programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Prêmio ABDE-BID de Artigos divulga lista de vencedores

O trabalho “Os mercados de títulos verdes nos países em desenvolvimento e o papel do Novo Banco de Desenvolvimento”, de Rafael Antonio Anicio Pereira (USP) e Marcelo Milan (UFRGS), foi agraciado com a primeira colocação, Categoria II Finanças Verdes, do Prêmio ABDE-BID de Artigos 2017. 

A lista dos vencedores foi divulgada pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na última segunda-feira, dia 18. No dia 13 de dezembro será a vez dos ganhadores serem premiados durante o Fórum do Desenvolvimento, que ocorre em Belo Horizonte, que contará com a presença de nomes como o professor de Cambridge, Ha-Joon Chang, e do especialista em cooperativas de crédito e professor da Universidade de Pula, Milford Bateman.

Os vencedores em cada categoria receberão R$ 8 mil, com os segundos colocados sendo agraciados com R$ 4 mil. Os artigos premiados serão publicados em livro, lançado durante o evento.

Em sua quarta edição, o Prêmio ABDE-BID de Artigos contou com três categorias: Desenvolvimento em Debate (I), Finanças Verdes (II), e Sistema OCB (III): Cooperativismo de Crédito e Desenvolvimento. A ideia foi estimular a produção de trabalhos acadêmicos dedicados ao financiamento do desenvolvimento, em especial sobre o Sistema Nacional de Fomento (SNF), levando à reflexão sobre o aprimoramento e a importância do fomento produtivo e sua efetividade no desenvolvimento sustentável. O Prêmio teve, nesta edição, 34 trabalhos inscritos, sendo 17 na Categoria I, 5 trabalhos na Categoria II e 12 na Categoria III.

Confira os nomes dos vencedores e o título dos trabalhos:

Categoria I – Desenvolvimento em Debate

1º colocado: Estrutura produtiva e crescimento: uma análise comparativa de Brasil, Austrália e Canadá, de Larissa Vieira Resende (UFMG/NApq) e João Prates Romero (UFMG/Cedeplar);

2º colocado: Concentração de mercado no sistema financeiro nacional e regulação concorrencial: implicações sobre a eficácia da regulação financeira e o desenvolvimento brasileiro, de Márcio Roberto Moran (USP).

Categoria II – Finanças Verdes

1º colocado: Os mercados de títulos verdes nos países em desenvolvimento e o papel do Novo Banco de Desenvolvimento, de Rafael Antonio Anicio Pereira (USP) e Marcelo Milan (UFRGS);

2º colocado: Expansão pecuária no Brasil e proposição metodológica de cálculo da produtividade em termos de sustentabilidade ambiental, de José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho (IPEA).

Categoria III – Sistema OCB: Cooperativismo de Crédito e Desenvolvimento

1º colocado: Estrutura de diversificação das cooperativas de crédito brasileiras, de Laís Karlina Vieira (IFMG) e Valéria Gama Fully Bressan (UFMG);

2º colocado: Impenhorabilidade das quotas nas sociedades cooperativas de crédito, de Ademir Cristofolini (Schmitt e Cristofolini).