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Feiras para contatos e negócios

São milhões de pessoas que aguardam estas feiras para conhecerem os lançamentos de novos bens e/ou serviços apresentados pelas empresas do setor. Os compradores interessados nos produtos atuais e nos lançamentos agendam visitas e entrevistas com os vendedores. Geralmente, são ávidos para conhecerem as tendências e os desempenhos dos setores. Nas principais feiras de negócios, os organizadores convidam a imprensa especializada, formadores de opinião e os tomadores de decisões para contribuírem na promoção, divulgação e análise da oferta, gerando testemunhos e veiculações de textos, audiovisuais nos mais diversos meios de comunicação. É um grande trabalho de relações públicas.

Segundo as estratégias de vendas das empresas, as Feiras de Negócios podem ser focadas ao público final consumidor (B2C – Business to Consumer) ou para empresas (B2B – Business to Business) integrantes do sistema da distribuição definida. Existem feiras que combinam o B2B com o B2C, quando abrem seus acessos aos públicos residentes nos últimos dias. Convém salientar que, para muitos profissionais, as feiras de negócios são as mais eficientes possibilidades para o marketing de relacionamento e para a comercialização nos mercados. Além disso, também podem ser consideradas patrimônios comunitários fortalecendo a economia local e apoiando o desenvolvimento cultural e social.

Durante os eventos, são injetados recursos financeiros passando obrigatoriamente pelos serviços disponíveis, principalmente nos transportes utilizados, alimentos e bebidas e hospedagens, completados com outros serviços do bem receber. É óbvio que essas feiras estão cada vez mais profissionalizadas e com utilizações de avanços tecnológicos apoiando os contatos humanos.

Ainda são distribuídos materiais gráficos, incluindo cartões pessoais. Entretanto, já são destaques as utilizações de ferramentas tecnológicas como óculos da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Ampliada (RA) e o aumento de utilizações e demonstrações com robôs e da Inteligência Artificial (IA). Entretanto, degustações da gastronomia típica, peças artesanais, expressões artísticas culturais incluindo músicas e danças, ainda conseguem atrair visitantes, principalmente nas Feiras de Negócios compatíveis com as propostas das empresas e da atmosfera mercadológica adequada. É o pensar global, com ação local, também conhecido como “Glocal”. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social
www.peloscaminhosdoriogrande.com.br