Presidente Rogério Tolfo acompanhará posse da nova direção do Cofecon, em Brasília

O presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, e o conselheiro federal Henri Brejzman, participarão, no dia 25 de janeiro próximo, em Brasília, da posse da nova presidência do Cofecon e dos conselheiros federais eleitos para o triênio 2018-20. Na oportunidade, assumirá a presidência da Entidade o economista Wellington Leonardo da Silva, e a vice-presidência, a economista Bianca Lopes de Andrade Rodrigues. O economista gaúcho e ex-presidente do Corecon-RS, Clovis Meurer assumirá, como conselheiro suplente.

Também serão empossados, como conselheiros, os economistas Fernando Aquino Fonseca Neto, Eduardo Rodrigues da Silva, Antonio Ubirajara de Pádua Galvão, Antonio Melki Junior, Maria Auxiliadora Sobral Feitosa e Antônio Corrêa de Lacerda (Efetivos), e Róridan Penido Duarte, Sávio de Jesus Tourinho da Cunha, João Bosco Ferraz de Oliveira, Paulo Salvatore Ponzini e Luiz Antonio Rubin (Suplentes).

A solenidade acontece às 19 horas, no Hotel Nacional.

No dia 26, o presidente Tolfo, juntamente com os dirigentes das outras regionais, participará da Sessão Plenária Ampliada do Cofecon, oportunidade em que serão discutidos temas referentes ao sistema Cofecon/Corecons.

 

Encerra-se dia 31 de janeiro próximo o prazo para Comunicação ao COAF

O Conselho Regional de Economia da 4ª Região RS informa que 31 de janeiro de 2018 é o prazo para os profissionais da área de economia comunicarem a Entidade sobre a NÃO OCORRÊNCIA de fatos ou suspeições, que demandem comunicação ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras - http://www.coaf.fazenda.gov.br/), no exercício de 2017, conforme determinação contida nos parágrafos 3º e 4º, do Artigo 3º, da Resolução nº 1.902/2013 - COFECON.

A comunicação é para pessoas físicas e jurídicas devidamente registradas neste Regional que trabalham com economia e finanças.

No caso de desempenho das atividades de economia e finanças, listadas na Seção 2.3.1, da Consolidação da Legislação da Profissão do Economista, segue nos links abaixo o documento ser preenchido e enviado ao Corecon-RS para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Para preencher o formulário clique abaixo.
>> COMUNICAÇÃO AO COAF VIA CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA <<

Em caso de comunicação positiva do economista/ou empresa, referente à suspeição, deverá relatar tal ocorrência diretamente ao COAF, por meio do sítio eletrônico https://siscoaf.fazenda.gov.br/siscoaf-internet/pages/cadastroPO/tipoPO.jsf

No intuito de esclarecer dúvidas relacionadas ao cumprimento da comunicação ao COAF, bem como o previsto na Resolução n.º 1.902/2013 – COFECON e Lei Federal n.º 9.613/92, baixe a cartilha explicativa disponibilizada no site do COFECON.

Alerta-se aos economistas que o não encaminhamento da declaração poderá resultar na aplicação das sanções previstas no art. 12 da Lei n.º 9.613/98.

Corecon-RS nas formaturas da PUCRS e UFSM

 

No último sábado, dia 13, o conselheiro Jorge Luis Tonetto, acompanhou a solenidade de formatura do Curso de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), que aconteceu às 16 horas, no Salão de Atos da Universidade.

 (Na foto, formandos da Economia, Contábeis, Turismo e Hotelaria)

 

 

No mesmo dia, o economista e professor Alexandre Reis representou o Corecon-RS na solenidade de colação de grau dos 11 formandos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade de Santa Maria.

 

 

Dia 26 de janeiro, o professor da UFPel e conselheiro do Corecon-RS, Felipe Garcia Ribeiro, estará em Santana do Livramento, acompanhando a solenidade de formatura do Curso de Ciências Econômicas da Unipampa, que acontecerá às 19 horas, na sede da AABB.

No dia 16 de fevereiro, o presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, estará presente na solenidade de colação de grau dos formandos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que acontecerá no Ginásio da Vila Esportiva, às 18 horas, em Caxias do Sul. Também na UCS, no dia 3 de março, acontece a formatura integrada da Universidade. Será às 20 horas, no Teatro da UCS, no Bloco M.

