programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Economista Mário de Lima é reconduzido à presidência do Corecon-RS

- O economista Aristóteles Galvão assume a vice-presidência -

 

O economista Mário de Lima foi reeleito presidente do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS). Para a vice-presidência, foi eleito o economista Aristóteles Galvão. A eleição, para um mandato de um ano, ocorreu durante a primeira sessão plenária de 2022, ocorrida na tarde desta terça-feira, dia 4. Durante sessão-plenária, também tomou posse o novo terço de conselheiros eleitos em outubro último, para o triênio 2022-24, composto pelos economistas Aristóteles da Rosa Galvão, Andressa Mielke Vasconcelos e Bruno Lanzer, como conselheiros titulares, e Jacqueline Maria Corá, Marcelo Ayub Monteiro e Luiz Henrique Zago Gaston, como conselheiros suplentes.


Em seu discurso de posse, Mário de Lima apresentou um breve relato de atividades de sua gestão ao longo de 2021, agradeceu a confiança dos colegas conselheiros e, em especial o apoio de seu ex-vice-presidente Felipe Garcia, e falou da continuidade dos grandes desafios programados para este ano de 2022. “Queremos, ao longo deste ano, investir, cada vez mais, no fortalecimento da nossa profissão, levando ao conhecimento da sociedade o papel desse profissional nos diferentes setores da economia, assim como na construção de um país mais desenvolvido e forte.


Natural de Santa Maria, Mário de Lima é economista com mestrado e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Atua nas áreas de políticas públicas, finanças públicas, gestão pública, planejamento e desenvolvimento regional, urbano e metropolitano, com experiências em diversos órgãos e conselhos da administração pública brasileira. É professor universitário de graduação e pós-graduação há mais de nove anos. É o atual Secretário Adjunto da Educação de Porto Alegre. Foi eleito conselheiro do Corecon-RS, para o triênio 2021-2023.

 

O vice-presidente eleito, economista Aristóteles da Rosa Galvão, é natural de Alegrete, graduado em Ciências Econômicas (PUCRS), concluído em 1976, pós-graduado em Economia Empresarial (UFRGS), Perito e Avaliador do Poder Judiciário Estadual e Federal, Coordenador Técnico do III Encontro Técnico de Pericia, Avaliação de Empresas dos Economistas do Brasil Conselheiro do Conselho de Economia do Rio Grande do Sul Vogal da Junta Comercial do Rio Grande do Sul Nos quadriênios 2016 e 2019.


Aristóteles Galvão parabenizou a gestão anterior pelo trabalho feito frente ao Conselho na administração eficiente e responsável dos diversos eventos, como o caso do Enesul, e, também, ao conselheiro Darcy Francisco Carvalho dos Santos que, pelos seus profundos conhecimentos na área de finanças, vem auxiliando na administração da relação orçamento/despesa da Entidade. Parabenizou, também, o empenho dos colaboradores do Corecon-RS, “sempre no cumprimento das metas previamente estabelecidas”.

 

CONSELHEIROS EMPOSSADOS

EFETIVOS

Andressa Mielke Vasconcelos

Andressa Mielke Vasconcelos é Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é Diretora de Diretos Sociais Básicos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Já atuou como Assistente de Pesquisa na FGV EESP Clear e foi Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Bruno Lanzer

Bruno Lanzer é professor do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e PhD em economia pela Queen Mary University of London (QMUL). É também assessor econômico da Bancada do Partido Novo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e foi professor visitante da City University of London. Tem experiência em análise econômica setorial e macroeconômica, tendo trabalhado como economista no Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e na Fecomércio-RS.

 

Suplentes


Jacqueline Maria Corá

Jacqueline Maria Corá é professora e coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul e de pós-graduação: economia da empresa, cenário macroeconômico e tendências para setor de turismo. Doutora do PPGTURH/UCS, com o tema Economia Criativa e Turismo Criativo. Mestre em Administração (UFRGS); Especialista em Planejamento Econômico da Empresa (UCS), MBA em Gestão Empresarial(Unisinos); MBA Gestão Universitária (UCS); graduação em Ciências Econômicas e História (UCS). Experiência em consultoria econômico-financeira de empresas; coordenou o Projeto Capacitação Empresarial-parceria com Governo do Estado–SEDAI; participou do Projeto de Desenvolvimento de Fornecedores–MDIC e Projeto de Elaboração e Desenvolvimento do APLMMeA; atua no Projeto de Educação Econômico-Financeira para estudantes do ensino médio, com mais de 9.000 participantes; Realiza o Boletim Socioeconômico da Região das Hortênsias, desde 2007; participa do Núcleo de Pesquisas Urbanas.

 

Marcelo Ayub Monteiro

Economista e advogado. Mestre em economia aplicada (PPGOM/UFPel). Especialista em Direito Eleitoral (FMP). Atuou como assessor no Tribunal de Justiça em projetos de gestão de ações de massa. Atualmente é assessor na Diretoria de Microcrédito e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre.

 

Luiz Henrique Zago Gaston

Luiz Henrique Zago Gaston, Técnico Superior Economista da AGERGS da Diretoria de Tarifas e Estudos Econômicos, Mestre em Economia Aplicada Pelo PPGE/UFRGS, Especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças Públicas. Tem experiência em Economia do Setor Público, com Ênfase em Finanças Públicas e Regulação.

 

Além dos conselheiros empossados, participaram da Plenária, presidida pelo conselheiro de inscrição mais antiga, o economista João Carlos Medeiros Madail, os conselheiros efetivos Darcy Francisco Carvalho dos Santos, Guilherme Stein,  Janile da Silva Pereira Soares, Mario Jaime Gomes de Lima,  Conselheiro Suplente Leandro André Hoerlle. Também esteve presente o ex-presidente Rogério Tolfo.