LIVE: “Homem, natureza e economia no Antropoceno”, com os professores economistas Maria Carolina Gullo e Daniel Caixeta Andrade

Os economistas Maria Carolina Gullo, professora do PPG em Direito Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e membro Diretoria Região Sul da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (Ecoeco), e Daniel Caixeta Andrade, professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU) e presidente da Ecoeco, participam de live, nesta terça-feira, dia 15, às 18 horas. Abordarão o tema “Homem, natureza e economia no Antropoceno”, dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS.


Transmissão 
https://www.facebook.com/coreconrs


Currículos

Maria Carolina Gullo
Graduada em Economia pela Unisinos, Mestrado em Economia Rural pela UFRGS e Doutorado em Economia pela UFRGS. Professora Adjunta da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como Professora do Programa de Pós Graduação em Direito (ambiental). Membro da Diretoria Região Sul da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (Ecoeco).

Daniel Caixeta Andrade

Professor Associado do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU). É economista, graduado pela Universidade Federal de São João del Rei. Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia e o Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp. É presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (Ecoeco).

Sefaz lança ferramenta para análise de conjuntura econômica e auxílio na tomada de decisões

 

A Secretaria da Fazenda lançou nesta quarta-feira (25) o Barômetro Fiscal, uma ferramenta para análise de cenários, compreensão da conjuntura econômica e auxílio na tomada de decisões. Desenvolvido pelas equipes da Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais (DEQG) e Divisão de Tecnologia e Inovação do Tesouro do Estado (DTDI), a tecnologia foi apresentada durante o BATE PAPO DE FINANÇAS ESPECIAL Online “A Conjuntura econômica no ano da pandemia e as expectativas para 2021”. O evento contou com a participação de profissionais e acadêmicos de diferentes Universidades e o apoio da UFRGS e do Conselho Regional de Economia, o Corecon-RS.

Na abertura do evento, o Subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene, enfatizou que a ferramenta que consta na carteira de projetos passou por um desenvolvimento minucioso com o apoio de uma equipe muito qualificada. “É também um elemento de transparência e qualificação do planejamento, auxiliando de modo técnico e mais preciso na tomada de decisão, na antecipação de movimentos, na melhor escolha que se refletirá em toda a sociedade gaúcha”, destacou.

O Chefe da seção de Estudos Econômicos e Fiscais, Jacó Braatz, que fez a mediação no bate papo de finanças, ressaltou o trabalho na busca de informações que estão disponíveis em registros administrativos mas que podem ser analisados e cruzados para apontar ações. “Com isso, buscamos dar ao gestor uma perspectiva em tempo real sobre as principais variáveis que possam impactar a arrecadação do estado e consequentemente os cenários fiscais”.

O Prof. Dr. Fernando Lara, da DEQG do Tesouro do Estado e coordenador Barômetro Fiscal, explicou que o objetivo do instrumento é proporcionar a análise e construção de cenários macroeconômicos levando em consideração variantes complexas articulando informações. “O modelo econométrico é inovador porque projeta cenários levando em consideração a análise de índices e indicadores que podem variar, como por exemplo, ingresso de recursos extras”. O nome Barômetro foi escolhido com base na iniciativa do economista holandês Thinbergen Jan Tinbergen que recebeu o primeiro Prêmio de Ciências Econômicas, em 1969, pelo seu trabalho com modelos macroeconômicos.

Palestraram ainda no evento a Prof. Dra. Julia Braga, UFF/RJ com “A análise do cenário econômico diante da crise Covid”, o Professor Dr. Alessandro Mielbach, do IEPE-UFRGS com o tema “Conjuntura econômica no RS”; o Prof. Dr. Bruno Breyer Caldas, conselheiro do Corecon-RS falando sobre “As finanças públicas nacionais e no RS e cenários para 2021” e o Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Passos, da UFPEL que versou sobre a Conjuntura Nacional.