Também, no dia 3 de março, o Corecon-RS estará presente na formatura dos alunos do Curso de Ciências Econômicas da Unisinos, que acontecerá às 21 horas, no Anfiteatro Padre Werner, em São Leopoldo.

A participação do Corecon-RS nas solenidades de formaturas dos cursos de Ciências Econômicas das faculdades do Rio Grande do Sul tem como objetivo de estreitar ainda mais as relações com os estudantes e com as instituições acadêmicas. Na oportunidade, a Entidade disponibiliza informações aos estudantes e novos bachareis, esclarecendo-os sobre os objetivos e funções do órgão de representatividade dos Economistas do estado.

 

Rogério Tolfo é eleito presidente do Corecon-RS

 

O economista Rogério Vianna Tolfo foi eleito, na tarde de segunda-feira, dia 8, presidente do Corecon-RS. Para a vice-presidência, foi eleito o economista Bruno Breyer Caldas. A eleição, para um mandato de um ano, ocorreu durante a primeira sessão plenária de 2018, na sede da Entidade, em Porto Alegre, e substituem os economistas Clovis Benoni Meurer e Rogério Tolfo, respectivamente presidente e vice-presidente em 2017. Durante a reunião-plenária, também tomou posse o novo terço de conselheiros eleitos em outubro último, para o triênio 2018/20, composto pelos economistas Aristóteles da Rosa Galvão, Jorge Luis Tonetto e Lucas Aronne Schifino, como titulares, e Felipe Garcia Ribeiro, Henrique Brusius Renck e Marivia de Aguiar Nunes, como suplentes.

brunotolfoEm seu discurso de posse, Rogério Tolfo agradeceu a confiança dos colegas conselheiros e falou dos grandes desafios programados para este ano de 2018: “Grandes desafios na incansável busca da qualificação e do fortalecimento da profissão do Economista”, disse. O ex-presidente Clovis Meurer agradeceu a todos os conselheiros o apoio recebido durante sua gestão, parabenizou o seu sucessor e vice, assim como o novo terço que está assumindo, colocando-se à disposição da Entidade no Cofecon, onde, no próximo dia 25, assume vaga como Conselheiro.

Rogério Tolfo foi vice-presidente do Corecon-RS na gestão passada e é economista formado pela PUC-RS, com pós-graduação em gestão empresarial. Com registro no Corecon-RS desde 1998, é consultor econômico-financeiro, com atuação no mercado empresarial há mais de 20 anos nas áreas financeiras e de gestão. Atua em assessoria e consultoria na compra e venda de empresas e dissoluções societárias, elaboração de planos de negócios e valuation para fundos de investimento, projetos de investimentos de longo prazo e acesso a linhas de financiamento.

Bruno Breyer Caldas é graduado em Ciências Econômicas, Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela UFRGS, e Doutor em Economia (PPGE/UFRGS). É professor adjunto na FADERGS, pesquisador em Economia da FEE e Editor-Chefe do periódico Ensaios FEE.

plenriaEstiveram presentes na sessão-plenária os conselheiros Aristóteles Galvão, Bruno Breyer Caldas, Darcy Francisco Carvalho dos Santos, Felipe Garcia Ribeiro, Filipe Grisa, Guilherme Stein, Henrique Brusius Renck, João Carlos Madail, Jorge Luis Tonetto, Lucas Aronne Schifino, Marivia de Aguiar Nunes, Simone Magalhães, Rogério Vianna Tolfo, Victor Sant'Ana. Também participaram da solenidade o ex-presidente do Corecon-RS Clovis Meurer, conselheiro federal Henri Wolf Bejzman, o presidente eleito da Associação dos Economistas da Serra Gaúcha (Ecoserra), Tarciano Mélo Cardoso, e o delegado regional do Corecon-RS em Caxias do Sul, Milton Biazus.


Quem compõe o novo terço de conselheiros do Corecon-RS:

Aristóteles da Rosa Galvão

aridarcy

Economista formado pela PUCRS em 1976, pós-graduado em economia empresarial, atua como perito e na área de consultoria empresarial há mais de 30 anos, foco em perícia judicial, consultoria em gestão empresarial, avaliação de empresas, fusões e aquisições, dissoluções societárias, captação de novos sócios investidores, dentre outros. Possui trabalhos executados com sucesso para as empresas Quero Quero (RS), Tok (RS), Paquetá Calçados (RS), Gaston (RS), dentre outros. Conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon) do RS nos exercícios 2008 a 2013. Atual Conselheiro dessa entidade desde 2015. Vogal da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) nos exercícios 2006 a 2013, sendo Perito e Avaliador dos Poder Judiciário Estadual e Federal.

