LIVE: "O novo Fundeb e os impactos no financiamento da educação pública brasileira", com os economistas Mário de Lima, Izete Bagolin e Leonardo Busatto


Os economistas MÁRIO JAIME GOMES DE LIMA, IZETE PENGO BAGOLIN E LEONARDO BUSATTO participam de live, nesta quarta-feira, dia 5, às 18 horas. Abordarão o tema "O novo Fundeb e os impactos no financiamento da educação pública brasileira", dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS.

Clique aqui para acessar facebook.com/coreconrs/

Curriculum

Mário Jaime Gomes de Lima

É economista e doutor em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). É professor universitário e atualmente atua como assessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre/RS. Conselheiro do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS).

Izete Pengo Bagolin

Graduada em Economia, Doutora em Economia pela Universidade Federal do RS (UFRGS), com Doutorado Sanduíche na Universidade de Cambridge (UK). Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Economia do Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS).

Leonardo Busatto

Graduado em Economia pela Universidade Federal do RS (UFRGS), com especialização em Administração Pública Eficaz pela UFRGS e em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela George Washington University. É Auditor Fiscal da Receita Estadual na Secretaria da Fazenda do Estado do RS. Foi Subsecretário do Tesouro do Estado do RS e Secretário Municipal da Fazenda de Porto Alegre.

LIVE: "Formação e qualificação do Economista nos tempos atuais”, com o presidente do Corecon-RS, economista José Junior de Oliveira, e os coordenadores de Cursos de Economia das faculdades do RS


O presidente do Corecon-RS, economista José Junior de Oliveira, apresentará live, nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, às 19 horas, com a participação dos coordenadores dos Cursos de Ciências Econômicas do RS. Abordarão o tema “Formação e qualificação do Economista nos tempos atuais”, dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS e inserido nas comemorações da Semana do Economista.

Transmissão Zoom

Cursos de Economia começam a marcar formaturas de seus alunos

 

Os Cursos de Economia do Rio Grande do Sul estão usando da criatividade, permitida pelas normas do distanciamento social, para darem continuidade à rotina de formatura de seus alunos, a cada semestre. E o Corecon-RS, como sempre o faz, e com o objetivo de estreitar cada vez mais as relações com os alunos e suas instituições acadêmicas, mais uma vez estará acompanhando esses eventos, que se apresentarão, cada um a seu modo, mas em formato on-line. 

No dia 16 de maio deste ano, a convite da Universidade, o Corecon-RS já participava da formatura virtual dos 12 novos bachareis do Curso de Ciências Econômicas da Universidade de Passo Fundo (UPF), ocorrido através da plataforma Meet, do Google. Na ocasião, a solenidade foi organizada pela coordenadora do Curso, professora e economista Cleide Moretto, e contou com a participação de professores e, ainda, do vice-presidente do Corecon, economista Aristóteles Galvão, que representou a Entidade. 

No dia 13 de agosto próximo e, também, em novembro, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) estará promovendo solenidade de graduação de 14 alunos do Curso de Ciências Econômicas. Na segunda quinzena de agosto, também acontecerá a solenidade de formatura da Universidade Franciscana, de Santa Maria, que deverá ser em formato presencial, mas sem público, e transmitida pelo canal UFN TV, no youtube. Da mesma forma, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) estará realizando, nos próximos meses, a solenidade de graduação de seus alunos de Economia. A Universidade de Ijuí (Unijuí) realizará, no dia 4 de setembro, em formato on line, a graduação de seus alunos. As demais universidades ainda não têm datas para a realização de suas formaturas.

LIVE: " E Agora! Como Eu Toco o Meu Negócio?”, com o economista Rogério Tolfo e o advogado Maurênio Stortti


O economista ROGÉRIO TOLFO (Consultor Empresarial e ex-presidente do Corecon-RS) e o advogado MAURÊNIO STORTTI (CEO do Grupo M. Stortti no Brasil e da M. Stortti Europe, em Portugal) participam de live, no dia 14 de Agosto, sexta-feira, às 17 horas. Abordarão o tema "E Agora! Como Eu Toco o Meu Negócio?”, dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS e inserido nas comemorações da Semana do Economista. 

Para acessar a Live, clique em facebook.com/coreconrs/

 

Curriculum

Rogério Vianna Tolfo
Economista, pós-graduado em gestão e finanças, consultor empresarial, atua na área de fusões e aquisições, gestão financeira e captação de financiamentos de longo prazo e incentivos fiscais há mais de 20 anos. Membro do Tribunal Administrativo de Recursos Tributários (TART), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Ex-presidente do Corecon-RS.

