programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Morre o professor gaúcho Fernando Zanella

Informamos o falecimento do professor de Economia Fernando Caputo Zanella, vítima de câncer, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do RS (PPGE/UFRGS), orientado pelo professor Ernani Hickmann, ex-Diretor do Instituto Liberal do RS (IL-RS), era professor do Departamento de Economia e Finanças da United Arab Emirates University (EAEU), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. É autor de uma das poucas dissertações sobre economia austríaca no Brasil, intitulado “O Mercado Como Processo: A abordagem austríaca”, publicado pela Revista Análise Econômica, da FCE/UFRGS, em 1993.

Quando mestrando em Economia, na UFRGS, em 1991, cursou um intensivo de economia austríaca na ESEADE em Buenos Aires, patrocinado pelo Instituto Liberal do RS (IL-RS), oportunidade em que já começava a aprofundar seus conhecimentos sobre o liberalismo, a partir de contato com os raros títulos de Frederick Hayek disponíveis naquela universidade. A visão libertária desses economistas o motivou a se aprofundar no assunto e o fez se juntar ao pequeno e improvável grupo dos que foram estudar na Argentina, naquel a época, entre economistas, advogados, contadores e jornalistas. Além do seu genuíno interesse por uma economia que explicasse a ação humana, Zanella tinha notável capacidade de identificar o que é relevante em economia, conseguindo sempre trazer a perspectiva de mercado para as mais estranhas situações. Concluiu o mestrado e foi cursar o doutorado em Auburn, no Alabama (EUA), onde se aproximou do Mises Institute, mergulhando mais ainda na economia da escola austríaca e sua visão liberal do mundo e das relações humanas. Foi Diretor Acadêmico do Instituto Liberal do RS (IL-RS), quando se propôs a fazer da Entidade um verdadeiro “think tank”, escrevendo artigos de opinião e sobre políticas públicas. Acumulava, nesse período, o ensino de economia na Unisinos. Dali, foi convidado a lecionar na United Arab Emirates University, em Abu Dhabi, gerando inclusive, entre seus amigos próximos, algumas brincadeiras, já que naquela época estavam importando jogadores e técnicos de futebol, mas ele era o primeiro economista. Na UAE University manteve-se até seu precoce falecimento e onde escreveu diversos artigos acadêmicos com base na Escola Austríaca de Economia e alguns livros. Um deles me é muito presente: “Por que me Tornei um Liberal”, livro de ensaios em homenagem a Walter Block, onde Zanella conta sua trajetória na economia de livre mercado da tradição austríaca.

O colega e amigo, economista André Burger, diz que lembra com saudade das conversas, em reuniões do IL-RS, do entusiasmo de anella com a capacidade da escola austríaca de economia em explicar os fenômenos do comportamento humano só não era maior que seu humor. Dizia-se, naquela época, que os liberais no Brasil não enchiam uma Kombi, os economistas austríacos não enchiam um Fusca e Zanella certamente era um dos que podia dirigi-lo”.

O professor e economista Giácomo Balbinotto lembra que Zanella foi um grande amigo e colega na UFRGS e no curso de Buenos Aires. "Quem conviveu com ele pôde perceber sua dedicação à economia e, especialmente, aos valores liberais e de uma economia de mercado. Deixa saudades a todos que tiveram o privilégio de acompanhá-lo, tanto na academia como na vida pessoal", completou. 

O professor Fernando Zanella deixa um casal de filhos e a esposa Marisa Zanella.