programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Balreira assume Diretoria-Executiva da SMAS de Pelotas



Diplomado em Ciências Econômicas e em Direito, e pós-graduado em Processo Civil, Trabalhista e Penal pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), o
 economista Cláudio Balreira (Corecon-RS Nº 4651) assumiu, em fevereiro último, a Diretoria-Executiva da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pelotas. Balreira responde pelo Cadastro Geral, Financeiro, Recursos Humanos e Planejamento do Órgão, e é o novo gestor do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fundica).

 

 

 



Qual é o orçamento destinado ás ações sociais do município?

O orçamento previsto é de R$ 21.898.570,00.

São recursos próprios?

A maior parte sim. Os recursos têm participação do governo federal, sendo a composição 76,6% de receita do município e 23,4% do governo federal.

Que tipo de ações estão contempladas pelos planos sociais do Município?

Atendendo à missão da Prefeitura Municipal de Pelotas, as nossas ações buscam satisfazer as necessidades do cidadão por meio da prestação de serviços públicos qualificados, garantindo, com isso, a organização da cidade. Com o objetivo de atender esse objetivo, são executadas ações, como ofertar aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social atividades que proporcionem o acesso aos direitos de acordo com suas necessidades, garantindo uma intervenção qualificada, através do SUS, a todos usuários que dele necessitam. A intenção, com isso, é garantir ao cidadão provisão de proteção social em todos níveis, possibilitando o atendimento de suas necessidades com qualidade. Da mesma forma, a execução de serviços socioassistenciais de qualidade e políticas de proteção e prevenção à violência, ofertados pela Rede de Proteção Social em todos níveis de complexidade. Temos aqui os Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), que são ofertados por entidades conveniadas parceiras na execução da política de assistência social do Município. Da mesma forma, o acesso à orientação especializada dos filhos, através do PRÉ-ENEM nos bairros que representa a possibilidade de disputa de vaga e de acesso ao ensino superior pelas camadas socialmente excluídas. Investimos também na qualificação para o trabalho, proporcionando à população capacitação profissional através dos cursos do Programa Capacitar Pelotas, que ofereceu 813 vagas distribuídos em cursos de artesanatos patchwork, em EVA, pintura em tecido pintura e reciclagem em vidro, bordados, crochê, além de oficina de culinária e atividades de esporte e lazer como jiu jitsu e aero samba.

E a gestão da segurança social?

A Secretaria possui eixos muito importantes para a atuação da atual gestão, pois através da prestação de serviços à comunidade busca satisfazer as necessidades básicas da população em vulnerabilidade social, garantir justiça social através de oportunidades de inserção no mundo do trabalho e proporcionar segurança à população através de ações de prevenção à violência. Mantemos 12 abrigos, com quase 200 pessoas acolhidas, morando nas nossas casas. Possuímos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com mais de 10 mil famílias referenciadas, além dos oito Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizados na periferia da cidade, com quase 200 crianças atendidas em turno inverso ao da escola. Ainda, nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), são atendidos idosos em risco, mulheres vítimas de violência, menores infratores cumprindo medidas sócioeducativa, entre outras ações. Temos um plantão social o qual concede benefícios eventuais como roupas e alimentos e também possuímos um setor exclusivo de atendimento para pessoas com deficiência.

Como gerir esses recursos de forma adequada ás necessidades das diferentes áreas?

Esses recursos são aplicados através de projetos e de gestão plena.

Quais os critérios de distribuição desses recursos?

Os critérios seguem a Política Nacional de Assistência Social, distribuídas por polos ou blocos de proteção aos mais necessitados.

São recursos suficientes para atender a todas as demandas da área?

Não. Não são suficientes para atender a todas as necessidades sociais e econômicas do público-alvo.