programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Economistas encerram participação no South Summit

 
O economista Aod Cunha de Moraes Junior, membro independente do Comitê de Investimentos SP Ventures palestrou, na manhã de sexta-feira, dia 6, último dia do South Summit, sobre  “Putting the B in BRIC - How Tech can Transform the Brazilian Economy”. Ao falar sobre as dificuldades em implementar tecnologias na economia brasileira, Aod disse que, quando se fala em aumento de produtividade, a tecnologia passa a ser fundamental e o mundo atual oferece um conjunto de ferramentas mais acessíveis, de forma mais rápida, do que a algumas décadas atrás. “Mas as pessoas precisam dominar essa tecnologia e, para se ter uma ideia, no Brasil o domínio da língua inglesa, que é um instrumento fundamental, ainda é muito pequeno”, afirmou.

Na parte da tarde, foi a vez do economista Paulo Roberto Sbaraini Lunardi, subsecretário da Central de Licitações do Estado do RS, ocupar um dos palcos do evento, com participação no painel “Vendendo para o maior comprador do Brasil”. Abordou as novas formas de contratação pelo setor público, a partir da nova Lei de Licitações e do Marco Legal das Startups.
 
 
 
 
 
Juliana2
A economista e consultora do programa Redes de Cooperação do governo do Estado, Juliana Nascimento, participou, ao longo dos últimos dois dias do South Summit, das bancas julgadoras da competição Future of Work and Industry 5.0, que avaliaram projetos apresentados por 10 startups no espaço The Next Big Thing, e que teve como vencedora a Yours Bank, que, além de banco digital, é uma plataforma que trabalha com educação financeira voltada ao público jovem. Juliana elogiou o alto nível das startups concorrentes e ressaltou o fato de a maioria focar em soluções envolvendo sustentabilidade. Lamentou, no entanto, o pouco número de mulheres comandando os pitches.

 
 
 
 
Em um dos painéis ocorridos no dia 4, primeiro dia do South Summit, o prefeito de Caxias do Sul, economista Adiló Angelo Didomenico, dividiu, com os prefeitos Sebastião Melo, de Porto Alegre, Rafael Valdomiro Greca de Macedo, de Curitiba, Topázio Silveira Neto, de Florianópolis, e Adriano Bornschein Silva, de Joinville, o painel “A Estrada da Tecnologia: Sul em Expansão”, em que foram discutidas as iniciativas de inovação e tecnologia nas principais regiões do Sul do País.

 
No mesmo dia, o economista Irany Sant'Anna Júnior, vice-presidente do Banrisul, participou do painel "Estratégias para a Produção de Alimentos". Na oporunidade, falou sobre as estratégias que os grandes produtores devem adotar para atenderem a uma crescente demanda de alimentos, em um ambiente cada vez mais desafiador.
 
 
  

O economista Alexandre Englert Barbosa, do Banco Cooperativo Sicredi e Economista do Ano 2019, proferiu palestra, na tarde de quinta-feira, dia 5. Com o tema “Os caminhos para a emissão de Títulos Verdes”, apresentou análise sobre as operações sustentáveis, os títulos verdes, empréstimos e as receitas utilizadas para apoiar os projetos que trabalham aliados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Falou sobre a importância de as empresas terem operações sustentáveis como uma estratégia a ser firmemente seguida.
 
 
 
Mais tarde, o economista Alexander Nunes Leitzke, gerente de Planejamento do BRDE, participou do workshop "Financiamento para Games e Inovação no setor áudio visual.

Depois de ser iniciado em Madrid em 2012, o South Summit, tornou-se um evento líder no ecossistema de inovação no mundo, e chega a sua primeira edição internacional no Brasil, com sua apresentação num espaço de 12 mil metros quadrados, na área do Embarcadero, em Porto Alegre. Reunirá, até a próxima sexta-feira, dia 6 de maio, cerca de 400 palestrantes e 50 finalistas escolhidos entre os 1.000 projetos inscritos para o Startup Competition.