programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Pesquisadores debatem alternativas para o desenvolvimento do RS

8º Encontro de Economia Gaúcha: 


A presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, participou, na manhã desta quinta-feira, dia 19, na Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), da abertura oficial do 8º Encontro de Economia Gaúcha. Numa promoção do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS e da Fundação de Economia e Estatística (FEE), com o apoio do Corecon/RS, o encontro tem como objetivo analisar diversos setores e aspectos da economia do Rio Grande do Sul, a partir de uma perspectiva pluralista e tematicamente variada. Também participaram da mesa de abertura, que foi coordenada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS (PPGE/PUCRS), professor Augusto Mussi Alvim, o diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (FACE/PUCRS), professor Alziro Rodrigues, o economista-Chefe da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), André Nunes de Nunes, e o presidente da FEE, economista Igor Morais.

mesa02O professor Augusto Alvim abriu os trabalhos e agradeceu a presença de professores e estudantes, e anunciou a inscrição de mais de uma centena de trabalhos no evento, “muitos dos quais oriundos de instituições do interior do estado”, contemplando um leque dos mais variados temas, em função da condição multifacetada da economia gaúcha, que é o objeto de pesquisa.

O diretor da FACE, Alziro Rodrigues, falou da importância dos temas a serem discutidos, que possibilitam o intercâmbio de ideias e debates sobre os diversos setores e aspectos da economia gaúcha.

mesa03Para André Nunes, da Fiergs, o Encontro é de extrema relevância para a economia e para o pensamento econômico do RS, principalmente neste momento de crise que estamos vivendo. “E cabe a nós economistas, através de estudos, pesquisa e iniciativas, propormos soluções para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado e do nosso País”, ressaltou.

mesa04igorO presidente da FEE afirmou que se trata de uma oportunidade de estreitar laços entre alunos, instituições de pesquisa e de ensino. E é muito importante termos a FEE, como órgão público de pesquisa, a PUCRS, como academia, o Corecon, como órgão de representação dos economistas, e a Fiergs, com sua representação privada, “unidos na promoção de discussões sobre temas, muitos dos quais serão levados à sociedade como alternativas para o enfrentamento de problemas do futuro”.

mesa05simoneA presidente do Corecon/RS falou do Plano de Trabalho instituído nesta gestão e relatou as principais ações que vêm sendo desenvolvidas ao longo deste ano, como o acompanhamento às solenidades de formaturas dos cursos de Ciências Econômicas da Região Metropolitana e do interior do RS, e as visitas institucionais, com o objetivo de desenvolver parcerias e fortalecer o mercado de trabalho para os economistas. Lembrou os excelentes resultados alcançados a partir da pesquisa de perfil, feita junto aos economistas e estudantes de Economia, com o intuito de conhecer melhor seus anseios e necessidades, e lembrou o encontro dos coordenadores dos cursos de Ciências Econômicas do RS, ocorrido neste ano, na Sede do Corecon/RS. Concluiu fazendo uma chamada para o Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas, que acontecerá no dia 10 de junho próximo, na UCS, em Caxias do Sul.

O Encontro estende-se nesta quinta e sexta-feira com a realização de 28 sessões específicas, com a apresentação de trabalhos sobre agricultura familiar e desenvolvimento rural, políticas públicas da desigualdade e pobreza, economia do trabalho e demografia, e economia regional e urbana, cadeias produtivas e agronegócio, história econômica, macroeconomia, setor externo e crescimento econômico, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, setor público e finanças públicas.

Pela primeira vez, o evento conta com duas conferências. “Lucratividade e Distribuição: a origem econômica da crise política”, proferida pelo professor Adalmir Marquetti, da PUCRS, e “Economia Brasileira em Perspectiva”, com a doutora em Economia pela New School for Social Research (Nova York), e professora da Universidade de São Paulo, Laura Barbosa Carvalho. Também acontecerão os workshops temáticos “Curso de metodologia do PIB”, com o economista Roberto Rocha, da FEE, e “Corecon/RS e a formação do Economista”, com a presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, e o conselheiro do Corecon/RS e pesquisador da FEE, economista Alfredo Meneghetti Neto.

Programação
Quinta-feira, dia 19
8h15min: Inscrições e entrega de materiais
8h45min: Solenidade de abertura
10h30min: Sessões 1, 2, 3, 4, 5 e 6

(Intervalo para almoço)

13h30min: Sessões 7, 8, 9, 10, 11 e 12
15h15min: Sessões 13, 14, 15 e 16
16h: Workshops temáticos
- Curso de metodologia de R - Estatística Fernanda Vargas (FEE);
- Curso de Metodologia da PED - Estatístico Rafael Caumo (FEE);
19h30min: Conferência de Abertura “Lucratividade e Distribuição: a origem econômica”

Sexta-feira, dia 20:

8h30min: Sessões 17, 18, 19, 20, 21 e 22
10h15min: Sessões 23, 24, 25, 26, 27 e 28

(Intervalo para almoço)

14h: Conferência “Economia Brasileira em Perspectiva”, com a doutora em Economia pela New School for Social Research, Nova York, e professora da Universidade de São Paulo, Laura Barbosa Carvalho.
16h: Workshops temáticos:
- Curso de metodologia do PIB - Economista Roberto Rocha (FEE);
- Corecon/RS e a formação do Economista – Economista Simone Magalhães (Presidente Corecon/RS) e Economista Alfredo Meneghetti Neto (Conselheiro Corecon/RS e Pesquisador FEE).

Para mais informações, acesse http://eventos.pucrs.br/eeg2016/