programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Coordenadores de Cursos de Economia debatem Plano de Trabalho

Coordenadores de Cursos de Ciências Econômicas de todo o estado reuniram-se, na última quarta-feira, dia 13, na sede do Corecon/RS, em Porto Alegre. O objetivo do encontro, que se estendeu ao longo de todo o dia, foi a troca de experiências, práticas e ações, e o debate dos planos de trabalho programadas pelas diferentes instituições.

A reunião foi coordenada pela presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, que agradeceu a presença dos coordenadores e representantes dos cursos e fez uma apresentação das principais ações que já vêm sendo implementadas pela atual gestão, além das programadas para este ano. Falou sobre as mudanças nas áreas de Comunicação e operacionalização da Entidade, nominou os convênios e parcerias que o Conselho vêm fechando, a partir das diversas reuniões com instituições públicas e privadas do RS, que a Entidade vem fazendo desde janeiro último. Lembrou, ainda, o acompanhamento, por parte do Corecon/RS, às quase duas dezenas de formaturas dos cursos de Economia, ocorridas neste primeiro semestre, nas universidades da região metropolitana de Porto Alegre e do interior do estado. Apresentou o Plano de Trabalho do Corecon/RS, falou da importância da interatividade entre os cursos e a Entidade, e anunciou que as reuniões com os coordenadores dos cursos serão realizadas semestralmente, de forma a assegurar a continuidade das parcerias. Foram discutidos, ainda, a composição do Conselho Acadêmico, o Plano Nacional de Educação (PNE), a reaproximação do egresso com a universidade, o incentivo à qualificação do estudante e do profissional, o Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas, que acontece dia 21 de maio próximo na Universidade de Caxias do Sul (UNISC), entre outros assuntos.

Além do conselheiro do Corecon/RS, economista Alfredo Meneghetti Neto, e do delegado federal, economista Henri Bejzman, estiveram presentes os coordenadores dos cursos de Ciências Econômicas, professores Tiarajú Freitas (FURG), Jaqueline Maria Corá (UCS), Marlene Kohler Dal Ri (Unijuí), Cláudia Katherine Rodrigues (Fadergs), Thales Viegas (UFSM/Campus Palmeira das Missões), Milton André Stella (PUCRS), Gisele Spricigo (Unisinos), Julcemar Bruno Zilli (UPF), Jaqueline Nogueira de Sá (Fahor), e o sub-coordenador Luiz Antonio Nascimento (Unisc).

A presidente do Corecon/RS comemorou o sucesso do encontro, dizendo que os resultados de ações, como estas, já começam a aparecer, na forma de participação e interação entre os estudantes e profissionais de Economia com a Entidade. “Isso demonstra que, embora a caminhada seja longa, estamos na direção certa, que é a qualificação cada vez maior do estudante de Economia e a ampliação do espaço para o profissional economista num mercado de trabalho, que se apresenta de forma cada vez mais competitiva”.