programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Chapa 2, “Um novo Corecon: renovação, equilíbrio e resultado” vence eleições no Corecon/RS

 

A Chapa 2, “Um novo Corecon: renovação, equilíbrio e resultado”, venceu as eleições para renovação de um terço do Conselheiros Efetivos e Suplentes do Corecon/RS e de Delegado Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon.

Assumirão, em janeiro próximo, para um mandato de três anos (2016/18), os economistas Darcy Carvalho dos Santos, Derly Fialho e Gabriel Torres, como Conselheiros Titulares, e Bruno Breyer Caldas, Filipe Grisa e Isabel Schutt, como Conselheiros Suplentes. Também assumem os economistas Henri Bejzman e Marcos Vinicio Wink Junior, como Delegado Federal Titular e Delegado Federal Suplente, respectivamente.

A chapa vencedora somou 286 votos de um total de 494 votos válidos, enquanto a Chapa “Valorização do economista, ética e pluralismo” obteve 185 votos. Foram contabilizados ainda 12 votos em branco e 11 votos nulos.

As eleições do Sistema Cofecon/Corecons, que contaram com a primeira edição do voto eletrônico em 21 estados brasileiros, foram realizadas ao longo dos dias 29 e 30 de outubro, com os resultados de todo o País divulgados oficialmente ainda na noite da última sexta-feira, dia 30.

O presidente do Corecon/RS, economista Fernando Ferrari Filho, parabenizou os integrantes da chapa vencedora e elogiou todo o processo eleitoral, “que foi norteado pelo espírito democrático e participativo”.

Representantes das comissões eleitorais dos estados participantes da votação eletrônica acompanharam a apuração na sede do Cofecon, na noite de sexta-feira, em Brasília. Pelo Rio Grande do Sul, acompanhou o processo o economista Hans Peter Gerwy. Antes de conhecer os resultados das eleições, o coordenador substituto do grupo de trabalho encarregado da operacionalização da eleição eletrônica dos Conselhos Regionais de Economia, conselheiro federal Luiz Alberto Machado, parabenizou a equipe do Cofecon responsável pelo desenvolvimento do projeto e as empresas que o executaram. “A ideia já é trabalhada há algum tempo e agora pode ser implementada, o que representa um marco e uma conquista para a classe de economistas”, afirmou.

O presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, também esteve presente na cerimônia de encerramento das eleições. “Não há outro modelo que ofereça mais lisura e segurança ao processo eleitoral do que este que foi implementado”, destacou.

 


Foto: Assessoria de Imprensa Cofecon

 

Confira os novos conselheiros regionais e delegados do Corecon/RS, eleitos para o triênio 2016/2018.

 

CONSELHEIROS TITULARES

DARCY CARVALHO DOS SANTOS

Bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas (UFRGS), com curso de Especialização (PUCRS). Trabalhou em diversas empresas privadas e foi auditor externo do Tribunal de Contas do Estado, e auditor de finanças públicas da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, ambos por concurso público. Exerceu cargos de coordenação e diretoria na administração estadual, e foi contemplado em três oportunidades com o Prêmio do Tesouro Nacional tratando de temas variados. Foi ainda autor e co-autor de cinco livros na área de Finanças Públicas (Noções Básicas de Orçamento e Finanças Públicas para Municípios, A crise das finanças estaduais - causas e alternativas, Finanças estaduais: verdades e mitos, Previdência social no Brasil: 1923-2009, e O Rio Grande tem saída?), e coordenador do grupo em Finanças Públicas estaduais da Agenda 2020.

 

DERLY FIALHO

Derly Fialho é economista com sólida experiência em governança corporativa, gestão de organizações associativas, governamentais e de desenvolvimento. Atuou como assessor da presidência do Sistema Fecomércio entre 2001 e 2005 e de 2009 a 2014. Em 2003, foi diretor regional do Serviço Social do Comércio (SESC/RS). Exerceu o cargo de secretário Municipal de Indústria e Comércio de Alegrete entre 1993 e 1996. É diretor-superintendente do SEBRAE/RS pela segunda vez (2005 a 2009).

 

 

GABRIEL P. TORRES

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS) e Mestre em Economia (PPGE-EA/UFRGS), com concentração nas áreas de Macroeconomia e Econometria. Foi economista da CDL Porto Alegre e assessor econômico da presidência da Associação Gaúcha para o desenvolvimento do Varejo (AGV) entre 2013-2015, quando também participou do grupo em Finanças Públicas estaduais da Agenda 2020. Teve sua dissertação premiada com o 3º Lugar no Prêmio Corecon-RS (2014). Desde 2015 é economista na Unidade de Estudos Econômicos (FIERGS), e associado efetivo do Instituto de Estudos Empresariais (IEE).

 

 

CONSELHEIROS SUPLENTES

BRUNO BREYER CALDAS 

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS), Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças (PPGA/UFRGS), e doutorando em Economia (PPGE/UFRGS), com um período como aluno visitante na NOVA School of Business and Economics de Lisboa. Já trabalhou com perícia econômica e atualmente é Pesquisador em Economia na FEE, Editor-Chefe do periódico Ensaios FEE e Professor Assistente na UFRGS, tendo artigos publicados em congressos e periódicos nacionais.

 

 

FILIPE GRISA

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS) em 2009, especialista em Economia e Finanças (PPGE/UFRGS) e especialista em Economia da Cultura  (PPGE/UFRGS). É economista concursado do DETRAN/RS, atuando como Fiscal-Auditor na Autarquia entre 2011 e 2015.

 

 

 

ISABEL SCHUTT

Graduada em Ciências Econômicas (UFRGS), possui especialização em Finanças (PPGE/UFRGS).  Isabel é Gerente de Risco de Mercado, Risco de Liquidez e Alocação de Capital no Banco Cooperativo Sicredi, responsável pelo gerenciamento destes riscos para todas entidades do Sistema. Trabalha na instituição desde 2006, com experiência também na área de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros.

 

 

 

DELEGADO FEDERAL – TITULAR

HENRI BEJZMAN

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Perícia Financeira e Matemática Financeira. É economista e contador. Possui experiência em Contabilidade, atuando em Prestação de Contas de Projetos Culturais e em Contabilidade Empresarial. Cursou Pós-graduação em Administração Financeira (FGV/RJ), em Contabilidade com Ênfase em Custos e Orçamentos (UFRGS) e em Administração Agroindustrial (FDRH/RS). Atuou como professor substituto de Matemática Financeira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul por cinco anos intercalados. Também lecionou Matemática Financeira na Faculdade de Administração de Osório/RS. Atua como Professor Tutor de Cursos de Ensino à Distância (Ulbra/Polo Canoas).

 

DELEGADO FEDERAL - SUPLENTE

MARCOS VINICIO WINK JUNIOR

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS), Mestre em Economia (FGV-SP) e Doutor em Economia (PPGE-EA/UFRGS). Marcos é pesquisador em Economia da FEE e professor da ESPM-Sul. Tem experiência na área de economia social e avaliação de políticas públicas.

 

 

Para conferir os resultados das eleições do Sistema Cofecon/Corecons, em todo o País, clique aqui http://goo.gl/VKWL7L