programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

banner alerta-golpe

banner golpe2

SETORES CORECON-RS

Setor de Cobrança
(segunda via de boleto e valores devidos)
cobranca@coreconrs.org.br | financeiro@coreconrs.org.br

Setor de Registro
(cancelamento e registro novo) 

Setor de Fiscalização  fiscal@coreconrs.org.br

Setor Jurídico  juridico@coreconrs.org.br 
 
 

Banner servicos online

servicos online post site 550

Vagas para Economistas

Analista de Planejamento e Performance III
 
LOJAS RENNER
Inscrições internas até 15/04

DESCRIÇÃO DA VAGA
Estamos buscando uma pessoa Analista de Planejamento e Performance para compor o nosso time.

REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES
  • Formação Completa em Engenharias, Economia, Contabilidade e Administração;
  • Capacidade analítica e de resolução de problemas;
  • Capacidade de síntese e de preparação de materiais executivos;
  • Domínio de Excel e Power point;
  • Familiaridade com Power BI.
 

O Corecon e a sociedade gaúcha

 

simone ed

 

Simone Magalhães
Economista, presidente do Corecon/RS
Corecon/RS nº 6352

 

Quais os seus planos frente ao Corecon/RS?

Nosso objetivo maior é valorização da profissão do Economista. Temos hoje, no Rio Grande do Sul 18 cursos de Ciências Econômicas, e a nossa meta é fortalecer a relação com essas universidades, estreitando esse convívio, aproximando-se  cada vez mais dos estudantes de Economia e, também, dos profissionais economistas de todo o estado. Queremos dar todos os subsídios e apoio para as associações de economistas do interior, que já têm um histórico de relações com suas cidades e com os diversos segmentos dentro das comunidades em que estão inseridos. E isso, para nós, é muito importante.  Vamos dar continuidade a um projeto especial do Corecon/RS, que é o fortalecimento da participação do Economista no mercado de trabalho, tanto da área publica quanto da área privada.

E, neste contexto, qual a importância da função do Corecon como órgão fiscalizador?

Não apenas o Corecon do Rio Grande do Sul, como os de outros estados, também têm uma função importante como órgão fiscalizador legal da atividade do Economista no mercado de trabalho. Temos uma área de fiscalização, onde verificamos e acompanhamos os profissionais de Economia, assim como empresas da área, que atuam no mercado sem o devido registro no órgão superior da categoria. Existem bacharéis em Economia que não estão registrados nos conselhos regionais, e, portanto, não podem, por força de Lei, se intitular economistas sem o devido registro. Mas a nossa função também é de esclarecer sobre a importância de o profissional estar registrado no seu órgão de representação máxima para o exercício legal e o fortalecimento de sua profissão.

Com o passar do tempo, o perfil das atividades vão se modificando. Como estão as funções privativas dos economistas?

Hoje, no Brasil, o Economista atua em 49 áreas macros de atividades. Cada uma dessas áreas divide-se em diversas outras, micros. Nós temos, por exemplo, Perícia na área econômico-financeira, que é uma atividade  especifica do Economista, avaliação de empresas, progressos de avaliação, de investimentos, entre outras, extremamente específicas, em que o Economista tem sido bastante atuante. Ainda, tanto na iniciativa privada como na iniciativa pública, o Economista tem uma função de gestor. Afinal,  para que possamos executar nossa atividade, a gestão dos trabalhos e da equipe é fundamental. O profissional da Economia, hoje, é muito demandado também para levar o esclarecimento à população sobre a realidade dos acontecimentos no dia a dia. E as pessoas têm que estar bem informadas sobre questões básicas que a envolvem na sua rotina de vida, como o seu controle financeiro, da sua família, enfim, que vão lhe proporcionar maior crescimento e qualidade de vida. E a nossa função, além de informar, é esclarecer a sociedade sobre as melhores alternativas para o enfrentamento, por exemplo, da crise que vivenciamos.

Quais os planos do Corecon/RS para o interior do estado?

Hoje, nós temos a Associação dos Economistas da Região Sul do Rio Grande do Sul, a Aeconsul, cuja sede está situada na cidade de Pelotas, além da Delegacia Regional, também naquele município. Temos a Associação dos Economistas da Serra Gaúcha, a Ecoserra, localizada na cidade de Caxias do Sul, onde também está localizada a nossa Delegacia Regional. Em Passo Fundo, temos a Asseplam, Associação dos Economistas do Planalto Médio, que, no ano passado completou 50 anos de existência. Vamos ver a possibilidade de reativar a Associação dos Economistas dos Vales do Taquari e Rio Pardo, que até poucos meses funcionava na cidade de Lajeado. Queremos, portanto, dar todos os subsídios e apoio para essas associações de economistas, que já têm um histórico de relações com suas cidades e com os diversos segmentos das comunidades em que estão inseridos. Temos, ainda, um programa de interiorização, em que visitamos as principais cidades do interior do Rio Grande do Sul, reunindo-nos com as universidades, prefeitos, juízes, empresários e com a sociedade como um todo, levando ao conhecimento das pessoas a real importância da atividade do Economista, a situação do mercado de trabalho e a importância do Corecon/RS nesse contexto. Temos, ainda, a Semana do Economista, que acontece na primeira semana de agosto e que possui um forte envolvimento das entidades representativas de nossa categoria com as universidades, oportunidade em que os economistas de todo o estado mobilizam-se em torno das melhores alternativas de atender, através de sua atividade, à sociedade como um todo.

Que propostas tem o Corecon/RS na área de qualificação e cursos?

É fato que nenhuma graduação, seja do curso de Ciências Econômicas, como dos outros cursos, prepara totalmente o profissional para o mercado, que está a cada dia mais concorrido e exigente. Nos anos anteriores, um trabalho de qualificação já vinha sendo feito, através de cursos realizados em universidades, no próprio Corecon/RS, ou de convênios com faculdades. Exemplo disso é o convênio com a Fadergs, em que nossos economistas têm desconto para participarem de qualquer curso de pós-graduação. Pretendemos intensificar o número de cursos, tanto na capital quanto no interior do estado, com o apoio das universidades na formação de turmas, e ampliar o número de convênios com instituições de ensino, interação esta que é fundamental para a melhor qualificação dos nossos profissionais. Estamos, também, estudando a criação de outras frentes de qualificação.