegal da profissão.

Também é função do Corecon organizar e manter o registro profissional dos Economistas, expedir as carteiras de exercício profissional, fiscalizar o seu exercício e impor e aplicar as penalidades previstas em Lei.

Desenvolvimento e crise fiscal do RS foi tema de painel na Escola de Negócios da PUCRS


A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) promoveu, no dia 3 de julho último, na sede da Universidade, o painel “Desenvolvimento e Crise Fiscal no RS”, que teve as participações de Guilherme Petry, do Tesouro do Estado, e do economista Eugênio Lagemann, professor da UFRGS e Auditor-Fiscal da Receita Estadual (Sefaz/RS).

O evento teve o apoio do Corecon-RS e do Tesouro do Estado do RS.

Pagina 1 de 39