Economistas e estudantes de Economia lotam auditório da IMED, em Porto Alegre

 auditrio

Economistas e estudantes de economia de todo o Rio Grande do Sul estiveram reunidos, ao longo de todo o sábado, dia 19, no Campus Porto Alegre da Faculdade IMED, em Porto Alegre, para discutirem conjuntura econômica, reforma trabalhista, além de temas da atualidade, ligados à tecnologia, inovação e empreendedorismo.

clovisabertura

 

O presidente do Corecon-RS, economista Clovis Meurer, abriu o evento, comemorativo à Semana do Economista, desejando boas vindas aos profissionais e estudantes de economia que lotaram o ginásio, muitos, vindos de universidades de todo o ponto do estado.

 

 

aodO ex-secretário da Fazenda do RS, economista Aod Cunha de Moraes Júnior, fez uma apresentação sobre o cenário macroeconômico global e os desafios da economia brasileira para uma retomada de crescimento sustentável ao longo prazo. Apresentou gráficos sobre o crescimento do PIB global, a evolução do PIB percapita e previsões de crescimento econômico no mundo para 2017 e 2018. Lembrou que o Brasil apresentou a maior recessão econômica de sua história no período 2015-2016, “resultado de uma combinação do esgotamento de um modelo de política econômica e uma forte crise política”, e ressaltou que as perspectivas são de melhoras, embora o futuro ainda dependa de reformas consideradas necessárias. “O Brasil não tem aproveitado as oportunidades de fazer reformas que devem ser feitas”, acrescentou. Finalizou sua apresentação abordando demografia e os grandes desafios na gestão pública, especialmente no enfrentamento do déficit previdenciário.

 

setores

 

Os economistas-chefes André Nunes de Nunes, da Fiergs, Antonio da Luz, da Farsul, Patrícia Palermo, da Fecomércio, e o economista da Federasul, Ivo Chermont, falaram no painel “Economia Setorial do RS”, que teve a mediação da jornalista Marta Sfredo, de Zero Hora.

 

 

 

ivo

Chermont: “No curto prazo, um cenário mundial
de relativo otimismo, com ambiente de crescimento,
sem inflação e taxa de juros perto de zero”

 

antonio

Antonio: “A rentabilidade do agronegócio em 2017 é baixíssima,
com deflação de 24% nos preços recebidos”

andre nunes

André: “O cenário está muito favorável
e nos permite olhar mais para a frente”
 

patrcia

Patrícia: “Não conseguiremos aumentar a produtividade
da economia brasileira se não começarmos a mudar,
de forma significativa, a produtividade no setor de serviços”


inovao

O painel “Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”, contou com as participações de Daniel Nunes Oliveira, da PaySmart Services, que falou sobre Fintech, Jorge Luís Nicolas Audy, presidente da Amprotec, que abordou empreendedorismo, Rodrigo Vieira, da TozziniFreire Advogados, sobre Blockchain. A mediação foi do conselheiro do Corecon-RS, economista Marcos Silla Maisonnave.

 

 

 

rodrigo

 

Rodrigo: “56% das transações bancárias no Brasil
em 2016 foram feitas através de internet
e mobile banking”

  

daniel

Daniel: “Um crescimento de mais de 350%
no número de fintechs no Brasil,
mas sem participação importante do RS”

paulino

 

Paulino: "A grande diferença quando
se fala em tecnologia é que as barreiras
de acesso desapareceram”
 

audy


Audy: "O que não temos no Brasil 
é um ambiente de inovação, 
como estratégia dentro de uma política nacional”

 

desigualdade

 

Do painel “Desigualdade Social”, participaram os professores Ronald Hillbrecht e Flávio Vasconcellos Comim, da UFRGS, e teve a mediação do conselheiro do Corecon-RS e pesquisador da FEE, economista Guilherme Stein.

 

 

 

ronald


Ronald: “Crescimento econômico muda distribuição
de renda e promove desigualdade”


comimComim: “Nós precisamos atacar o lado
uim senão a sociedade não funciona”.

 

profissionais
Do painel “Profissionais de Economia”, participam o professor Felipe Garcia, da UFPEL, o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Maranhão Busatto, a economista Isabel Gaio Schutt, do Sicredi, o estudante Felipe Sena, da FURG, sob a mediação do economista Bruno Breyer Caldas, conselheiro do Corecon-RS e pesquisador da FEE.

 



criptomoeda



Fausto Vanin, membro da Blockchain Academy, apresentou um jogo virtual com o público, dentro do “Desafio Criptomoedas e blockchain”.

