slogan

SELO ENEF RGB 01

Seja qual for o seu motivo, faça um mundo com mais Economia.

Tecnologia virtual e a ética profissional foi tema de Seminário promovido pelo Fórum dos Conselhos



O Forum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas no RS promoveu, no dia 6 de outubro último, no auditório do Ministério Público do Estado do RS, o Seminário “A tecnologia virtual e a ética profissional”, que reuniu representantes, diretores, conselheiros e agentes fiscais dos Conselhos federais do RS e de outros estados brasileiros, para discutir temas relacionados à comunicação e a responsabilidade ética com as mídias sociais.

A vice-presidente do Fórum dos Conselhos e presidente do Conselho Regional de Administração do RS, Cláudia de Souza Pereira Abreu, que esteve no evento representando o presidente Antônio Carlos Palácios, alertou para a necessidade de se buscar uma linguagem mais adequada para a comunicação através das mídias sociais, com base nos códigos de ética que regulam os conselhos profissionais.

O Assessor de Relações Institucionais do Conselho Regional de Farmácia e Coordenador do Grupo de Agentes Fiscais do Fórum dos Conselhos, farmacêutico Everton Borges, ressaltou a necessidade da definição de um representante de referência em cada Conselho profissional como forma de distribuir internamente as demandas do Fórum. “Sabemos que existem dificuldades de comunicação interna nos Conselhos e essa iniciativa vai, sem dúvida, melhorar a presença efetiva de cada Conselho nesse conjunto todo, que promove muitas ações”.

antonio

Para o fiscal do Corecon-RS, economista Antonio Hickmann, o encontro foi fundamental para esclarecer dúvidas importantes sobre a tecnologia virtual, “que está presente em nossa rotina diária de trabalho, por ser uma excelente ferramenta de trabalho na fiscalização”. Por outro lado, ela tem sido utilizada para cometer crimes virtuais que violam as éticas das profissões regulamentadas”, acrescentou. “Por isso, os Conselhos devem estar atentos à essa evolução, inclusive com a atualização de seus códigos de ética”, finalizou. Também estiveram presentes no Seminário a fiscal do Corecon-RS, economista Inara dos Santos Betat, e o superintendente do Corecon-BA, Bruno Pires (À direita na foto).

A programação do Fórum, que também contou com a presença do promotor de Justiça da Infância e Juventude, Júlio Almeida, integrou ainda o VII Seminário de Fiscalização Profissional, o II Encontro de Conselhos Profissionais e Ordens e o II Encontro Nacional de Agentes Fiscais.