De acordo com o responsável técnico pelo desenvolvimento na Divisão de Tecnologia e Inovação (DTDI), Agenor Canal, a equipe trabalhou para tornar o cruzamento de dados possível com a projeção dos cenários. O Técnico Tributário Agenor Canal, destaca a parceria entre as áreas de negócio, no caso DEQG, e DTI. “O trabalho visa criar soluções tecnológicas ágeis, inovadoras e aderentes as necessidades dos diferentes usuários e desta forma atingir objetivos do TE”, ressalta.

Assessoria de Imprensa Sefaz

LIVE:  "Educação Financeira no Brasil”, com os economistas Alline Rocha, Arlene Gomes de Sousa, Rafael Bernardino de Sousa, Rafael Olivieri Neto e Janile Soares

Os economistas ALLINE ROCHA (Especialista em Engenharia Econômica e Financeira), ARLENE GOMES DE SOUSA (Economista Comportamental, autora do projeto Educação Financeira - Ferramenta de Mobilidade Social e o Guia da Educação Financeira Conselheira Corecon-AM), RAFAEL BERNARDINO DE SOUSA (planejador financeiro pessoal. Sócio Diretor da Certa Consultoria Financeira, presidente da Associação Comercial da Paraíba), RAFAEL OLIVIERI NETO (Professor FGV e da Florida Christian University –FCU/USA e CEO da Competency do Brasil) e JANILE SOARES (Educadora financeira, editora do blog A Economista de Batom,  coordenadora da Comissão de Educação Financeira do Corecon-RS), participam de live nesta quinta-feira, dia 26, às 19 horas. Abordarão o tema "Educação Financeira no Brasil", dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS e alusiva à Semana Nacional da Educação Financeira.  

Transmissão simultânea

www.facebook.com/coreconrs
youtube.com/c/CoreconRS2020

 

Currículos

Alline Rocha

Graduada em Economia pela PUC-GO, Especialista em Engenharia Econômica e Financeira (UFG-GO). Atua na área de finanças pessoais e investimentos a mais de sete anos.

 Arlene Gomes de Sousa

Economista com especialização em MBA em Varejo (FGV/ISAE), Engenharia de Produção (UFAM/UFRJ). Economista Comportamental, consultora empresarial da empresa Cetro Assessoria em Gestão Ltda. Conselheira do Corecon-AM e autora do projeto Educação Financeira – Ferramenta de Mobilidade Social e o Guia da Educação Financeira, ex-vice-presidente do Corecon-AM.

Rafael Bernardino de Sousa

Economista e planejador financeiro pessoal. Sócio Diretor da Certa Consultoria Financeira, presidente da Associação Comercial da Paraíba, Economista Destaque Corecon-PB 2018. Com experiência de mais de 38 anos em alta gerência empresarial, incluindo empresas da área financeira, no Banco do Estado da Paraíba, Cooperativa Central de Crédito Unicred Norte/Nordeste, e, também, da área industrial (Brastex s/A e Brascorda S/A), inclusive com supervisão implantação de projetos inovadores nas áreas administrativa, financeira, comercial e de exportação, bem como na implantação de projetos e sistemas de Qualidade (ISO 9001), sistemas de custos, de informática, de orçamentos e RH. Ministra cursos de Pós-graduação (MBA) na área de Planejamento Estratégico para empresas, cooperativas e atua como consultor empresarial nas áreas de planejamento e gestão e na área de Planejamento Financeiro Pessoal. Autor do livro “Cooperativas de Crédito: do básico ao gerencial”.

Rafael Olivieri Neto

Pós-Doctor e Doctor em Administração pela FCU - Florida Christian University – USA. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie. Economista, registrado no Corecon sob nº 14.460. Professor de Pos Graduação da FGV e FCU. Economista, CEO da Competency do Brasil

 Janile Soares

Economista e educadora financeira, coordenadora da comissão de educação financeira do Corecon-RS e autora do blog A Economista de Batom. Trabalha para levar educação financeira às famílias através da criação de conteúdo nas redes sociais e de projetos in-company e on-line.