 

Jorge Luis Tonetto

darcytonettoGraduado em Ciências Econômicas e Ciências Jurídicas e Sociais. Pós-graduado em Ciência Política (PUCRS), Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal (FGV/ESAF/União Européia), Gestão de Sistemas (UFRGS), Theory and Operation of Modern National Economy" (George Washinton University). Atualmente é Auditor-Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do RS, exercendo o cargo desde 1993. Foi Coordenador Executivo do GEFIN/CONFAZ e Diretor Técnico da ABRASF. Já ocupou os cargos de Secretário da Fazenda de Porto Alegre, Secretário de Planejamento de Santo Ângelo, Subsecretário adjunto do Tesouro do Estado por duas vezes, Superintendente administrativo e financeiro da Assembleia Legislativa do RS. Professor de Economia da PUCRS na Área de Finanças Internacionais e Economia do Setor Público. Prêmio destaque IBEF 2015 - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

 

Lucas Aronne Schifino

schifinodarcy
Economista formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Economia Aplicada na mesma universidade. Recebeu o segundo lugar no prêmio de melhor dissertação de Mestrado do Conselho Regional de Economia em 2013. Foi professor das Faculdades São Francisco de Assis e atualmente é professor de pós-graduação da UniRitter. Participou como autor do livro “O Rio Grande tem saída?”, lançado em 2014. Atua como economista no Sistema Fecomércio-RS/SESC/SENAC desde 2011, ocupando atualmente o cargo de gerente da Assessoria Parlamentar.

 


Marivia de Aguiar Nunes

darcymariviaGraduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Economia Regional pela PUCRS, atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), trabalha como analista na Gerência de Análise Técnica - área de Estudos Econômicos - no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e é Professora Assistente na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS). Atuou como analista financeira de projetos de investimento na Excelência Energética Consultoria Empresarial LTDA (São Paulo, SP) e como estagiária na Unidade de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Trabalhou ainda na Área de Análise de Investimentos da Solidus SA Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários

 

Henrique Brusius Renck

darcyhenriqueEconomista, bacharel e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, MBA pela Samuel Curtis Johnson Graduate School of Management, Cornell University. Tem passagem pelas empresas Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE (analista de projetos econômico-financeiro e chefe do Departamento de Recursos Humanos), eCornell (analista de inteligência de mercado) e CRP Companhia de Participações (analista de investimentos).

 

Felipe Garcia Ribeiro

darcyfelipeProfessor adjunto III do departamento de Economia da UFPel, onde é coordenador do mestrado em Economia. É também pesquisador do CNPq. Formado economista pela UFRGS (2006), e mestre e doutor em Economia pela FGV-SP (2009 e 2013). Tem experiência como pesquisador assistente do C-micro/FGV e da FIPE, como consultor do PNUD-ONU e pesquisador visitante do IPEA. Atualmente, seus trabalhos se concentram na área de avaliação de políticas públicas e em microeconomia do desenvolvimento.

 

Clique aqui para acessar a Galeria de Fotos da solenidade

Daniel Coronel é reconduzido à Direção da Editora da UFSM

 

O economista Daniel Arruda Coronel foi reconduzido pelo Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, ao cargo de Diretor da Editora da UFSM, para uma gestão de mais quatro anos. A Editora tem por finalidade implantar e executar a política editorial da instituição.

Daniel Coronel é Professor Adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais e Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas e de Agronegócios. Atua, também, como colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora UFSM e presidente do conselho editorial (desde 2013); editor associado da Revista Ciência Rural e da Revista Práticas em Administração Pública; acadêmico e membro do conselho fiscal da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do Comitê Assessor da área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs); membro do Conselho Científico Permanente da Editora CRV; membro do Conselho Fiscal da Câmara do Livro de Santa Maria; parecerista de periódicos internacionais e nacionais. Foi professor permanente do PPGA-UFSM (2011-2016), coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fapergs (2015-2017); e secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria (2016). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Ciências Econômicas pela UFSM.

