programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon/RS acompanha posse do presidente do Cofecon, em Brasília

 

Simone Magalhães, Júlio Miragaya (pres Cofecon), Odisnei Béga (vice-pres Cofecon)

 

A convite do Conselho Federal de Economia, a presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, participou, na última quinta-feira, dia 28, em Brasília, da solenidade de posse do novo presidente do Cofecon, economista Júlio Miragaya. Na ocasião, também foram empossados o vice-presidente do Cofecon, economista Odisnei Béga, e seis novos conselheiros federais efetivos, e seus suplentes, entre eles, o economista gaúcho Henri Wolf Bejzman.

Discurso Julio

Em seu discurso de posse, o novo presidente do Cofecon agradeceu a presença dos presidentes dos Conselhos Regionais, dos colegas conselheiros federais, dos conselheiros do Corecon/DF e demais presentes, e disse que tem muito orgulho de ser economista e de presidir o Conselho Federal. Lembrou a criação da Lei 1.411, em 1951, que regulamentou a profissão de Economista, e apresentou uma retrospectiva de sua trajetória profissional desde sua graduação, em 1975, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Falou sobre as principais atribuições do Cofecon, como orientar e disciplinar o exercício da profissão de Economista, e julgar, em última instância, os recursos de penalidades impostas pelos Corecons, e disse que existem outras, que nem sempre mereceram a devida atenção, como servir de órgão consultivo do Governo em matéria de economia profissional, contribuir para a formação de sadia mentalidade econômica através da disseminação da técnica econômica nos diversos setores de economia nacional e promover estudos e campanhas em prol da racionalização econômica do País. Falou sobre o cenário econômico mundial e sobre as dificuldades que o Brasil vêm sentindo para superar a crise econômica, lembrando que o sistema econômico “não prima exatamente pela justiça social e racionalidade econômica, mas gera dois dos maiores flagelos da humanidade, que são a pobreza e o desemprego”. Ressaltou que, em seu plano de trabalho, quando candidato à presidência, constava o propósito de propor e promover campanha pela redução da desigualdade na distribuição da renda e da riqueza no Brasil, e que esse objetivo agora passa a integrar o programa de ação do Cofecon. “Se o Conselho Federal de Economia deve e quer efetivamente contribuir para a formação de sadia mentalidade econômica através da disseminação da técnica econômica nos diversos setores de economia nacional e promover estudos e campanhas em prol da racionalização econômica do País, por que não começar por uma ampla campanha pela redução da desigualdade na distribuição da renda e da riqueza no Brasil?”, afirmou. Citou outras prioridades, como a aprovação do PLS nº 658/07, consolidação do Cofecon como referência no debate econômico nacional, a busca, junto ao governo federal, da elaboração de um Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico, entre outras, e anunciou que a Entidade teve atendida antiga aspiração, que é sua participação no reativado Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal.

Júlio Miragaya é conselheiro do Corecon/DF, onde foi presidente em 1999, e também foi vice-presidente do Cofecon em 2015. É doutor em Desenvolvimento Econômico Sustentável e mestre em Gestão Territorial pela Universidade de Brasília (UnB), e especialista em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. O economista também é presidente do Instituto Brasiliense de Estudos da Economia Regional (Ibrase) e foi eleito presidente da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes) para o biênio 2016/2017.

 

Economista gaúcho Henri Bejzman assume Conselho Federal

posse henri

 

Eleito conselheiro federal efetivo junto ao Cofecon, para o triênio 2016-2018, Henri Bejzman, juntamente com outros 11 conselheiros federais, foi empossado na noite desta quinta-feira, em Brasília. Além de Bejzman, assumiram, como conselheiros titulares, Bianca Lopes de Andrade Rodrigues, de Roraima, Felipe Macedo de Holanda, do Maranhão, Nei Jorge Correia Cardim, da Bahia, Denise Kassama Franco do Amaral, do Amazonas, e Pedro Andrade de Oliveira, do Piauí. Como suplentes, Eduardo Rodrigues da Silva, de Goiás, Fernando de Aquino Fonseca Neto, de Pernambuco, Sebastião Demuner, do Espírito Santo, Paulo Polli Lobo, de Santa Catarina, Arthur Nemrod Menezes Guimarães, da Bahia, e Henrique Jorge Marinho, do Ceará.

A presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, e o conselheiro federal Henri Bejzman, participarão, ainda, ao longo dessa sexta-feira, de uma série de reuniões e encontros, na sede do Cofecon, que integram a programação oficial do evento em Brasília.