programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Prefeitura de Porto Alegre homenageia Economista


A Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre aprovou, na quarta-feira, 8 de fevereiro, projeto de lei que denomina a nova sede da prefeitura como  Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, em homenagem ao economista e ex-prefeito da capital.

O economista Guilherme Socias Villela, eleito Economista Destaque do ano de 2019 pelo Corecon-RS, foi duas vezes prefeito municipal de Porto Alegre. Grande incentivador das áreas verdes na cidade, em suas gestões foram inaugurados o Parque Marinha do Brasil e o Parque Maurício Sirotski Sobrinho e criados o Brique da Redenção, o Parque Vinte de Maio e o Parque Mascarenhas de Moraes, e outras 35 novas praças, além de ampliações no Parque Moinhos de Vento e do Parque Farroupilha, totalizando o plantio de mais de 1,15 milhão de árvores em oito anos de governo. Criou a primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pioneira no Brasil e foi o autor da Lei do Impacto Ambiental, que dispõe sobre a prevenção e o controle da poluição do meio ambiente no município e o responsável por obras que deram o início ao Centro Municipal de Cultura, onde se situam o Teatro Renascença, a Sala Álvaro Moreyra, o Ateliê Livre e a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.
Foi economista do BRDE, professor da UFRGS, com cursos de pós-graduação em outras universidades. Foi assessor do Ministério das Relações Exteriores, em Montevidéu, assessor do Ministério do Planejamento e coordenador técnico da Fundação IPEA, no Rio de Janeiro e em Washington, secretário de Estado de Coordenação e Planejamento e Secretário de Estado Extraordinário do Governo, e diretor-presidente da CEEE. Foi deputado estadual, secretário de Estado dos Transportes e Presidente do Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) e superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento(Conab).