programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Famurs e Corecon-RS iniciam conversas para a criação de premiação de responsabilidade fiscal para municípios gaúchos

O presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, reuniu-se, no dia 22, quinta-feira, com o presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e prefeito de Restinga Seca, Paulo Ricardo Salerno. O encontro aconteceu na sede da Federação, em Porto Alegre, e teve como pauta a criação de uma premiação para os prefeitos gaúchos na área da responsabilidade fiscal.

O presidente da Famurs ressaltou a importância da criação do “Prêmio de Responsabilidade Fiscal dos Municípios Gaúchos”, que será realizada em parceria com o Corecon-RS, ”com o intuito de reconhecer e valorizar os esforços dos gestores públicos municipais do RS, que buscam garantir a responsabilidade fiscal, beneficiando a saúde financeira de seus municípios no longo prazo”.

O presidente do Corecon-RS disse que a iniciativa tem grande importância no processo educativo de toda a sociedade gaúcha, “no que diz respeito à racionalidade do gasto público, sendo um elemento fundamental de educação financeira e de responsabilidade social, por meio dos economistas gaúchos”.

Ficou acertado entre as entidades, que o Corecon apresentará, no próximo mês de janeiro, a metodologia e critérios que serão utilizados na premiação, e que deverá envolver, para a construção da escolha, critérios como resultado fiscal, ações de responsabilidade fiscal e políticas de longo prazo para resultados fiscais, considerando efetividade da política pública e qualidade do gasto. A partir daí, a Famurs irá analisar e discutir a proposição, para que o novo Prêmio seja efetivado ainda em 2023.