programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Patrícia Palermo é Economista do Ano e Ário Zimmermann, Economista Destaque

A economista Patrícia Palermo foi escolhida a Economista do Ano, edição 2016. A iniciativa, do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon/RS), é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado, ao longo do ano, por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.

Patrícia Palermo é Economista, formada com láurea acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e reconhecida com o prêmio de Melhor Desempenho no Curso pelo Corecon/RS. É mestre e doutora em economia aplicada pela mesma universidade. Foi duas vezes prêmio "Jovem Pesquisador UFRGS/CNPq" na área de sociais aplicadas. É uma das autoras do livro “A crise econômica internacional e os impactos no Rio Grande do Sul”, primeira publicação em língua portuguesa a estimar os impactos da crise financeira internacional 2008/2009 e do livro “O Rio Grande tem Saída?”, publicado em 2014. É professora da ESPM Sul desde 2004, onde leciona nos cursos de Graduação em Administração e Relações Internacionais. Também, desde 2004, é professora das Faculdades São Francisco de Assis nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração, Direito e Contabilidade, e, a partir de 2013, passou a integrar a equipe de professores da Pós-Graduação em Administração da Uniritter. Professora da Perestroika Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Foi economista da equipe que elaborou a Agenda 2020. Atuou como economista da FIERGS por sete anos e desde 2011 é Economista-Chefe do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.

Os candidatos ao “Prêmio Economista do Ano”, outorgado pelo Corecon/RS, são indicados por entidades públicas, privadas, universidades, entidades de categoria, tais como associações, sociedades e sindicatos, entre outras, sediados no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico.

Economista Destaque do Ano

O economista Ário Zimmermann foi escolhido o Economista Destaque Especial do Ano de 2016. A homenagem é outorgada aos profissionais de Economia, registrados no Corecon/RS, que vem tendo destaque ao longo de sua vida profissional.

Com graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia pela UFRGS Ário Zimmermann é professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais desde 1976, professor Titular desde 1989 e professor com Dedicação Exclusiva (DE) desde 2007. Tem atuado em Economia com ênfase em economia do setor público, finanças públicas, planejamento e orçamento público e programas de bem-estar-social. Foi Chefe do Departamento do então Departamento de Economia (2010/2011) e Pró-Reitor de Planejamento e Administração da UFRGS, de 01 junho de 2011 a 27 setembro 2016. Atuou como economista na Fundação de Economia e Estatística (FEE), de 1974 a 1984, em contas regionais e análise da conjuntura econômica. Entre 1985 e 1986 cursou os créditos do Programa de doutoramento em economia na FIPE/FEA/USP. Entre 1987 e 1993 atuou como economista na Secretaria de Coordenação e Planejamento do Governo do Estado do RS, ocupando o cargo de Diretor de Planejamento do Setor Público, em 1992 e 1993. Entre 1994 e 2006 atuou na Secretaria da Fazenda do Governo do Estado do RS, ocupando, dentre outros, os cargos de Diretor de Orçamento do Estado (GOF), Diretor Geral da Secretaria e Secretário Substituto, e Secretário de Estado da Fazenda do Governo do Estado. Entre 2003 e 2011, foi membro do Conselho de Administração do Banrisul, ocupando a Presidência do Conselho do Banrisul entre abril/2003 e abril/2007. Desde março de 2015, está matriculado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS e, em 3 de novembro, obteve aprovação no Exame de Qualificação do Projeto de Tese, que tem como título provisório “As Políticas Públicas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul no contexto federativo e sob a Influência dos partidos políticos de interesses e da capacidade estatal”.

Os prêmios serão entregues durante solenidade oficial no dia 8 de dezembro próximo (quinta-feira), às 20 horas, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, oportunidade em que também serão homenageados os vencedores do “Prêmio Corecon/RS 2016” — que premia as melhores dissertações de Mestrado, artigos técnicos ou científicos e monografias ou trabalhos de conclusão de Curso —, o “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2016” e o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano/2016”.