Maurênio Stortti
Advogado, CEO do Grupo M. Stortti no Brasil e da M.Stortti Europe, em Portugal, Consultor da Unido/ONU, do BID, possui mais de 30 anos em consultoria e desenvolvimento de negócios nacionais e internacionais.

LIVE: "O Economista Perito no Agro: Financiamentos Rurais e o Plano Collor", com os economistas Taylor Guedes, Ana Prietto e Cláudio Balreira, e o advogado Frederico Buss


Os economistas TAYLOR FAVERO GUEDES (Perito econômico-financeiro, consultor e investidor de Startups), ANA PRIETTO (Perita Judicial e Extra-Judicial na área Cível e especialista em Direito Bancário) e CLÁUDIO LUIZ BALREIRA (Bacharel em Direito, Perito Econômico-Financeiro, Judicial e Extrajudicial), e o advogado FREDERICO BUSS (Sócio da HBS Advogados e Consultor Jurídico da Farsul) participam de live, na próxima terça-feira, dia 4, às 19 horas. Abordarão o tema "O Economista Perito no Agro: Financiamentos Rurais e o Plano Collor", dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS.

Acesse pelo link facebook.com/coreconrs/

Curriculum

Taylor Favero Guedes
Economista, graduado pela UFRGS, com especialização em gestão de projetos e em gestão empresarial pela FGV, com experiência de quase 30 anos em instituições do Agro. Atualmente desenvolve as atividades de perito econômico-financeiro, assessor econômico, consultor empresarial em projetos, mentor e investidor de Startups.

Ana Prietto
Economista, graduada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Perita Judicial e Extra-Judicial na área Cível, especialista em Pericia Bancária pelo Instituto Brasileiro de Consultoria, Auditoria, Perícias, Projetos e Avaliações de Goiás (IBCAPPA-GO) e Pós-Graduanda em Ciências Forense e Perícia Criminal e Perícia em Documentoscópia pelo Instituto de Pós-Graduação do RS (IPOG-RS).

Cláudio Luiz Balreira
Economista, graduado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Bacharel em Direito (UCPel), atua há 30 anos como Perito Econômico-Financeiro, Judicial e Extra Judicial, nas áreas Cível, Trabalhista e Federal. Consultoria, Planejamento. Foi Consultor do Sebrae-RS e Diretor Administrativo da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS.

Frederico Buss
Advogado Especialista em Direito Empresarial pela PUC-RS e em Direito Civil pela UFRGS, com atuação no agronegócio desde 1999. Sócio fundador do Escritório Hein, Buss & Sampaio Advogados Associados, Consultor Jurídico da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Economistas de referência nacional estarão reunidos no 24º ENESUL para debaterem a atual política econômica


- O economista Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Cofecon, apresentará a palestra magna como tema
“O papel do Estado no Desenvolvimento Regional” -

Economistas de referência nacional e regional estarão reunidos nos dias 27 e 28 de agosto, por meio plataforma on-line, para debaterem temas atuais da política econômica, durante a 24ª edição do Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL). O evento será promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) e terá como tema principal “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional”. Voltado para economistas, estudantes dos cursos de ciências econômicas e a população em geral, ele tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Os economistas vão expor suas visões a respeito do tema, previamente oferecidas em textos, especialmente elaborados e ao alcance dos participantes. Serão avaliações e análises do trabalho na esfera pública para o desenvolvimento integrado de uma micro ou macrorregião.

No dia 27 de agosto, às 15h acontece a Solenidade de Abertura do ENESUL com os presidentes regionais, o Economista Carlos Magno Andrioli Bittencourt, presidente do CoreconPR, o Economista José Júnior de Oliveira, presidente do CoreconRS e o Econonista Ivoneti Ramos, presidente do CoreconSC.

No mesmo dia às 15h20, acontece a palestra magna com o presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), o economista Antonio Corrêa de Lacerda com tema “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional” e às 16h ocorre o Painel I: Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais.

No dia 28 de agosto, às 15h, acontece o Painel II: A importância do Desenvolvimento Regional na superação das Desigualdades. E às 16h30 o Painel III: Os municípios como protagonistas do Desenvolvimento Regional.

O encontro contará com a participação de universidades e das principais instituições de pesquisa dos setores público e privado dos três estados da região Sul, para abordar, discutir e refletir sobre os temas definidos na programação, os quais remetem à economia nacional e à sociedade brasileira.