Corecon-RS acompanha formaturas pelo RS

 

Com o objetivo de estreitar ainda mais as relações com os estudantes e com as instituições acadêmicas, o Corecon-RS acompanha todas as solenidades de formaturas dos cursos de Ciências Econômicas das faculdades do Rio Grande do Sul, disponibilizando informações aos estudantes e novos bachareis e esclarecendo-os sobre os objetivos e funções do órgão de representatividade dos Economistas do estado.

Dando início à sequência de formaturas neste ano de 2018, o Conselho estará presente, representado pelo conselheiro Jorge Luis Tonetto, no dia 13 de janeiro próximo, sábado, às 16 horas, no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), acompanhando a solenidade de formatura do Curso de Ciências Econômicas. No mesmo dia, às 19 horas, o economista e professor Alexandre Reis representará a Entidade na solenidade de colação de grau de 11 formandos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Dia 26 de janeiro, o professor da UFPel e conselheiro do Corecon-RS, Felipe Garcia Ribeiro, estará em Santana do Livramento, acompanhando a solenidade de formatura do Curso de Ciências Econômicas da Unipampa, que acontecerá às 19 horas, na sede da AABB.

No dia 16 de fevereiro, o presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, estará presente na solenidade de colação de grau dos formandos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que acontecerá no Ginásio da Vila Esportiva, às 18 horas, em Caxias do Sul. Também na UCS, no dia 3 de março, acontece a formatura integrada da Universidade. Será às 20 horas, no Teatro da UCS, no Bloco M.

Também, no dia 3 de março, o Corecon-RS estará presente na formatura dos alunos do Curso de Ciências Econômicas da Unisinos, que acontecerá às 21 horas, no Anfiteatro Padre Werner, em São Leopoldo.

 

Meurer assume em janeiro como conselheiro federal

O presidente do Corecon-RS, economista Clovis Meurer, assumirá como conselheiro federal suplente, durante solenidade que acontecerá, no dia 25 de janeiro próximo, na sede do Cofecon, em Brasília. Meurer foi eleito durante a Assembleia dos Delegados-Eleitores, realizada no dia 1º de dezembro último, na Sede da Entidade, que encaminhou o novo terço de conselheiros federais para o triênio 2018-2020. Além de Clovis Meurer, tomarão posse os economistas Fernando Aquino Fonseca Neto, Eduardo Rodrigues da Silva, Antonio Ubirajara de Pádua Galvão, Antonio Melki Junior, Maria Auxiliadora Sobral Feitosa e Antônio Corrêa de Lacerda, como efetivos, e Róridan Penido Duarte, Sávio de Jesus Tourinho da Cunha, João Bosco Ferraz de Oliveira, Paulo Salvatore Ponzini e Luiz Antonio Rubin, como suplentes.

 

Aristóteles Galvão assume no Conselho Fiscal do Fórum/RS


O conselheiro Aristóteles Galvão tomou posse, no dia 13 de dezembro último, no Conselho Fiscal do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (Fórum/RS), para o biênio 2018/19. A solenidade ocorreu na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS (OAB-RS), oportunidade em que assumiu a presidência a atual presidente do Conselho Regional de administração do RS (CRA-RS), a administradora Claudia Abreu, e, na vice-presidência, o atual presidente da OAB-RS, advogado Ricardo Breier.

A solenidade contou, ainda, com a posse dos demais representantes dos 27 Conselhos Regionais que integram a entidade. O Fórum representa cerca de um milhão de profissionais no estado do Rio Grande do Sul e tem como missão defender os interesses da sociedade, as prerrogativas dos profissionais, pugnar pela boa aplicação das leis, da justiça social e do desenvolvimento integrado do Estado e do País.

A eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, para os próximos dois anos, foi realizada durante reunião plenária extraordinária, no dia 29 de novembro, na sede do Cremers, em Porto Alegre.