LIVE: "Resiliência financeira: o caminho para a autonomia", com os economistas Janile Soares, Everton Lopes e Mariliane Caramão


Os economistas JANILE SOARES (Educadora financeira, editora do blog A Economista de Batom, coordenadora da Comissão de Educação Financeira do Corecon-RS), EVERTON LOPES (Educador Financeiro, com três livros publicados sobre o tema, ex-vice-presidente do Corecon-RS) e MARILIANE CARAMÃO (Educadora Financeira, criadora do projeto Repense Educação Financeira Sustentável para crianças) participam de live, nesta sexta-feira, dia 27, às 19 horas. Abordarão o tema "Resiliência financeira: o caminho para a autonomia", dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS e alusiva à Semana Nacional da Educação Financeira.

Transmissão simultânea
www.facebook.com/coreconrs
youtube.com/c/CoreconRS2020

 

Currículos

Janile Soares

Econonista e educadora financeira, coordenadora da comissão de educação financeira do Corecon-RS e autora do blog A Economista de Batom. Trabalha para levar educação financeira às famílias através da criação de conteúdo nas redes sociais e de projetos in-company e on-line.

Everton Lopes

Economista e educador financeiro há 25 anos. Certificado com o Selo ENEF e três livros publicados sobre o tema Educação Financeira. Ex-Conselheiro e ex-vice-presidente do do Corecon-RS.

Mariliane Caramão

Economista, Educadora Financeira, Criadora do projeto Repen$e educação financeira sustentável para crianças.

                           

Sefaz lança Barômetro Fiscal para auxiliar na compreensão da conjuntura econômica

 

- O Evento da Sefaz tem o apoio do Corecon-RS e da UFRGS -

A Secretaria da Fazenda lança uma nova ferramenta para análise de cenários, compreensão da conjuntura econômica e auxílio na tomada de decisões. É o Barômetro Fiscal, desenvolvido pela Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais (DEQG), do Tesouro do Estado. O evento de lançamento acontece durante o BATE PAPO DE FINANÇAS ESPECIAL Online “A Conjuntura econômica no ano da pandemia e as expectativas para 2021”, no próximo dia 25, às 15 horas. A atividade conta com a participação de profissionais e acadêmicos de diferentes Universidades e o apoio da UFRGS e do Conselho Regional de Economia, o Corecon-RS.

O Barômetro é uma ferramenta que ajuda a compreender a conjuntura econômica no que for relevante para as finanças estaduais, instrumentalizando os gestores da SEFAZ para o planejamento e a tomada de decisão. São dados da conjuntura que alimentam os cenários fiscais e permitem análises mais seguras. De acordo com o economista Fernando Lara, da seção de Estudos Econômicos e Fiscais da DEQG, coordenador do projeto, trata-se de um painel de indicadores que busca sintetizar as condições conjunturais e dar suporte para a elaboração de cenários e projeções fiscais. “Utilizamos tanto informações da própria Secretaria da Fazenda, quanto de fontes públicas”, explica.

O Chefe da seção de Estudos Econômicos e Fiscais, Jacó Braatz , complementa enfatizando que a ferramenta visa instrumentalizar uma análise complexa da conjuntura, auxiliando o analista a produzir diferentes cenários. “Com isso, buscamos dar ao gestor uma perspectiva em tempo real sobre as principais variáveis que possam impactar a arrecadação do estado e consequentemente os cenários fiscais.

O Subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene, enfatiza: “o Barômetro Fiscal certamente permitirá um acompanhamento mais estruturado dos principais indicadores econômicos conjunturais, não apenas ao Tesouro mas a todo o Estado. É uma ferramenta que consta na carteira de projetos e que passou por um desenvolvimento minucioso com o apoio de uma equipe muito qualificada. Trata-se de um importante avanço para ajudar no desenvolvimento de projeções e apoiar a elaboração de políticas públicas”. que ...