Em virtude da pandemia, que inesperadamente assolou todo o planeta, o evento também teve que se adequar e se reinventar no formato para sua realização, seguindo as instruções e recomendações dos órgãos competentes da saúde pública. Excepcionalmente nesta edição as atividades não serão presenciais, devendo as apresentações ocorrerem na forma de videoconferências e com assistência virtual dos participantes, porém procurando manter a mesma dinâmica das edições anteriores nos demais aspectos.

Sobre o ENESUL

O ENESUL surgiu de uma discussão regional de temas do interesse da categoria dos economistas, que se reúnem anualmente, no segundo semestre de cada ano, em eventos de âmbito nacional como: o Congresso Brasileiro de Economistas (CBE), em anos ímpares, e o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), em anos pares. Assim, para subsidiar as discussões no âmbito nacional, os Encontros Regionais são realizados a cada ano anterior ao do evento nacional. O ENESUL é promovido anualmente, em sistema de rodízio, entre os Conselhos Regionais de Economia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

SERVIÇO:
24ª edição do Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL)
Data: 27 e 28 de agosto de 2020

CRONOGRAMA:

Dia 27/08/2020 (quinta-feira)
15h00 às 15h20 – Solenidade Abertura do 24º ENESUL – Com mensagens dos Presidentes dos Regionais – Econ. Dr. Carlos Magno Andrioli Bittencourt, Presidente do CoreconPR, Econ. José Júnior de Oliveira, Presidente do CoreconRS e Econ. Ivoneti Ramos, Presidente do CoreconSC.

15h20 às 16h00 – PALESTRA MAGNA – O papel do Estado no Desenvolvimento Regional.
Palestrante: Econ. Antonio Corrêa de Lacerda – Presidente do Conselho Federal de Economia – Cofecon.

16h00 às 17h30 – Painel I: Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais.

Dia 28/08/2020 (sexta-feira)
15h00 às 16h30 – Painel II: A importância do Desenvolvimento Regional na superação das Desigualdades.

16h30 às 18h00 – Painel III: Os municípios como protagonistas do Desenvolvimento Regional.

18h10 às 18h20 – Encerramento e considerações finais (Presidentes Regionais).

Informações hotsite do evento:
http://enesul.coreconpr.gov.br/

Inscrições:
https://www.sympla.com.br/24-enesul---encontro-de-economistas-da-regiao-sul__907724

Matéria elaborada pela Assessoria de Imprensa/Enesul

LIVE: "O Agro gaúcho é pop e tech? Os hábitos do produtor rural 4.0 do RS e o protagonismo feminino no campo", com o publicitário e economista Alberto Meneghetti, a economista Debora Chagas e a jornalista Alessandra Bergmann


O publicitário e economista ALBERTO MENEGHETTI (CMO da Neodigital e Diretor da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio/ABMRA), e a economista DEBORA CHAGAS (Coordenadora estadual de startups do Sebrae-RS) e a jornalista ALESSANDRA BERGMANN (Apresentadora do Momento Agro/SBT-RS e do programa Campo e Batom/Rádio Press) participam de live, nesta quinta-feira, dia 30, às 19 horas. Abordarão o tema “O Agro gaúcho é pop e tech? Os hábitos do produtor rural 4.0 do RS e o protagonismo feminino no campo”, dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS.

Acesse pelo link facebook.com/coreconrs/

Curriculum

Alberto Meneghetti
Economista, graduado pela PUC-RS, e publicitário. É fundador e CMO da Neodigital (www.neodigital.live) e Diretor da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio – ABMRA. Conselheiro da Associação Latino-Americana de Publicidade (ALAP)) e articulista da Revista Advertising. Foi jurado dos principais festivais de publicidade do Brasil e do Clio Awards e representou a ALAP como jurado e conferencista em festivais internacionais, dentro do projeto que coordena nesta entidade, o “Publicitários Sem Fronteiras”. É membro da Comissão de Inovação da Farsul e um dos coordenadores do projeto HackatAgro (www.hackatagrocom).

Debora Chagas

Economista, graduada pela UFSM, e pós graduada em Gestão Empresarial pela USP. É coordenadora estadual de startups do Sebrae-RS. Especialista em negócios digitais e startups tendo conhecido muitas experiências pelo mundo como Vale do Silício, Londres, Lisboa e Bangalore. Recentemente participou de um programa de imersão em inovação em economia digital nos EUA a convite do governo americano - chamado IVLP.