 

 

 mauricio
O advogado e sócio da TozziniFreire advogados, professor falou sobre “O impacto da reforma trabalhista na geração de empregos”. Defendeu a reforma trabalhista aprovada, através da Lei 13.647/2017, que altera mais de 100 pontos da CLT. “A reforma trabalhista foi necessária”, disse, elencando as principais mudanças, como possibilidade de fracionamento das férias, compensação de jornada, contrato de trabalho intermitente, entre outros. Falou sobre artigos modificados na lei da terceirização e criticou a existência de sindicatos que não defendem os interesses de seus representados e que têm a arrecadação como única finalidade e defendeu o fim do imposto sindical obrigatório.

 

vinicius1




Ao realizar a palestra de encerramento do Encontro, intitulada “Crédito direcionado e produtividade”, o professor de Economia da PUC-Rio e ex-diretor do BNDES apresentou uma análise sobre o comportamento da Produtividade Total dos Fatores na economia brasileira (TPF) e disse que a eficiência da economia brasileira tem se reduzido ao longo dos anos. Explicou, através de gráficos, o acúmulo de desembolso do Programa de Sustentação de Investimento (PSI), conduzido pelo governo federal de 2009 a 2015 e responsável pela concessão, através do BNDES, de créditos subsidiados para investimentos, bem mais baixos que os cobrados pelo mercado financeiro. Defendeu a Taxa de Longo Prazo (TLP) e disse que o crédito subsidiado proporcionado pelo BNDES acabou sendo de baixa qualidade.

 

Clique aqui para acessar a Galeria de Fotos do Encontro

Meneghetti fala a jornalistas, na ARI

 

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em parceria com o Corecon-RS, promoveu, na noite da última terça-feira, dia 15, na sede da entidade, o workshop “Desafios da Economia Gaúcha e dúvidas frequentes”, com o ex-conselheiro do Corecon-RS, economista e professor Alfredo Meneghetti Neto. O evento contou com a participação de jornalistas de rádio, televisão, jornais, assessores de imprensa e estudantes da área de Comunicação.

O economista falou sobre a estrutura da economia gaúcha e sua histórica dependência do agronegócio. Apresentou uma análise sobre a relação da arrecadação do ICMS e a evolução do PIB do RS e criticou a falta de investimento na fiscalização dos tributos estaduais e nas contrapartidas oferecidas pelas empresas beneficiadas pelo Fundopem.

Corecon-RS faz homenagem, in memoriam, a autor da Lei do Economista

 

Dentro das comemorações da Semana do Economista, o Corecon-RS prestou homenagem, in memoriam, ao economista e deputado federal, Fernando Ferrari, autor da lei Nº 1.411, aprovada em 13 de agosto de 1951, conhecida como “Lei do Economista”. A solenidade aconteceu durante reunião-almoço de integração entre os conselheiros de diversas gestões, ocorrida no restaurante do City Hotel, quando o presidente Clovis Meurer entregou uma placa comemorativa às mãos do ex-presidente do Conselho e filho do homenageado, economista Fernando Ferrari Filho. Na mesma oportunidade, foi repassada placa outorgada pelo Cofecon em homenagem ao ex-conselheiro do Corecon-RS e ex-presidente do Conselho Federal, economista Renato Ilgenfritz da Silva, “pelos relevantes serviços prestados à causa do Economista”. A homenagem foi recebida pela filha Manoela Ilgenfritz da Silva e pelo irmão, Clóvis Ilgenfritz.

placaferrariDurante a sessão-plenária, o presidente Meurer apresentou relatos sobre as participações de conselheiros em eventos, como Enesul, e Semana Acadêmica e formaturas de graduação dos cursos de Ciências Econômicas das universidades do RS. Apresentou, ainda, um relato sobre o perfil dos profissionais e estudantes inscritos no Encontro de Economia Corecon-RS.

Também estiveram presentes à reunião os conselheiros Aristóteles Galvão, Bruno Breyer Caldas, Guilherme Steim, Jorge Melo, João Carlos Madail, Victor Sant’Ana, o conselheiro federal Henri Bejzman, os ex-presidentes Geraldo Fonseca, João Batista Soligo Soares, Lauro Rencke e Simone Magalhães, os ex-vice-presidentes Carlos Abel, placailgenfritzEverton Lopes e Darcy Carvalho dos Santos, e os ex-conselheiros Alfredo Meneghetti, Helena Biasotto, João Batista e Sílvia Horst Campos.