O bate papo contará com a abertura do Subsecretário Bruno Jatene, mediação de Jacó Braatz e as participações de:
Prof. Dr. Fernando Lara, DEQG do Tesouro do Estado e coordenador Barômetro Fiscal
Prof. Dr. Alessandro Mielbach, IEPE-UFRGS
Prof. Dr. Bruno Breyer Caldas, conselheiro do Corecon-RS
Prof. Dra. Julia Braga, UFF/RJ
Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Passos, UFPEL
Transmissão: https://www.facebook.com/sefazrs; https://www.facebook.com/coreconrs
https://www.facebook.com/fceufrgs

 Assessoria de Imprensa SefazRS

Vem aí a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira

A 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece, neste ano, de 23 a 29 de novembro, terá como tema “Resiliência financeira: como atravessar a crise?” e vai concentrar ações gratuitas de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal de entidades públicas e privadas. O novo coronavírus trouxe complicações para a vida financeira de uma grande parcela dos brasileiros, hoje mais sujeitos a flutuações na renda familiar e fraudes financeiras. Em um momento de crise como este, o planejamento das finanças familiares é ainda mais importante, e o cidadão precisa estar bem informado para tomar suas decisões financeiras, mesmo sob estresse.

Ao promover práticas financeiras conscientes, responsáveis e autônomas, tratando inclusive de temas de caráter mais emergencial, esperamos contribuir para que cada cidadão encontre os seus caminhos para superar momentos de crise como este, e no futuro, se sinta cada vez mais preparado para ser o protagonista de sua vida financeira.

Ano passado, foram mais de 14.000 ações, alcançando mais de 70 milhões de pessoas em todo o Brasil. Participe também desta grande mobilização nacional para promover a educação financeira no país.

A Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF – é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Na semana, ocorrem diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia.

Cadastre e divulgue a sua ação!

Acesse aqui para mais informações

 

LIVE: "A importância da Educação Financeira em momentos de crise", com os economistas Rogério Galvão de Carvalho e Janile Soares

live 2411 550Os economistas ROGÉRIO GALVÃO DE CARVALHO (Educador financeiro, Professor de Economia, autor do livro Guia de Finanças Pessoais Você Ltda) e JANILE SOARES (Educadora financeira, editora do blog A Economista de Batom, coordenadora da Comissão de Educação Financeira do Corecon-RS) participam de live, nesta terça-feira, dia 24, às 19 horas. Abordarão o tema "A importância da Educação Financeira em momentos de crise", dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Corecon-RS e alusiva à Semana Nacional da Educação Financeira.

Transmissão simultânea
www.facebook.com/coreconrs
youtube.com/c/CoreconRS2020

 

Currículos

Rogério Galvão de Carvalho
Mestre em Economia (UCB), Especialista em Direito Público (FACITEC), Bacharel em Ciências Econômicas (UNICEUB), concluindo o curso de Doutorado na Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales de Buenos Aires (UCES). Economista Concursado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Distrito Federal, ocupando atualmente o Cargo de Coordenador de Atração de Investimentos, Professor de Economia e Autor do livro, Guia de Finanças Pessoais Você LTDA.

Janile Soares

Economista e educadora financeira, coordenadora da comissão de educação financeira do Corecon-RS e autora do blog A Economista de Batom. Trabalha para levar educação financeira às famílias através da criação de conteúdo nas redes sociais e de projetos in-company e on-line.

2° Hackathon Senar-RS distribuirá R$ 50 mil em prêmios


Do dia 4 a 6 de dezembro próximo, startups e estudantes universitários vão duelar em uma criativa competição para desenvolver tecnologias que solucionem problemas comuns aos produtores rurais: é o2ª Hackathon.

O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), distribuirá R$ 50 mil em prêmios para os vencedores. O regulamento completo pode ser conferido no hotsite do evento (www.senar-rs.com.br/hackathon), onde as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro.

