programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Economista Guilherme Stein é eleito presidente do Corecon-RS e Bruno Lanzer assume vice-presidência

- O economista Bruno Lanzer assume a vice-presidência - 

O economista Guilherme Stein foi eleito presidente do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS). Para a vice-presidência, foi eleito o economista Bruno Lanzer. A eleição, para um mandato de um ano, ocorreu durante a primeira sessão plenária de 2023, realizada na sede do Corecon-RS, em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira, dia 10. Também tomou posse o novo terço de conselheiros eleitos em outubro último, para o triênio 2023-25, composto pelos economistas Bruno Breyer Caldas, Janile Soares e Rodrigo Salvato de Assis, como conselheiros titulares, e Fabíola Braga Torres, João Pedro Maffessoni e Mário Jaime Gomes de Lima, como conselheiros suplentes.

Em seu discurso de posse, Guilherme Stein agradeceu seus colegas ex-presidentes e conselheiros pela confiança e empenho na luta pela valorização da profissão de Economista. Disse que vai seguir trabalhando no fortalecimento da profissão e na aproximação do Conselho de Economia com universidades e com escolas de ensino médio. "Precisamos de mais economistas, pois eles exercem um papel fundamental na nossa sociedade. Além dos importantes papéis tradicionais, o economista, ao combinar as teorias da escolha racional e dos jogos, com econometria e ciência de dados, é o profissional mais preparado para lidar com os novos desafios das empresas privadas e do setor público. Nós somos os cientistas de dados", acrescentou.

O vice-presidente eleito, Bruno Lanzer, afirmou que "é um desafio muito grande assumir a vice-presidência do Conselho na comemoração do seu aniversário de 70 anos. Nossa gestão vai incentivar a capacitação profissional dos economistas para que possam enfrentar os novos desafios do mercado de trabalho”, ressaltou.

Guilherme Stein possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2011) e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (2016). Atualmente é economista da Assessoria Econômica do Gabinete do Vice-prefeito de Porto Alegre.

Bruno Lanzer é professor do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e PhD em economia pela Queen Mary University of London (QMUL). É assessor econômico da Bancada do Partido Novo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e foi professor visitante da City University of London. Tem experiência em análise econômica setorial e macroeconômica, tendo trabalhado como economista no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e na Fecomércio-RS.

Além dos conselheiros empossados, participaram da Plenária, presidida pelo conselheiro de inscrição mais antiga, o economista Aristóteles da Rosa Galvão, os conselheiros efetivos Andressa Mielke Vasconcellos, Darcy Francisco Carvalho dos Santos, e Felipe Garcia Ribeiro, junto com os Conselheiros Suplentes Gustavo da Cunha Raupp e Luiz Henrique Zago Gaston. Também estavam presentes, de forma online, o conselheiro federal Clovis Benoni Meurer e o economista e ex-conselheiro, João Carlos Medeiros Madail.

Composição atual do Conselho

Conselheiros Efetivos:


Bruno Breyer Caldas

Graduado em economia (UFRGS), Mestre em administração com ênfase em finanças (UFRGS), Doutor em economia (UFRGS). Ex-professor de microeconomia na UFRGS (2011-2015), Ex- professor de finanças na Fadergs (2017), Ex-editor-chefe da revista Ensaios FEE (2015-2018),Ex-conselheiro no Corecon/RS (2016-2018), Ex-vice-presidente no Corecon/RS (2018), Ex- assessor na SMF/PMPA (2019-2020) e e Ex-secretário da Fazenda Adjunto na SMF/PMPA (2021-2022). Pesquisador em economia no DEE (2010-atual), Conselheiro no Corecon-RS (2020-atual) e Secretário de Transparência e Controladoria Adjunto na SMTC/PMPA (2022- atual)


Janile Soares

Economista, conselheira titular do Corecon RS e coordenadora da comissão de educação econômico-financeira. Cofundadora e planejadora financeira da Build Planejamento Financeiro, sócia da Blocos, startup de educação financeira. Representante regional no RS da Associação de Profissionais Orientadores e Educadores em Finanças (Apoef), Educadora Financeira do Núcleo de Apoio ao Superendividado do Procon Canoas, Cocriadora do EGEF - Encontro Gaúcho de Educação Financeira e editora do blog A Economista de Batom, onde trata de economia e finanças, empreendedorismo e empoderamento.


Rodrigo Salvato de Assis

Economista formado pela PUCRS, Mestre em Economia do Desenvolvimento pela PUCRS e Doutor em Economia Aplicada pela UFRGS. Tem experiência docente de graduação no Instituto Federal Farroupilha, e experiência docente em Economia para o Ensino Médio no Instituto Federal, Colégio Unificado, Fleming Ensino Médio e Fundação Tênis.

 

darcy titular


Darcy Francisco Carvalho dos Santos

Graduado em Economia e em Ciências Contábeis pela UFRGS, com curso de Especialização em Integração Econômica e Comércio Internacional pela PUCRS. Foi auditor externo do Tribunal de Contas do Estado e auditor de finanças públicas da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. É autor e co-autor de cinco livros na área de Finanças Públicas, entre eles “Noções Básicas de Orçamento e Finanças Públicas para Municípios”. Foi coordenador do grupo em Finanças Públicas estaduais da Agenda 2020 e vice-presidente do Corecon-RS.



