programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Antônio da Luz é escolhido Economista do Ano


O economista Antônio da Luz foi escolhido o Economista do Ano 2017. A iniciativa do Corecon-RS é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.

Antônio da Luz é economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Economia (UFRGS) e Doutorando em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS, além de ser pós-graduado em Master Business Economics e também Derivativos Financeiros. Atua como Economista-Chefe do Sistema Farsul e professor Titular das disciplinas de Comercialização e Microeconomia em cursos de Pós-Graduação (Especialização e MBA) na ESPM. Atuou como economista da Agenda 2020 e também como Corretor de Bolsa de Valores Mobiliários. Antônio da Luz é um dos 89 economistas brasileiros e estrangeiros que são consultados pelo Banco Central para elaboração do Relatório Focus com as expectativas de mercado para PIB, Inflação, Juros, Câmbio, etc. Ex-conselheiro do Corecon-RS.

Os candidatos ao “Prêmio Economista do Ano” são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações e sociedades, entre outras, sediadas no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico. Integraram a Comissão os economistas Henrique de Abreu Grazziotin  (BRDE), Paulo Roberto Lucho (Sefaz) e Vanclei Zanin (FEE), indicados pelo Setor Público; Patrícia Ullmann Palermo (Fecomércio),  Pedro Lutz Ramos (Sicredi) e André Francisco Nunes de Nunes (Fiergs), indicados pelo Setor Privado; e Milton André Stella (PUCRS), Rodrigo Nobre Fernandez (UFPel) e Marcelo De Carvalho Griebeler (UFRGS), indicados pelo Setor Acadêmico.

O Prêmio será entregue durante solenidade oficial no dia 14 de dezembro, às 20 horas, no Hotel Continental (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77, Porto Alegre. Na oportunidade, também serão homenageados os vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2017” – que premia as melhores dissertações de Mestrado, artigos técnicos ou científicos e monografias ou trabalhos de conclusão de Curso –, o “Prêmio Corecon-RS de Reportagem de Economia 2017” e o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano/2017”. Também serão entregues os prêmios dos vencedores do V Concurso de vídeos sobre educação financeira.