programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

PPGE da Unisinos faz homenagem ao professor Roberto Camps

O Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGE/Unisinos) promoveu, na última sexta-feira, dia 10, uma homenagem ao professor Roberto Camps de Moraes, falecido em 2020, e que integrou o corpo docente da Graduação em Ciências Econômicas e do PPGE da Universidade entre 2005 e 2009.

Além de professores, alunos da Universidade e de amigos, a solenidade contou com a presença da professora e esposa do homenageado, Maria Heloísa Lenz, que, em 2021, havia doado parte expressiva do acervo literário do professor Camps à biblioteca da Unisinos. (Foto professores Ernani Hichmann, Maria Eloísa Lenz, André Azevedo, Giácomo Balbinotto Neto, Tiago Wickstrom Alves).

"O professor Roberto foi fundamental na consolidação do PPG em Economia Unisinos, em razão de sua experiência acadêmica nacional e internacional, sendo um dos principais economistas do estado do Rio Grande do Sul", afirmou oprofessor André Azevedo. 

A Revista Perspectiva Econômica, do PPG em Economia Unisinos, no volume 16, número 2, publicou um ensaio em homenagem ao professor Roberto Camps, organizado pelo professor André Azevedo, com depoimentos de colegas e amigos, como Eduardo Pontual Ribeiro, Ernani Hickmann, Hélio Henkin, João Rogério Sanson, Marcelo Savino Portugal, Sabino da Silva Pôrto Jr., Tiago Wickstrom Alves e Yeda Rorato Crusius. Também foi publicado um artigo inédito do Prof. Roberto, em coautoria com egresso e com professor do PPG em Economia.
Revista Perspectiva Econômica: http://revistas.unisinos.br/index.php/perspectiva_economica

Nascido em 14 de junho de 1948, na cidade de Recife, em Pernambuco, Roberto Camps de Moraes era graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971) e, também, em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971). Nos anos de 1972 e 1973, ele cursou e concluiu o mestrado em Economia da UFRGS, tendo a sua turma sido a primeira deste programa. Foram concedidas três bôlsas para doutorado em Economia nos EUA para os três melhores desempenhos. Por esta razão, sequencialmente, ele cursou, durante o período 1974 a 1978, as disciplinas que eram pré-requisitos para a obtencão do doutorado na Universidade de Vanderbilt, EUA. Durante este processo, obteve automaticamente o título de Master of Arts em Economia e um diploma de curso de especializacão em Desenvolvimento Economico. Em 1978, foi obrigado por lei a voltar ao Brasil, depois de ter sido aprovado nos quatro exames de qualificacão necessários e defendido a proposta de dissertacão de doutorado. Só veio a defender a dissertacão em 1986, após concluí-la no Brasil. Foi professor da UFRGS, desde 1972, vindo a se aposentar em 2005. Neste mesmo ano, retornou à Academia, como professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde ficou até o ano de 2009, atuando principalmente em temas, como conjuntura econômica, teoria macroeconômica, politica monetaria, inflação e política de estabilização.