Divididos em equipes de 4 a 6 componentes, os participantes precisarão criar projetos dentro dos temas do 2º Hackathon, que são Gestão e Segurança. São esperadas propostas viáveis para prevenir problemas como o abigeato ou para reduzir os custos de produção, por exemplo. Para cumprir os desafios, as equipes receberão mentoria de especialistas do Senar-RS, produtores rurais, professores e parceiros.

Para maiores informações, acesse www.senar-rs.com.br/hackathon

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-RS

"Os impactos do governo Biden na economia mundial”, com Gustavo Inácio de Moraes, Ronald Hillbrecht e José Junior de Oliveira

live1011 550Os professores GUSTAVO INÁCIO DE MORAES, da PUCRS, RONALD OTTO HILLBRECHT, da UFRGS, e JOSÉ JUNIOR DE OLIVEIRA, da ESPM e presidente do Corecon-RS, participam de live, nesta terça-feira, dia 10, às 19 horas. Falarão sobre “Os impactos do governo Biden na economia mundial”, dentro do projeto “Força-Tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha, promovido pelo Corecon-RS.

Transmissão Simultânea pelo facebook e youtube


Currículos


Gustavo Inácio de Moraes
Doutor em Economia Aplicada na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, da USP (FEA-USP). Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia e economia dos recursos naturais. Atualmente professor doutor da PUCRS e coordenador do curso de graduação em Economia. Prêmio Economista do Ano 2018, outorgado pelo Corecon-RS.

Ronald Otto Hillbrecht 
Possui graduação em pela Universidade da Região de Joinville (1984), mestrado em pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Teoria Econômica pela University of Illinois at Urbana Champaign (1995). Atualmente é professor associado IV na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com formação em economia monetária e economia institucional, tem atuado nos seguintes temas: direitos de propriedade e regulação de mercados, políticas de desenvolvimento econômico e políticas macroeconômicas para economias abertas.

José Junior de Oliveira
Mestre em Economia Aplicada pela UFRGS, Pós-Graduação - Especialização - em Administração Financeira pela Unisinos. Graduado em Economia pela PUC. Atualmente é Analista de Investimentos na Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do RGS (Cabergs), ex-presidente e atual vice-presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-Sul) e presidente do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS). Professor de Finanças e Mercado de Capitais  e de Finanças Internacionais da ESPM-Sul.

Luiz Fernando de Paula e Paulo Gala ministram Curso "Keynes, os Bancos e o Valor do dinheiro"

 

Os professores Luiz Fernando de Paula e Paulo Gala estão ministrando o Curso “Keynes, os Bancos e o Valor do dinheiro”. O Curso abordará, como ponto de partida, os desenvolvimentos teóricos de Keynes e autores pós-keynesianos para entender o funcionamento da política monetária e do sistema financeiro, provendo instrumentos analíticos teóricos e práticos, visando entender as transformações e desafios do mundo atual e do Brasil. Está voltado para um público amplo, não especializado, razão pelo qual será usada uma linguagem simples, didática e direta.

O Curso tem 20 horas de conteúdo online e duração média estimada de 3 meses, mas pode ser feito no ritmo que melhor se adequar a cada participante. Cada aula tem duração média de 30 minutos. As aulas podem ser acessadas em smartphones, tablets e desktops e ficarão disponibilizadas na web por até 1 ano, mas esse prazo pode ser ampliado se houver necessidade.
O curso tem uma linguagem simples, didática e direta, sem abrir mão do rigor científico. Será disponibilizado, também, amplo material bibliográfico, dados e gráficos para download que complementam as discussões das aulas. As dúvidas serão respondidas por escrito na área de discussão de cada aula em nossa plataforma EAD, utilizada no curso.
As vagas são limitadas, já que serão esclarecidas as dúvidas de todos os alunos matriculados.

Desconto de 15% para filiados ao Corecon-RS: https://sun.eduzz.com/631974?cupom=corecon

Página 1 de 76