programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Morre colunista do Jornal do Comércio Danilo Ucha


Faleceu, na madrugada de quarta-feira, dia 20, o jornalista gaúcho Danilo Ucha. Aos 72 anos de idade, teve uma parada cardíaca, dormindo em sua residência. Ucha era diabético, hipertenso e já havia passado por cirurgia cardíaca. Ele deixa a mulher Maria Jair Fontoura Mazei, cinco enteados, 11 netos e oito bisnetos.

Com 55 anos de carreira, Ucha escrevia atualmente a coluna “Painel Econômico”, do Jornal do Comércio, dirigia o mensário Jornal da Noite, especializado em arte, cultura, livros, turismo e negócios, que completa 30 anos agora em agosto, e mantinha o blog “Cordeiro e Vinho”. Iniciou sua carreira como repórter no jornal A Plateia, de Livramento, e também passou por veículos, como Rádio Farroupilha AM, Diário de Notícias, Folha da Tarde, Rádio Guaíba, TV Educativa, Zero Hora, Gazeta Mercantil, além das sucursais dos jornais Correio da Manha e O Estado de São Paulo, além de ter produzido um série de reportagens para as revistas Veja, Isto É, e realidade. Foi um dos criadores do diário alternativo Coojornal, que circulou entre 1974 a 1983,.

Ucha e o Corecon/RS
Ao longo de muitos anos, a sua proximidade com os assuntos da economia brasileira e gaúcha, o manteve naturalmente ligado aos economistas do Rio Grande do Sul. Justamente em função, disso, pela importância de sua atividade para a economia do RS, Danilo Ucha recebeu o Prêmio Corecon/RS Jornalista de Economia do Ano, em 2010. 

No ano seguinte, foi convidado pelo Corecon/RS para ser o palestrante, no dia 2 de maio,  da primeira edição do Economia em Pauta, intitulado “O valor da notícia”, oportunidade em que falou sobre as relações da imprensa com a Economia.

Em julho de 2014, Danilo Ucha participou de mais uma edição do Economia em Pauta, que abordou o tema “Avaliação de empresas como ferramenta de negociação”.

A presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, lembrou que a última coluna escrita pelo jornalista e publicada no dia seguinte ao seu falecimento, trouxe a última das inúmeras homenagens às atividades da Entidade, quando pautou as participações do economista André Carraro e do jornalista Diego Casagrande, que abordaram a Economia da Corrupção, em mais uma edição do Economia em Pauta. “Foram anos e anos de parceria, através da qual o jornalismo e a Economia se encontravam para orientar e divulgar opiniões e temas do Rio Grande do Sul. Certamente, Ucha deixará uma lacuna na história do jornalismo econômico gaúcho, não apenas para nós economistas, mas para toda a sociedade”, acrescentou.