 

 

 

Acesse galeria de fotos

 

Vinicius Carrasco fala, dia 19, em Porto Alegre

                                   - Encontro promovido pelo Corecon-RS contará com profissionais de renome para discutir
                                                           conjuntura, tecnologia, inovação e empreendedorismo -



O ex-diretor de Planejamento e Pesquisas do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), economista Vinicius Carrasco, participará do Encontro de Economia Corecon-RS, que acontecerá no dia 19 de agosto, no campus Porto Alegre da Faculdade IMED (Rua Dona Laura, 1020, bairro Mont’Serrat). Professor de Economia da PUC do Rio de Janeiro, Vinicius Carrasco possui doutorado em Economia na Stanford University, e falará sobre “Crédito direcionado e produtividade”, na palestra de encerramento. Na oportunidade, economistas e estudantes de economia de todo o RS estarão reunidos para discutir a conjuntura econômica, além de temas da atualidade ligados à tecnologia, inovação e empreendedorismo.

O evento, promovido pelo Conselho Regional de Economia do RS, será aberto às 9 horas, com palestra do ex-secretário da Fazenda do RS, economista Aod Cunha de Moraes Junior, sobre cenários. Em seguida, o economista-chefe da Fiergs, André Nunes de Nunes, da Farsul, Antonio da Luz, da Fecomércio, Patrícia Palermo, e o economista da Federasul, Ivo Chermont, estarão no painel “Economia Setorial do RS”, que contará com a participação da jornalista Marta Sfredo, como mediadora.

Ao longo do dia, acontecem, ainda, o painel “Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”, com as participações de Daniel Nunes Oliveira, da PaySmart Services, que falará sobre Fintech, de Jorge Luís Nicolas Audy, presidente da Anprotec, que abordará empreendedorismo, Rodrigo Vieira, da TozziniFreire Advogados, sobre Blockchain, além de Paulino Rodrigues, que enfocará o tema Tecnologia Planejada. A mediação será do conselheiro do Corecon-RS, economista Marcos Silla Maisonnave. Do painel “Desigualdade Social”, participarão os economistas Flávio Vasconcellos Comim e Ronald Hillbrecht, da UFRGS, e terá o conselheiro do Corecon-RS, Bruno Breyer Caldas, como mediador. Do painel “Profissionais de Economia”, participam o professor Felipe Garcia, da UFPEL, o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Maranhão Busatto, a economista Isabel Gaio Schutt, do Sicredi, o estudante Felipe Sena, da FURG, e o conselheiro do Corecon-RS, Guilherme Stein, como mediador. Em seguida, acontece a palestra de Maurício de Carvalho Góes, da TozziniFreire Advogados, que abordará o Impacto da Reforma Trabalhista na Geração de Empregos.

Maiores informações podem ser obtidas através do site www.coreconrs.org.br , pelo fone (51) 32542600 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Programação e inscrições em https://www.sympla.com.br/encontro-de-economia-corecon-rs__167757

ARI promove workshop em parceria com Corecon-RS

 

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em parceria com o Corecon-RS, realiza, na próxima terça-feira, dia 15, às 19h30min, na sede da ARI (Av. Borges de Medeiros, 915), o workshop “Desafios da Economia Gaúcha e dúvidas frequentes”, com o ex-conselheiro do Corecon-RS, economista e professor Alfredo Meneghetti Neto. O evento é dirigido a jornalistas e acadêmicos.
Informações e reservas, pelo telefone (51) 32111555.

Cenários da economia sob a ótica da Indústria, Comércio e Agricultura também estará no Encontro de Economia

 

 

- Encontro, que acontece dia 19, reúnirá economistas-chefes da Fiergs, Fecomércio, Farsul e Federasul para discutirem cenários econômicos –

O economista-chefe da Fiergs, André Nunes de Nunes, da Farsul, Antonio da Luz, da Fecomércio, Patrícia Palermo, e o economista da Federasul, Ivo Chermont, estarão no Encontro de Economia Corecon-RS, que acontece a partir das 9 horas do dia 19 de agosto, no Campus Porto Alegre da Faculdade IMED (Rua Dona Laura, 1020, Mont’Serrat), em Porto Alegre. O painel “Economia Setorial do RS” também contará com a participação do economista Bruno Breyer Caldas, conselheiro do Corecon-RS, como mediador.

Na oportunidade, economistas e estudantes de economia de todo o RS estarão reunidos para discutir a conjuntura econômica, além de temas da atualidade ligados à tecnologia, inovação e empreendedorismo.

