programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Economistas gaúchos falam sobre perícia econômico-financeira em evento do Cofecon


Os economistas peritos gaúchos Giovanni Mota Moreira e Taylor Favero Guedes participaram, na última terça-feira, dia 17, do Ciclo de Perícia, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), que reúne, até o dia 24 de maio, economistas peritos de todas as regiões do Brasil para discutirem, a forma como os Corecons vêm atuando na área de perícia econômico-financeira. Já foram realizados três encontros. Esta edição do encontro contou com a participação também dos economistas Tiago Jazynski e Maria Gabirela Nauiack, do Paraná, e teve a mediação de Eduardo André Cosentino, presidente do Corecon-PR. A iniciativa é organizada pela Comissão de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem do Cofecon.

O economista Taylor Guedes abriu sua participação no evento, falando sobre sua experiência de mais de três décadas no agronegócio, setor que apontou como um excelente mercado para atuação do perito econômico financeiro e, também, destacou a forte atuação da CAAPE, que faz parte da gestão do Corecon-RS, inclusive com um de nossos membros na vice-presidência da Entidade.

Giovanni Moreira explicou que, no RS, através do Corecon, a CAAPE vem priorizando a capacitação e qualificação dos colegas economistas por considerar muito importante a troca de ideias entre os economistas peritos, com o intuito de aprimorar conhecimentos e experiências. Disse que toda a pericia econômico-financeira deve ser realiada por economista, que é o profissional habilitado e que  tem uma capacidade de entendimento bem mais amplo e adequado às necessidades desse campo de atuação e que o conhecimento da legislação é de fundamental importância para o desempenho da atividade profissional, especialmente o Código do Processo Civil. "Quanto melhor realizado o trabalho, melhor a satisfação pessoal e mais demandas surgirão", ressaltou. Finalizou, fazendo um convite aos jovens estudantes e profissionais da Economia para conhecerem a perícia econômico-financeira como um excelente mercado de trabalho.

O participante do Paraná, economista Tiago Jazynski, falou dos cursos de perícias que o Conselho vem realizando e que tiveram origem, alguns anos antes, nos enconros presenciais que já estudavam algumas áreas da perícia. A sua colega, Gabriela Nauiack, elogiou a iniciativa do cofecon e dos demais corecons, ressaltando a importância desses encontros para a troca de experiências entre os profissionais dos estados e ressaltou a importância de estar a par de toda a legislação na área trabalhista e na área cível para desenvolver um bom trabalho na pericia.

O mediador, presidente do Corecon-PR, economista Eduardo consentino, falou sobre o mercado de trabalho na perícia econômico-financeira no Paraná e disse e que a área vive o melhor momento para desempenhar a profissão, já que a atividade pode ser, em função do avanço tecnológico, desenvolvida de forma muito mais dinâmica e eficiente como a alguns anos atrás.

A apresentadora Maria de fatima agradeceu a todos os participantes e ao público que acompanharou o evento de forma on line. E convidou para a próxima live que estará acontecendo em são Paulo e Bahia.

No primeiro encontro, ocorrido no dia 26 de abril, participaram os economistas Severino Ferreira da Silva, de Pernambuco, Edilson Gonçalves de Aguiais, de Goias, com a mediação de Maria de Fátima Miranda Conselheira federal e coordenadora da Comissão de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem do Cofecon. No dia 3 de maio, participaram os economistas Cândido Gabriel de Araújo, do Rio Grande do Norte e Luiz Fernandes Lopes, com a mediação de Vilma Guimarães, conselheira regional e coordenadora do Núcleo de Perícias do Corecon-DF.

No dia 10, participaram os economistas de Minas Gerais, Ceará e Distrito Federal. Alzira Alice de Souza e Marco Aurélio Loureiro, de Minas Gerais, Chirlene Godinho Maia e Marcos Brito de Albuquerque Júnior, do Ceará. Armando Cardoso de Souza e Suzana Squeff Peixoto Silveira, do Distrito Federal, com a mediação de Carlos Magno Andrioli Bittencourt, conselheiro do Cofecon.

O próximo encontro acontecerá no dia 24 e reunirá os economistas Pedro Afonso Gomes, presidente do Corecon-SP, José Marcos de Campos, vice-presidente Técnico do Sindicato dos Economistas de São Paulo, Carlos Rodolfo Lujan Franco, conselheiro titular do Corecon-BA, Alex Andrade, membro da Comissão de Perícia do Cofecon, Domenico Amadeu Loures Belmonte, Marcos Carlos e Alex Gama Queiroz dos Santos, membros do Núcleo de Perícia Econômica e Financeira do Corecon-BA. A mediação será  do vice-presidente do Cofecon, economista Paulo Dantas da Costa.

Clique AQUI para assistir a live na íntegra