programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

São Luís do Maranhão sediará o CBE 2023

A cidade de São Luís, no Maranhão sediará a próxima edição do Congresso Brasileiro de Economia (CBE), que acontecerá de 11 a 13 de novembro próximo. Foram levados em conta, a estrutura local, como a rede hoteleira, os atrativos turísticos, as belezas naturais, os apoios e as datas previstas para o evento.

O CBE é um tradicional evento realizado pelo Sistema Cofecon/Corecons desde 1968, que acontece a cada dois anos, sendo cada edição em uma cidade-sede diferente. Em 2015, a 21ª edição do CBE foi realizada em Curitiba; em 2017, em Belo Horizonte; em 2019, em Florianópolis; e, em 2021, pela primeira vez em formato virtual, em função da pandemia, aconteceu em Brasília. 

O objetivo do Congresso é promover a valorização, atualização e integração dos profissionais de economia de todo o país, bem como estudantes e profissionais de outras áreas, para a geração de ideias que contribuam com soluções inovadoras para a implantação de tecnologias, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, proporcionando melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

História 

São Luís, frequentemente chamado de São Luís do Maranhão, é a capital do estado do Maranhão. Única capital brasileira fundada por franceses, o que aconteceu no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses e por fim, colonizada pelos portugueses. No ano de 1997, o centro histórico da cidade foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Com uma população estimada em  cerca de 1,2 milhão de habitantes, São Luís é o município mais populoso do Maranhão e o quarto da Região Nordeste. O município é sede da Região de Planejamento da Ilha do Maranhão (composta pelos 4 municípios localizados na ilha de Upaon-Açu) e da Região Metropolitana de São Luís composta por 13 municípios que totalizam 1.633.117 habitantes. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Luís, segundo dados das Nações Unidas datados do ano 2010, é de 0,768 acima da média brasileira, o 3ª melhor IDH entre as capitais da região Nordeste do Brasil, e 4ª entre todos os 1.794 municípios da região. A capital maranhense tem um forte setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país. Seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros como Europa e Estados Unidos, permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto de Itaqui, que é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados e bem estruturados para o comércio exterior no país. A cidade está ligada ao interior do estado e ao estado do Piauí pela ferrovia São Luís-Teresina, bem como aos estados vizinhos Pará e Tocantins por meio das ferrovias Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul, sendo que esta última conecta a cidade a Região Centro-Oeste o que facilita e barateia a escoação agrícola do interior do país para o porto de Itaqui. Por rodovia, a capital maranhense é servida pela BR-135 (duplicada) que a liga a ilha ao continente, e pelo transporte aéreo conta com o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, com capacidade de atender 5.900.000 passageiros por ano. Também há um serviço de ferry-boats, realizando a Travessia São Luís-Alcântara. (Wikipédia)