Veja os empossados para a gestão do biênio 2018/2019:

Diretoria Executiva
Presidência – Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS)
1ª vice-presidência - Conselho Regional da Ordem dos Advogados do Brasil do RS (OAB/RS)
2ª vice-presidência – Conselho Regional de Fonoaudiologia do RS (CREFONO/RS)
3ª vice-presidência – Conselho Regional de Educação Física do RS (CREF/RS)
4ª vice-presidência - Conselho Regional Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS)
5ª vice-presidência – Conselho Regional de Medicina (CREMERS)
Secretária geral –Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF-RS)
1º Secretário Adjunto – Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-RS)
2º Secretário Adjunto – Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS)
3º Secretário Adjunto – Conselho Regional de Biomedicina do RS (CRBM-RS)

Conselho Fiscal
1ª titular – Conselho Regional de Biologia do RS (CRBio)
2ª titular – Conselho Regional de Economia do RS (CORECON-RS)
1ª suplente – Conselho Regional de Psicologia RS (CRP-RS)
2ª suplente – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA-RS)
3º suplente – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS)

Fernando Ramos recebe placa do Cofecon


O economista Fernando da Silva Ramos Filho recebeu das mãos do presidente do Corecon-RS, Clovis Meurer, placa do Cofecon, alusiva aos três anos em que esteve como conselheiro federal do órgão. A homenagem aconteceu no dia 18 de dezembro, durante sessão-plenária do Corecon-RS, na Sede da entidade, em Porto Alegre. Fernando Ramos agradeceu a oportunidade e o aprendizado adquirido ao longo desse tempo, durante durante sua atuação junto ao Cofecon.

 

plenria1Clovis Meurer agradeceu a participação e o empenho de seu vice-presidente Rogério Tolfo, dos conselheiros e dos colaboradores do Corecon-RS ao longo deste ano, em especial ao terço de conselheiros que terminam seu mandato agora no início de janeiro de 2018.

Assumirão em janeiro próximo, para um mandato de três anos (2018/20), os economistas Aristóteles da Rosa Galvão, Jorge Luis Tonetto e Lucas Aronne Schifino, como Conselheiros Titulares, e Felipe Garcia Ribeiro, Henrique Brusius Renck e Marivia de Aguiar Nunes, como Conselheiros Suplentes. Também assumirão os economistas Lauro Nestor Renck, como Delegado Eleitor Titular, e Bruno Breyer Caldas, como Delegado Eleitor Suplente.

Noite de festa em entrega de prêmios

 

O Corecon-RS promoveu, na última quinta-feira, dia 14, no Hotel Continental, em Porto Alegre, a solenidade de entrega do “Prêmio Corecon-RS 2017”, o “Prêmio Economista do Ano” e o “Prêmio Destaque Especial em Economia”. Na oportunidade, também foram entregues o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano”, o “Prêmio Reportagem de Economia 2017”, que homenageou os autores das melhores reportagens de Economia de mídia impressa, digital e radiojornalismo. Foi realizada, ainda, solenidade de premiação dos estudantes do ensino médio e fundamental das escolas públicas e privadas do RS, que venceram o V Prêmio de Educação Financeira.

O presidente do Corecon-RS, economista Clovis Meurer, faz a abertura do evento, agradecendo a presença de todos e convidando para acompanhar o Hino Nacional.

meneghetti otimaO economista Alfredo Meneghetti Neto, coordenador da Comissão de Educação Financeira do Corecon-RS, explica os objetivos do V Concurso de Educação Financeira, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Banrisul.

A iniciativa tem como objetivo estimular e desenvolver, junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, das escolas públicas e privadas do RS, a conscientização sobre a importância da economia e da educação financeira na vida do cidadão em nosso País. Para participarem, os estudantes produziram vídeos, com duração de um a três minutos, abordando a importância da “poupança”.

V Concurso de Educação Financeira

3º Lugar

meneghetti e premiadas
Vídeo: “A vida financeira do João”
Alunos: Tainá Fick Noschang e Verônica Temes Lunkes
Escola: Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost
Município: Santo Cristo

 

2º Lugar
biazus e alunas
Vídeo: “Planejar para Evoluir”

Alunos: Gisele Silveira de Oliveira e Ana Caroline Drabach Rosso
Escola: Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, da cidade de Tramandaí.
Município: Tramandaí

Delegado regional do Corecon-RS, economista Milton Biazus, entrega distinção às premiadas.

1º Lugar

lemos

Vídeo: “Banco da Poupança”
Alunos: Yasmin Vitoria Oliveira da Silva e Matheus Gustavo Freddi
Escola: FEMA (Fundação Educacional Machado de Assis)
Município: Santa Rosa

 Ex-presidente do Corecon-RS e atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico em Exercício, economista Leandro de Lemos, à professora Cátia Bullmann, que representou os alunos.

