slogan

SELO ENEF RGB 01

Seja qual for o seu motivo, faça um mundo com mais Economia.

Região serrana discutiu seus aspectos econômicos e sociais

 


A Universidade de Caxias do Sul (UCS) sediou, nos dias 2 e 3 de outubro, XVI Encontro sobre os Aspectos Econômicos e Sociais da Região Nordeste do RS (ESAES). Os trabalhos foram abertos com a mesa de debates intitulada “Novo ciclo Econômico na Economia de Caxias do Sul”, que contou com as participações de Carlos Heinen, Secretario de Desenvolvimento Econômico do Município, Alexandre S.Alves de Messias, Economista e diretor do Departamento de Economia da CIC e Diego Dall’Agnol, Secretário do Convention & Visitors Bureau de Caxias do Sul, e com a mediação da economista Maria Carolina da Rosa Gullo ,Diretora da Área de Ciências Sociais da UCS.

Ao longo dos dois dias, foram apresentados 54 estudos acadêmicos previamente inscritos para o Encontro. Os paineis abordaram temas como Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural; Crescimento, Desenvolvimento e Meio ambiente; Finanças Públicas; História Econômica e Social Regional; Cadeias Produtivas e Sistemas Locais de Produção; Inovação e Competitividade; Setor Externo; Turismo e Desenvolvimento; Emprego e Mercado de Trabalho; Tecnologia de Informação e Comunicação aplicada ao Turismo.
Realizado pelo Curso de Ciências Econômicas e o Programa de Pós Graduação em Turismo e Hospitalidade – Doutorado e Mestrado da Universidade, o evento teve como objetivo oportunizar aos acadêmicos e pesquisadores das áreas de Economia, Administração, Direito, Comunicação e Turismo, entre outros, um espaço de discussão em que possam apresentar suas mais recentes produções científicas voltadas ao tema central.

Prestigiaram o evento o Presidente da Associação dos Economistas da Serra (Ecoserra), economista Carlos Vanderlei da Silva, e o Delegado Regional do Corecon-RS, economista Milton Biazus.