slogan

SELO ENEF RGB 01

Seja qual for o seu motivo, faça um mundo com mais Economia.

Oportunidades

cadastro economista

0102

 

material didatico

cursos

05

06

 

novo boletim banner

boletim semanal

09

ASSOCIACAO ECONOMISTAS

TV Corecon Capa

canal corecon rs

artigos

INDICADORES ESTATISTICAS

Economia em Dia

Sem euforia, apenas esperança

maria carolina gulloMaria Carolina Rosa Gullo
Economista, diretora Conhecimento de Ciências Sociais/UCS, Diretoria de Economia, Finanças e Estatísticas CIC/Caxias do Sul

Ver a matéria

Iniciativa para ser e crescer


Invista tempo e recursos em ideias que possam abrir o caminho do crescimento.

Por Derly Fialho | Diretor-superintendente do Sebrae/RS

Questão recorrente entre empreendedores: qual o segredo para que meu negócio seja bem-sucedido? Ao longo dos anos, refletindo sobre as muitas respostas a essa pergunta, tenho observado que algo com forte presença na origem dos empreendimentos acaba ficando no meio do caminho. E passa a fazer falta para o desenvolvimento dessas organizações. Refiro-me à iniciativa.

Não existe fórmula mágica para avançar. Todavia, há princípios que devem estar sempre presentes, como parte da agenda diária do empresário que quer chegar mais longe. Entre esses princípios se destaca a atitude que marca o ponto de partida. Foi ela que impulsionou os primeiros passos para transformar em realidade material o que era apenas uma ideia, uma intenção. E será ela que, ao longo do tempo, promoverá estas duas quase mágicas metamorfoses: a do pensamento em ação e a da ação em resultado.

Quem pôs um empreendimento em marcha precisará de iniciativa para extrair o melhor rendimento possível de si mesmo e dos que consigo trabalham. Precisará de iniciativa para avaliar e reavaliar, definir e redefinir objetivos. Iniciativa é marca da liderança e se move com a energia que vem da mobilização das esperanças comuns. A cadeira atrás do balcão pode significar um posto de trabalho, mas não pode representar uma atitude, nem uma zona de conforto, mesmo quando tudo está dando certo. Quem diz que não se mexe em time que está ganhando esqueceu que seu competidor não deve estar gostando disso e vai se mexer. Pensar em inovações e ter a iniciativa para implementá-las é fundamental para a vida das organizações de qualquer porte.

Isso possui ainda maior valor em cenários de crise. Pouco adianta ficar reclamando do que está errado se você não agir para inverter o jogo a seu favor. Invista tempo e recursos em ideias que possam abrir o caminho do crescimento. Por outro lado, muitos negócios têm vida curta porque a decisão que lhes deu origem foi adotada de modo afoito, sem adequada compreensão do ambiente em que iriam operar. Daí a importância de que a iniciativa seja calibrada pela experiência e pelo conhecimento técnico, que é a matéria-prima do Sebrae. Nos procure! Certamente será uma boa iniciativa.

 

texto publicado originalmente em Zero Hora 03/05/2017 - http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/noticia/2017/05/derly-fialho-iniciativa-para-ser-e-crescer-9785012.html