programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

UCS, UFRGS e Unisinos debatem aliança voltada à inovação na Serra Gaúcha

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Evaldo Antonio Kuiava, e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Bulhões, reuniram-se, na manhã de sexta-feira, dia 21 de janeiro, para debater alianças regionais voltadas à inovação. O encontro ocorreu na reitoria da UCS.

Proposta por Bulhões, a reunião discutiu o modelo já implementado na região metropolitana, chamado Aliança para Inovação, e que poderia ser ampliado para a Serra Gaúcha. A iniciativa metropolitana, além da UFRGS, conta com a parceria da PUCRS e da Unisinos, com o objetivo de potencializar o ecossistema de inovação e desenvolvimento de Porto Alegre e cidades próximas.

Considerada pelo último Ranking Universitário da Folha (RUF) a Universidade Comunitária mais inovadora do Brasil, a UCS se destaca por iniciativas como a UCSGRAPHENE, planta de produção de grafeno, que desenvolve ainda soluções para a indústria a partir da matéria-prima. Bulhões aproveitou a passagem por Caxias do Sul para conhecer a iniciativa, localizada no bloco 71, do Campus-Sede, e que é credenciada como uma unidade Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – em território gaúcho.

“Nosso trabalho tem mostrado a Inovação como um alicerce importante para conectar a academia, o setor empresarial e a sociedade. Uma Aliança para a Inovação se torna necessária na Serra gaúcha, uma região reconhecida pelo empreendedorismo”, projetou Kuiava, que reforça ainda que a UCS aparece no Ranking das Universidade Empreendedoras, com destaque entre as Instituições Privadas e Comunitárias, ilustrando a sua vocação inovadora.

“As instituições de educação têm o respaldo necessário para avançar como articuladoras no fomento ao desenvolvimento regional. Já fizemos visitas a algumas regiões para levar essa ideia e hoje foi a vez de visitarmos esse município tão importante para a economia do RS e do Brasil que é Caxias do Sul”, explicou Bulhões.

Como funciona a Aliança para a Inovação na Região Metropolitana

A Aliança para Inovação é uma articulação entre Universidades na região metropolitana. A união entre elas tem o objetivo de potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento. A Aliança quer transformar a região em referência internacional no ambiente de inovação, conhecimento e empreendedorismo.

Fonte: Assessoria de Comunicação/UCS

 

Foto: Thaís Schiavo