programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Noite de “Roda de Conversa” com candidatos às eleições de Caxias do Sul

 auditorio

O Corecon/RS promoveu, na última quinta-feira, dia 13, na Universidade de Caxias do Sul (UCS) uma “Roda de Conversa” sobre a Economia do município com os candidatos ao segundo turno das eleições para a Prefeitura de Caxias do Sul. Participaram o candidato Daniel Guerra, do PRB, e o candidato a vice-prefeito Antonio Feldmann, da chapa de Edson Néspolo, do PDT. O evento aconteceu no Auditório da Reitoria da Universidade e reuniu professores, estudantes, empresários, políticos, além de militantes das duas correntes e demais membros da comunidade local.

A presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, agradeceu a presença dos candidatos, da plateia e a UCS, afirmou que o Corecon/RS, como órgão que representa mais de 4,5 mil economistas de todo o RS, disse que a Entidade está atenta às iniciativas que venham impactar no desenvolvimento socioeconômico das diferentes comunidade e regiões do estado. “Esta iniciativa do Corecon/RS, com o apoio da UCS, tem o objetivo de oportunizar ao público maior conhecimento sobre os projetos e propostas do novo Governo deste município, - que tem o segundo maior PIB do RS e é o maior polo da indústria de transformação do estado -, nas áreas de finanças públicas e de investimentos, fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da região e do estado do RS”, disse. “Sabemos que a vida acontece na rua, no bairro, na comunidade, no Município. E é a partir da rua, do bairro, da comunidade e do Município que se constrói a política que irá nortear os rumos do nosso estado e do nosso País”, acrescentou.

Ao abrir o “Roda de Conversa”, a presidente do Corecon/RS explicou os procedimentos do evento, que não teria enfrentamentos diretos entre os candidatos para preservar o objetivo principal, “que é o esclarecimento sobre a atuação dos prefeitos nas áreas de finanças públicas e investimentos

mesaGuerraPor ordem de sorteio, os candidatos responderam a questionamentos, elaborados de forma indireta, por economistas e pelo público presente. Discorreram sobre a crise financeira do estado e do país e seus reflexos no município, políticas de emprego e renda para alavancar a economia local, atração de emprego, corrupção e transparência, entre outros temas.

Outro tema abordado no Encontro foi a forma como a futura gestão irá interagir com os Observatórios Sociais, que buscam o foco na transparência e na qualidade do serviço público. O candidato Daniel Guerra disse que a corrupção não se manifesta apenas na forma de crimes financeiros, mas, também, na omissão, na conivência e, mesmo, a corrupção intelectual. “Em nossa gestão, faremos com que a transparência seja efetivamente a marca do governo de Caxias. Cada movimentação de centavo, de real, de recurso estará completamente aberto ao acompanhamento por parte da população”, acrescentou, dizendo que se utilizará das diversas plataformas digitais para aproximar da sociedade as ações do seu governo.

mesaFeldmannO candidato Antonio Feldmann ressaltou a importância da transparência das ações dos governantes no dia a dia de sua população. Disse que a atual gestão vem participando das reuniões dos Observatórios Sociais, tanto na Câmara de Vereadores como na Câmara de Indústria e Comércio, e que a administração vem marcando suas ações com base na transparência de informações. “A sociedade deve ter, sim, como principais focos a busca constante e incansável de uma gestão cada vez mais eficiente e absolutamente clara e transparente no trato das decisões que envolvem recursos públicos”, concluiu.

A intervenção final dos candidatos foi em resposta a questionamento pelo reitor da UCS, professor Evaldo Kuiava, que quis saber como será a participação da Prefeitura na busca da integração do tripé universidade, empresários e poder público. O candidato a vice-prefeito Antonio Feldmann ressaltou como fundamental “a integração ente o poder público, a universidade e o mundo do desenvolvimento”, lembrando o programa da atual administração “Caxias do Sul 2040”, onde é feito um planejamento do desenvolvimento econômico e social do município para os próximos anos. Daniel Guerra falou da importância de desenvolver novas vocações econômicas, estimulando as empresas a investirem em inovação pesquisa e tecnologia e citou o documento “Caxias do desenvolvimento”, onde foram desenvolvidas “parcerias sustentáveis e criativas na defesa do desenvolvimento da cidade”.

A presidente Simone Magalhães finalizou o Encontro elogiando a participação dos candidatos pelo alto nível das propostas apresentadas e falou sobre a responsabilidade do Corecon/RS com as finanças públicas e ressaltou a importância da atuação do Economista nas gestões pública e privada e solicitou atenção ao futuro prefeito para a ampliação do espaço do profissional da Economia e estudantes de Economia na futura gestão de Caxias do Sul, “que são profissionais absolutamente preparados para essa função”.

Informou que o Corecon/RS promove, também, no próximo dia 26, às 19 horas, no Auditório da Universidade Luterana do Brasil(Ulbra), uma “Roda de Conversa” com os candidatos à Prefeitura de Canoas, Beth Colombo, do PRB, e Luiz Carlos Busato, do PTB. Acrescentou, ainda, que a Entidade também encaminhou a proposta da "Roda de Conversa" aos candidatos do segundo turno das eleições de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB), e de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT), mas que ainda aguarda confirmação.

ucsAlém do reitor Evaldo Kuiava, também participaram do Encontro a diretora do Centro de Ciências Sociais da Universidade, economista Maria Carolina Rosa Gullo, a coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da UCS e diretora da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul, economista Jacqueline Maria Corá, o delegado do Corecon/RS em Caxias do Sul, Milton Biazus, e o economista Gerson Peixoto Azambujo, do Corecon/RS.