programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Chapa 1, “Renovação e Afirmação: Corecon Sempre Novo” vence eleições no Corecon-RS

A Chapa 1, “Renovação e Afirmação: Corecon Sempre Novo”, venceu as eleições para renovação de um terço do Conselheiros Efetivos e Suplentes do Corecon-RS e de Delegado Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon.


Assumirão, em janeiro próximo, para um mandato de três anos (2018/20), os economistas Aristóteles da Rosa Galvão, Jorge Luis Tonetto e Lucas Aronne Schifino, como Conselheiros Titulares, e Felipe Garcia Ribeiro, Henrique Brusius Renck e Marivia de Aguiar Nunes, como Conselheiros Suplentes. Também assumirão os economistas Lauro Nestor Renck, como Delegado Eleitor Titular, e Bruno Breyer Caldas, como Delegado Eleitor Suplente.

A chapa vencedora somou 319 votos de um total de 493 votos válidos, enquanto a Chapa 2, “Comprometimento, Integração e InovAÇÃO” obteve 174 votos. Foram contabilizados ainda 21 votos em branco e 20 votos nulos.

As eleições do Sistema Cofecon/Corecons, que contaram com voto eletrônico realizado em 21 estados brasileiros, ocorreram ao longo dos dias 30 e 31 de outubro, com os resultados de todo o País divulgados oficialmente ainda na noite de terça-feira, dia 31.

O presidente do Corecon-RS, economista Clovis Meurer, parabenizou os participantes do processo eleitoral pelo sucesso do pleito. “Um processo claro, transparente e participativo, que tem como único objetivo o fortalecimento cada vez maior da profissão do Economista”, afirmou.

Ao longo dos dois dias de votação, o Corecon-RS disponibilizou um computador para os economistas que optassem por realizar seu voto na sede do Conselho. Da mesma forma, as delegacias regionais do Conselho em Caxias do Sul e em Pelotas disponibilizaram equipamentos para o processo eleitoral presencial.

 

Confira os novos conselheiros regionais e delegados do Corecon-RS, eleitos para o triênio 2018/2020

Conselheiros Titulares:

Aristóteles da Rosa Galvão

Economista formado pela PUCRS em 1976, pós graduado em economia empresarial, atua como perito e na área de consultoria empresarial há mais de 30 anos, foco em perícia judicial, consultoria em gestão empresarial, avaliação de empresas, fusões e aquisições, dissoluções societárias, captação de novos sócios investidores, dentre outros. Possui trabalhos executados com sucesso para as empresas Quero Quero (RS), Tok (RS), Paquetá Calçados (RS), Gaston (RS), dentre outros. Conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon) do RS nos exercícios 2008 a 2013. Atual Conselheiro dessa entidade desde 2015. Vogal da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) nos exercícios 2006 a 2013, sendo Perito e Avaliador dos Poder Judiciário Estadual e Federal.

Jorge Luis Tonetto
Jorge TonettoGraduado em Ciências Econômicas e Ciências Jurídicas e Sociais. Pós-graduado em Ciência Política (PUCRS), Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal (FGV/ESAF/União Européia), Gestão de Sistemas (UFRGS), Theory and Operation of Modern National Economy" (George Washinton University). Atualmente é Auditor-Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do RS, exercendo o cargo desde 1993. Foi Coordenador Executivo do GEFIN/CONFAZ e Diretor Técnico da ABRASF. Já ocupou os cargos de Secretário da Fazenda de Porto Alegre, Secretário de Planejamento de Santo Ângelo, Subsecretário adjunto do Tesouro do Estado por duas vezes, Superintendente administrativo e financeiro da Assembleia Legislativa do RS. Professor de Economia da PUCRS na Área de Finanças Internacionais e Economia do Setor Público. Prêmio destaque IBEF 2015 - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

Lucas Aronne Schifino
Lucas Aronne SchifinoEconomista formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Economia Aplicada na mesma universidade. Recebeu o segundo lugar no prêmio de melhor dissertação de Mestrado do Conselho Regional de Economia em 2013. Foi professor das Faculdades São Francisco de Assis e atualmente é professor de pós-graduação da UniRitter. Participou como autor do livro “O Rio Grande tem saída?”, lançado em 2014. Atua como economista no Sistema Fecomércio-RS/SESC/SENAC desde 2011, ocupando atualmente o cargo de gerente da Assessoria Parlamentar.

 

Conselheiros Suplentes:

Felipe Garcia Ribeiro
Felipe Garcia Ribeiro

Professor adjunto III do departamento de Economia da UFPel, onde é coordenador do mestrado em Economia. É também pesquisador do CNPq. Formado economista pela UFRGS (2006), e mestre e doutor em Economia pela FGV-SP (2009 e 2013). Tem experiência como pesquisador assistente do C-micro/FGV e da FIPE, como consultor do PNUD-ONU e pesquisador visitante do IPEA. Atualmente, seus trabalhos se concentram na área de avaliação de políticas públicas e em microeconomia do desenvolvimento.

 

Henrique Brusius Renck

Henrique Brusius Renck

 

Economista, bacharel e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, MBA pela Samuel Curtis Johnson Graduate School of Management, Cornell University. Tem passagem pelas empresas Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE (analista de projetos econômico-financeiro e chefe do Departamento de Recursos Humanos), eCornell (analista de inteligência de mercado) e CRP Companhia de Participações (analista de investimentos).

 

Marivia de Aguiar Nunes
Marivia NunesGraduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Economia Regional pela PUCRS, atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), trabalha como analista na Gerência de Análise Técnica - área de Estudos Econômicos - no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e é Professora Assistente na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS). Atuou como analista financeira de projetos de investimento na Excelência Energética Consultoria Empresarial LTDA (São Paulo, SP) e como estagiária na Unidade de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Trabalhou ainda na Área de Análise de Investimentos da Solidus SA Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários.

Delegado Eleitor Titular:

Lauro Nestor Renck
Lauro Nestor Renck
Economista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, pós-graduado nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Planejamento (FDRH/RS), Planejamento do Desenvolvimento Nacional (IPEA/CENDEC/ILPES), e Câmbio e Operações Financeiras com o Exterior (EPGE/FGV); atua profissionalmente junto à Gerência de Planejamento da agência gaúcha do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE onde ingressou em 1976; exerceu a docência junto ao Departamento de Economia da Universidade Luterana do Brasil entre 1989 e 2000, foi diretor técnico da Junta de Coordenação Financeira do Estado do Rio Grande do Sul e Conselheiro e Presidente do Conselho Regional de Economia da 4a Região/RS.

Delegado Eleitor Suplente:

Bruno Breyer Caldas
Bruno Breyer Caldas
Pesquisador em Economia na Fundação de Economia e Estatística, Editor-Chefe do periódico Ensaios FEE e Professor Adjunto na FADERGS, além de já ter trabalhado com perícia e consultoria econômica. Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS), Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças (PPGA/UFRGS), e Doutor em Economia (PPGE/UFRGS), com um período como aluno visitante na NOVA School of Business and Economics de Lisboa.

 

Para conferir os resultados das eleições do Sistema Cofecon/Corecons, em todo o País, clique aqui