 

Dissertação de Mestrado e de Monografias

A iniciativa tem como objetivo premiar, anualmente, trabalhos de profissionais que atuam na área da economia, de recém mestres dos cursos de Pós-Graduação em Economia e dos recém formados nos cursos de Graduação em Ciências Econômicas, de instituições de Ensino Superior no RS.

thiago alves

3º Lugar

Titulo: “Análise da relação entre capital humano e o crescimento econômico do Brasil”
Autor: Renan Dal’Santo
Orientador: professor Tiago Wickstrom Alves
Universidade: Unisinos

 Professor Tiago Wickstrom Alves entrega o Prêmio ao homenageado Renan Dal´Santo

 

2º Lugar

henri

 

Titulo: “Uber no Brasil: regulamentação e economia compartilhada”
Autora: Paola Behs
Orientador: professor Giácomo Balbinoto Neto
Universidade: UFRGS
Conselheiro federal, economista Henri  Bejzman  entrega ao prêmio à mãe da premiada, sra Lísia Behs.

  

 

priscila

1º Lugar

Titulo: “A Dinâmica de movimento conjunto dos índices de preços das commodities:
Uma aplicação Econométrica”
Autora: Priscila Linck
Orientador: professor Marcos Tadeu Caputti Lélis
Universidade: Unisinos
 

 

Dissertações de Mestrado


3º Lugarnedel clovis pais

Título: “Os efeitos da liberalização financeira externa sobre o desempenho macroeconômico brasileiro, entre 1995 e 2014: um estudo a partir dos modelos MS-VAR e VEC”
Autor: Pedro Perfeito da Silva
Orientador: professor André Moreira Cunha
Universidade: UFRGS

Vereador João Carlos Nedel entrega a distinção aos pais do premiado, Erni José da Silva e Carmen Lúcia Perfeito da Silva


pais2º Lugar

Título: “Uma Abordagem Gravitacional da Evolução do Comércio Potencial Entre o Brasil e Parceiros Asiáticos Selecionados”
Autora: Sílvia Letícia Bampi
Orientador: professor André Filipe Zago de Azevedo
Universidade: Unisinos

Conselheiro federal Henri Bejzman entrega distinção à familiar da premiada

 

yedagiacomo1º Lugar

Título: “Fatores Socioeconômicos e Psicossociais Relacionados à Prevalência da Depressão no Brasil”
Autor: Eduardo Fernandes da Silveira
Orientador: professor Giácomo Balbinotto Neto
Universidade: UFRGS

Ex-governadora e deputada federal, economista Yeda Crusius, entrega distinção ao premiado


Prêmio Reportagem de Economia 2017

Com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS (Sindjors), o Prêmio tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos produzidos, sobre a economia gaúcha, por profissionais em atividade no Estado, nas áreas da mídia impressa, mídia digital e radio jornalismo.

Mídia Impressa

danton

3º Lugar

Matéria: “Maratona pós-colheita"

Autor: Danton José Boatini Júnior
Jornal Correio do Povo

Jornalista de Economia do Ano/2016, Marta Sfredo, entrega distinção ao premiado

fernando

2º Lugar

Matéria: “Cooperativas da Serra crescem na crise”
Autor: Fernando Soares
Jornal Pioneiro

 Presidente da Revista Amanhã, jornalista Jorge Polydoro, entrega a distinção ao premiado

caio

1º Lugar

Matéria: “Transporte ferroviário no RS”
Autor: Caio Cezar Cigana
Jornal Zero Hora

Diretora da ARI, jornalista Thamara Pereira, faz a entrega da distinção ao premiado

Mídia Digital

bruna


Matéria: “A nova Osvaldo Aranha: importante avenida de Porto Alegre vive mudança de ares com novo perfil de empreendimentos”

Autor: Bruna Oliveira
Jornal do Comércio


Economista do Ano/2016, Patrícia Palermo, entrega a distinção à premiada


Radiojornalismo

eduardo matos
Matéria: “Indústria, economia gaúcha e investimento”

Autor: Eduardo Matos
Rádio Gaúcha

Economista Leandro de Lemos faz a entrega da distinção ao premiado



Jornalista de Economia do Ano

esberO jornalista Eugênio Esber, diretor da Revista Amanhã, foi escolhido o “Jornalista de Economia do Ano”. A distinção é concedida pelo Corecon-RS, com o apoio da Associação Rio-Grandense de Imprensa e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS, com o objetivo de homenagear um jornalista, devidamente registrado no Sindjors, que se destacou na sua área de atuação durante o ano. A escolha é feita por membros da ARI, do Sindjors, do Corecon-RS e de faculdades gaúchas que oferecem o curso de Comunicação Social/jornalismo no Rio Grande do Sul.