Felipe Garcia Ribeiro

Professor associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem doutorado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2013). Tem experiência como Secretário Adjunto e Assessor Especial de Política Econômica no Ministério da Economia. Foi também consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É líder do grupo de pesquisa "Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais" da UFPel. Tem artigos publicados em revistas como Applied Economics, The World Economy, Review of Development Economics, Journal of Quantitative Criminology e outras de grande circulação nacional.

Guilherme Stein Titular
Guilherme Stein

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2011) e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (2016). Atualmente é economista da Assessoria Econômica do Gabinete do Vice-prefeito de Porto Alegre.

 


Andressa Mielke Vasconcelos

Andressa Mielke Vasconcelos é Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é Diretora de Diretos Sociais Básicos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Já atuou como Assistente de Pesquisa na FGV EESP Clear e foi Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.


Aristóteles da Rosa Galvão

É natural de Alegrete, graduado em Ciências Econômicas (PUCRS), concluído em 1976, pós-graduado em Economia Empresarial (UFRGS), Perito e Avaliador do Poder Judiciário Estadual e Federal, Coordenador Técnico do III Encontro Técnico de Pericia, Avaliação de Empresas dos Economistas do Brasil Conselheiro do Conselho de Economia do Rio Grande do Sul Vogal da Junta Comercial do Rio Grande do Sul Nos quadriênios 2016 e 2019.



Bruno Lanzer

Bruno Lanzer é professor do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e PhD em economia pela Queen Mary University of London (QMUL). É também assessor econômico da Bancada do Partido Novo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e foi professor visitante da City University of London. Tem experiência em análise econômica setorial e macroeconômica, tendo trabalhado como economista no Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e na Fecomércio-RS.

Conselheiros Suplentes:


Fabíola Braga Torres

Formada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs), em 2002, pós-graduado em Auditoria e Perícia pela Faculdades Porto-Alegrenses (Fapa), em 2007. Profissional com larga experiência no Sistema Financeiro, tendo trabalhado em Bancos (ABN AMRO e Banrisul), Caixas Estadual e Federal (CEF e CEE-RS) e Cooperativa de Crédito Mútuo (Unicred/PoA).





João Pedro Zanetti Maffessoni

Economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. No Governo Federal, atuou como Assessor Técnico do Gabinete do Ministro da Cidadania e Assessor da Secretaria-Executiva do Ministério da Cidadania. Atualmente, exerce a Chefia de Gabinete da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos do Município de Porto Alegre.


Mário de Lima

Doutor em economia, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre-RS e ex-presidente do Corecon-RS, nos anos de 2021 e 2022. Como economista, professor e escritor atua nas áreas de políticas públicas, finanças públicas, governança, desenvolvimento metropolitano e economia regional e urbana.



Gustavo Raupp Suplente

Gustavo Raupp

Graduado em Economia pela PUCRS, pós-graduado em Auditoria e Perícia pela FAPA/RS. Atuou por 20 anos no mercado financeiro e atua como Perito, tanto na área Trabalhista, como Cível. Professor Universitário de Finanças, Custos de RH, Noções Básicas do Mercado Financeiro e no Pós-Graduação em Perícia Trabalhista.

Lucas Aronne Schifino suplente
Lucas Aronne Schifino

Economista formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Economia Aplicada na mesma universidade. Recebeu o segundo lugar no prêmio de melhor dissertação de Mestrado do Conselho Regional de Economia em 2013. Foi professor das Faculdades São Francisco de Assis e de pós-graduação da UniRitter. Participou como autor dos livros “O Rio Grande tem saída?” e “E agora gauchada?”. Atua como economista no Sistema Fecomércio-RS/SESC/SENAC desde 2011, ocupando atualmente o cargo de gerente da Assessoria Parlamentar.


Jacqueline Maria Corá

Jacqueline Maria Corá é professora e coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul e de pós-graduação: economia da empresa, cenário macroeconômico e tendências para setor de turismo. Doutora do PPGTURH/UCS, com o tema Economia Criativa e Turismo Criativo. Mestre em Administração (UFRGS); Especialista em Planejamento Econômico da Empresa (UCS), MBA em Gestão Empresarial(Unisinos); MBA Gestão Universitária (UCS); graduação em Ciências Econômicas e História (UCS). Experiência em consultoria econômico-financeira de empresas; coordenou o Projeto Capacitação Empresarial-parceria com Governo do Estado–SEDAI; participou do Projeto de Desenvolvimento de Fornecedores–MDIC e Projeto de Elaboração e Desenvolvimento do APLMMeA; atua no Projeto de Educação Econômico-Financeira para estudantes do ensino médio, com mais de 9.000 participantes; Realiza o Boletim Socioeconômico da Região das Hortênsias, desde 2007; participa do Núcleo de Pesquisas Urbanas.


Marcelo Ayub Monteiro

Economista e advogado. Mestre em economia aplicada (PPGOM/UFPel). Especialista em Direito Eleitoral (FMP). Atuou como assessor no Tribunal de Justiça em projetos de gestão de ações de massa. Atualmente é assessor na Diretoria de Microcrédito e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre.

 


Luiz Henrique Zago Gaston

Luiz Henrique Zago Gaston, Técnico Superior Economista da AGERGS da Diretoria de Tarifas e Estudos Econômicos, Mestre em Economia Aplicada Pelo PPGE/UFRGS, Especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças Públicas. Tem experiência em Economia do Setor Público, com Ênfase em Finanças Públicas e Regulação.

 

 

Galeria de Fotos!