programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

CAAPE reúne economistas peritos para discutirem Imposto de Renda

A Comissão de Auditoria, Avaliação e Perícias Econômico-Financeiras (CAAPE), do Corecon-RS, realizou na última quinta-feira, dia 16, a live “Caape em Pauta: Discutindo o Imposto de Renda”. O evento contou com as participações dos economistas peritos Giovani Mota Moreira, Fabíola Torres, Luis Adelar Ferreira, Cláudio Balreira, e que teve, como moderador, o economista perito Gustavo da Cunha Raupp. Os participantes discutiram temas como gastos médicos, despesas com educação, dependentes, ganhos, pensão alimentícia, doações, contribuição previdenciária obrigatória e complementar, empréstimos, contribuições sindicais, aluguéis em casos de sublocação, entre outros assuntos.

O moderador, Gustavo Raupp, abriu os trabalhos falando da importância que o tema tem hoje na vida de todos os brasileiros e que, em função disso, a CAAPE reuniu profissionais economistas de renome na perícia gaúcha e brasileira para discutir os meandros do processo do preenchimento da declaração, com foco nos detalhes importantes que dizem respeito aos rendimentos obtidos pelo cidadão brasileiro ao longo do período.

A coordenadora da Caape, conselheira Fabíola Torres, informou que a Entidade tem como objetivo desenvolver uma série de atividades e encontros, com esta relevância, e que diz respeito diretamente à atividade do economista perito judicial e extra-judicial.

Cláudio Balreira apresentou um breve histórico desde a criação do Imposto de Renda, em 31 de dezembro de 1922, e lembro que o propósito da live não é a de ensinar a fazer uma declaração de imposto de renda, mas de discutir detalhes importantíssimos que devem ser levados em conta no momento da prestação de contas dos brasileiros com a Receita Federal.

O economista Luis Adelar ressaltou que a declaração, que popularmente se chama de renda, também pode ser chamada de patrimonial, já que tem relação direta com o patrimônio das pessoas, e que a palavra declaração, apesar de ser espontânea, se trata de uma espécie de confissão aos gestores do contribuinte à Receita Federal.

O economista Giovani Moreira afirmou que os impostos são necessários para atender aos compromissos do governo federal perante estados federativos, municípios e a sociedade como um todo, mas, da forma que ele está implementado, atenta contra a capacidade do trabalhador brasileiro em conseguir honrar seus compromissos.

A coordenadora da CAAPE Fabíola Torres agradeceu a participação de todos e disse que “esta é a primeira de muitas lives que faremos ao longo deste ano, com o intuito de qualificar cada vez mais os profissionais da Economia e perícia.

Clique AQUI para acessar a gravação