Alessandra Bergmann
Jornalista e especialista em agronegócio, com pós-graduação em Comunicação Organizacional e Mercadológica, pela UCPel. É apresentadora do Momento AGRO no canal SBT-RS e do Programa Campo e Batom, na rádio Press, voltado para Mulher Rural Brasileira tema o qual, também estuda e pesquisa.

 

Cofecon cria Avatar em comemoração ao Dia do Economista

O Dia do Economista é comemorado em 13 de agosto e, como forma de celebrar a data e incentivar o engajamento dos profissionais nas redes sociais (Facebook e Twitter), o Conselho Federal de Economia (Cofecon) disponibilizou um avatar comemorativo para personalizar a foto de perfil dos usuários.

Para incluir o tema comemorativo à sua foto de perfil no Facebook, acesse: facebook.com/profilepicframes/?selected_overlay_id=3059863390735793

Para incluir à sua foto do Twitter, acesse: twibbon.com/Support/dia-do-economista-2020-3 e faça login com sua conta.

Se engaje conosco e mostre que você tem #OrgulhoDeSerEconomista

https://www.cofecon.org.br/2020/07/28/use-o-avatar-do-dia-do-economista-no-facebook/


Sobre a Campanha Dia do Economista 2020

A Campanha deste ano destacará a importância dos economistas diante da crise econômica provocada pelo novo coronavírus. As peças de comunicação irão abordar que são profissionais estratégicos para planejar alternativas econômicas para empresas públicas e privadas diante de uma fase marcada por incertezas e recessão.

A ideia é ressaltar que a sociedade pode contar com um economista para recuperação econômica com desenvolvimento social; para elaborar soluções e estratégias para empresas; para reconstruir histórias de negócios; e para planejar recomeços em finanças pessoais.

A iniciativa também ressalta a importância da conectividade nas relações de trabalho, potencializada com a pandemia. Por conta do isolamento social, muitas empresas aderiram ao home office, escolas e universidades passaram a ministrar aulas e cursos online. As pessoas estão cada vez mais conectadas para trabalhar se relacionar.

 

Economistas Peritos criam Grupo de whatsapp

Caro colega, Economista Perito:

Criamos o grupo de Economista Peritos do RS, com o objetivo de permitir o compartilhamento de conhecimentos e a troca de experiências entre os profissionais da área de atuação da Perícia Judicial, assim como, também, na solução de dúvidas cotidianas da área de Perícia econômico-Financeira.

Para fazer parte do Grupo, clique no link abaixo. Ao entrar, identifique-se com seu nome completo, cidade e número do Registro no Corecon.
https://chat.whatsapp.com/JBGfNMK4Bz08PJkgWXDkTO

LIVE: " Economia Comportamental e as políticas públicas em saúde", com os economistas Giácomo Balbinotto, Bernardo Nunes e Patrícia Schütz


Os economistas GIÁCOMO BALBINOTTO NETO (Professor da UFRGS, orientador de Doutorado e Mestrado), BERNARDO FONSECA NUNES e PATRÍCIA ALVES SCHÜTZ participam de live, nesta quinta-feira, dia 23, às 19 horas. Abordarão o tema “Economia Comportamental e as políticas públicas em saúde”, dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS.
facebook.com/coreconrs/

Curriculum

Giácomo Balbinotto Neto
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Economia pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do IATS/UFRGS. Professor de Economia da Saúde do PPGE/UFRGS e Pesquisador do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde da UFRGS (IATS/UFRGS). Orientador de Doutorado e mestrado. Suas linhas de pesquisa são Economia da Saúde, Avaliação de Tecnologia em Saúde, Economia dos transplantes e Farmacoeconomia.

Bernardo Fonseca Nunes
É Doutor em Economia pela University of Stirling (Scotland/UK), Mestre em Finanças pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS. Pratica a combinação de ciências comportamentais, análise de dados e meios digitais para prever o comportamento do consumidor. Tem ajudado empresas e reguladores a obter informações de seus dados e a transformar idéias em decisões empiricamente informadas. Atualmente reside na Holanda e trabalha principalmente com dados em larga escala, utilizando inferência causal e modelagem preditiva para otimização de processos e produtos.

Patrícia Alves Schütz
Possui graduação em Economia pela UFRGS, MBA em Finanças também pela UFRGS, especialização em Gestão em Saúde pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e MBA em Economia Comportamental ESPM. Trabalhou por mais de 11 anos no Banco do Brasil no atendimento Alta Renda. Atualmente reside na Irlanda onde trabalha como Consultora em Finanças e Arquitetura de Escolhas para diferentes projetos de pequenas empresas no Brasil e na Irlanda.

 

Página 1 de 71