Eugênio Esber Iniciou sua trajetória há 38 anos na redação do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, e completa, agora, em 2017, três décadas de atuação no jornalismo econômico. Como diretor de Redação da Revista e do Portal AMANHÃ, e diretor de Conteúdo do Instituto AMANHÃ, Esber atua na coordenação do Projeto Cenários de AMANHÃ, que há mais de 20 anos promove a discussão de caminhos e modelos inspiradores para o desenvolvimento da economia gaúcha. Também comanda a execução de projetos de AMANHÃ com foco na Região Sul, entre eles os rankings 500 Maiores do Sul, Campeãs de Inovação e Top of Mind. Em 2017. Foi finalista do Prêmio “Os mais admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças”, promovido por Jornalistas & Cia., de São Paulo. No âmbito do RS, Eugênio Esber teve seu trabalho reconhecido por entidades como o PGQP e a Abimec-Sul, tendo sido agraciado, ainda, pelo Prêmio Bovespa de Jornalismo. Pelo “Projeto Educação”, de AMANHÃ, recebeu o título de “Jornalista Amigo da Criança”. Formado pela PUCRS, Esber foi repórter especial, editor e “ombudsman” do Jornal Correio do Povo. É sócio da Novo Texto, empresa pela qual ministrou workshops na área da comunicação em vários estados brasileiros. Escreveu a peça de treinamento “O drama” e “A comédia de ser notícia”. Em 2017, lançou a biografia “Um certo Mr. Elbling”, pela Editora Bookman.

Economista Destaque Especial 2017

edgarO economista Edgar Irio Simm foi escolhido o “Economista Destaque Especial do Ano de 2017”. A homenagem é outorgada aos profissionais de Economia, registrados no Corecon-RS, que tiveram destaque ao longo de sua vida profissional.

O vice-presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, acompanhado dos conselheiros Aristóteles Galvão, Bruno Breyer Caldas, Darcy Carvalho dos Santos, Filipe Grisa, Guilherme Steim, Jorge Melo e Simone Magalhães, fazem a entrega do "Prêmio Economista Destaque Especial 2017" a Edgar Simm. .

Edgar Simm é formado em Ciências Econômicas pela UFRGS e pós-graduado em Economia Agrícola na Universidade de Wisconsin (EUA). Foi Diretor do IEPE e da Faculdade de Economia da UFRGS. Professor da Faculdade de Economia da PUCRS. Foi Secretário da Agricultura do Estado do RS de 1971 a 1975 e por duas vezes Secretário Municipal da Fazenda em Porto Alegre.

Economista do Ano 2017

simoneO economista Antônio Newton Corrêa da Luz foi escolhido o “Economista do Ano de 2017”. A iniciativa do Corecon-RS é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público, por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional.

Os ex-presidentes do Corecon-RS, economistas Antonio Carlos Brites Jaques, Lauro Renck, Leandro de Lemos, Paulo Lucho e Simone Magalhães, acompanhados dos ex-vice-presidentes Carlos Abel e Everton Lopes, entregam o título de Economista do Ano a Antônio da Luz. 

Antônio da Luz é economista formado pela UFRGS, Mestre em Economia pela UFRGS e Doutorando em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS, além de ser pós-graduado em Master Business Economics e também Derivativos Financeiros. Atua como Economista-Chefe do Sistema Farsul e professor Titular das disciplinas de Comercialização e Microeconomia em cursos de Pós-Graduação (Especialização e MBA) na ESPM. Foi conselheiro do Corecon-RS e atuou como economista da Agenda 2020 e também como Corretor de Bolsa de Valores Mobiliários. Antônio da Luz é um dos 89 economistas brasileiros e estrangeiros que são consultados pelo Banco Central para elaboração do Relatório Focus com as expectativas de mercado para PIB, Inflação, Juros, Câmbio, etc.

O presidente Clovis Meurer encerra oficialmente o evento, convidando os presentes para acompanharem o Hino Riograndense e registrando o convite para o coquetel de encerramento.

Para acessar a galeria de fotos do evento, clique aqui

Pagina 1 de 31