O evento, promovido pelo Corecon-RS, terá o ex-secretário da Fazenda do RS, economista Aod Cunha de Moraes Junior, na palestra de abertura, e o ex-diretor do BNDES, economista Vinicius Carrasco, na de encerramento. Ao longo do dia, acontecem, ainda, o painel “Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”, com as participações de Daniel Nunes Oliveira, da PaySmart Services, que falará sobre Fintech, Jorge Luís Nicolas Audy, presidente da Amprotec, que abordará empreendedorismo, Rodrigo Vieira, da TozziniFreire Advogados, sobre Blockchain, sob a mediação do conselheiro do Corecon-RS, economista Marcos Silla Maisonnave. Do painel “Desigualdade Social”, participarão os economistas Flávio Vasconcellos Comim e Ronald Hillbrecht, da UFRGS, e terá a jornalista Marta Sfredo, do Grupo RBS, como mediadora. Do painel “Profissionais de Economia”, participam o professor Felipe Garcia, da UFPEL, o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Maranhão Busatto, a economista Isabel Gaio Schutt, do Sicredi, o estudante Felipe Sena, da FURG, e o conselheiro do Corecon-RS, Guilherme Stein, como mediador.
Maiores informações podem ser obtidas através do site www.coreconrs.org.br , pelo fone (51) 32542600 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Programação e inscrições em https://www.sympla.com.br/encontro-de-economia-corecon-rs__167757

Fintech, blockchain e empreendedorismo na pauta do Encontro de Economia Corecon-RS

 

- Encontro, que acontece em agosto, trará a Porto Alegre economistas de renome para discutir conjuntura, tecnologia, inovação e empreendedorismo -

O presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa PUCRS, Jorge Luís Nicolas Audy, é mais um dos nomes confirmados para o Encontro de Economia Corecon-RS, que acontece dia 19 de agosto próximo, em Porto Alegre. Audy participará do painel “Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”.

Também integrarão o painel Daniel Nunes Oliveira, da PaySmart Services, que falará sobre Fintech, e Rodrigo Vieira, da TozziniFreire Advogados, que abordará Blockchan. A mediação do painel será do economista Marcos Silla Maisonnave, conselheiro do Corecon-RS.

Na oportunidade, economistas e estudantes de economia de todo o Rio Grande do Sul estarão reunidos, a partir das 9 horas, no Campus Porto Alegre da Faculdade IMED (Rua Dona Laura, 1020, Mont’Serrat), em Porto Alegre, para discutirem a conjuntura econômica, além de temas da atualidade ligados à tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Para receber os participantes, a organização do evento estará disponibilizando completa infraestrutura, com a diversidade de alimentação de food-trucks, além de show no final da tarde, que marcará o encerramento dos trabalhos.

Maiores informações podem ser obtidas através do site www.coreconrs.org.br , pelo fone (51) 32542600 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Programação e inscrições em https://www.sympla.com.br/encontro-de-economia-corecon-rs__167757

Corecon-RS no XXII Enesul, em Curitiba

Aconteceu, nos dias 28 e 29 de julho último, em Curitiba, o XXII Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul), que teve como tema principal “As perspectivas da economia brasileira sob a ótica da Região Sul”. Na mesa de abertura, o vice-presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, que representou o Conselho gaúcho, ao lado da presidente do Corecon-PR, economista Maria de Fátima Miranda, e do presidente do Cofecon, economista Júlio Miragaya, e demais representantes das entidades promotoras do evento.

Os conselheiros do Corecon-RS, economistas Darcy Francisco Carvalho dos Santos e Victor de Fraga Sant’Ana foram palestrantes do evento. Darcy falou sobre a “Situação econômica dos estados do Sul e suas perspectivas”, e Sant’Ana abordou o tema “O economista no mercado de trabalho”. Também esteve presente no evento o conselheiro do Corecon-RS, economista Aristóteles Galvão.

O Enesul é promovido anualmente, em sistema de rodízio entre os Conselhos Regionais de Economia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sempre abordando temas importantes relacionados ao desenvolvimento destes Estados.

Abertas Inscrições para o Prêmio Seae de Loterias 2017


Encontram-se abertas as inscrições para o Prêmio Seae de Loterias é uma iniciativa da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), que tem como objetivo incentivar estudos e pesquisas sobre o tema “Loterias”, com ênfase nas áreas de Regulação e de Responsabilidade Social Corporativa.

O intuito é difundir esse tema junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral, reconhecendo as monografias de qualidade técnica e de aplicabilidade na Administração Pública.

Maiores informações, no site http://seae.fazenda.gov.br/destaques/Destaque2/premio-seae-de-loterias

Inscrições abertas para Prêmio Tesouro Nacional

Encontram-se abertas as inscrições abertas para o XXII Prêmio Tesouro Nacional. O Prêmio é idealizado pelo Tesouro Nacional, realizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) e conta com o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O concurso é destinado a servidores públicos, professores, estudantes, profissionais liberais e pesquisadores, e visa estimular estudos e pesquisas na área de Finanças Públicas.

Maiores informações, no site http://www.cofecon.gov.br/2017/07/21/inscricoes-abertas-para-o-xxii-premio-tesouro-nacional/

Pagina 1 de 25