programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Consumo consciente é tema do primeiro painel do EGEF

Iniciou, na noite da última quarta-feira, dia 11, o 1º Encontro Gaúcho de Educação Financeira (EGEF). O evento, gratuito, em modalidade online, acontece dentro da Semana Nacional de Educação Financeira, com o objetivo de disseminar a importância da educação financeira no âmbito familiar.

O evento, promovido pela Associação de Profissionais Orientadores e Educadores em Finanças (APOEF), com o apoio do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS), foi aberto pelos organizadores, os educadores financeiros Diego Angelos, Head de Educação da Blocos educação e professor para ensino fundamental, e pelos economistas Everton Lopes, ex-vice-presidente do Corecon-RS e CEO da Money Sul Educação Financeira, e Janile Soares, coordenadora da Comissão de Educação Econômico-Financeira e Empreendedorismo do Corecon-RS e cofundadora e planejadora financeira na Build Planejamento Financeiro.

Egef2A abertura do Encontro contou com um vídeo de mensagem de boas vindas do presidente da APOEF, Grimaldo Lima, e com a participação da deputada estadual Any Ortiz, autora do Projeto que trata da inclusão do ensino de educação financeira nas escolas da capital gaúcha. A deputada parabenizou os organizadores pela iniciativa, falou de sua luta, desde a época em que era vereadora em Porto Alegre, pela inclusão da proposta de ensino da educação financeira nas escolas da Capital e disse que continua, agora, levando sua idéia em nível estadual. “A educação financeira é um instrumento fundamental de transformação das pessoas”, disse, lembrando que se trata de uma “cultura do brasileiro, baseada no crédito, sem a preocupação de cuidar de suas reservas”.

O painel da noite "Consumo consciente para as novas gerações" foi mediado pelo educador financeiro Diego Angelos e contou com as participações das especialistas em educação financeira Ana Pregardier, Wendy Haddad Carraro e Mariliane Caramão. Ana Pregardier, que possui mais de 20 livros editados sobre o assunto, falou sobre a organização financeira e o hábito de consumo das famílias. Wendy Carraro falou sobre a pandemia e os novos hábitos de consumo adotados pelas famílias brasileiras. A economista Mariliane Caramão, autora do projeto Repense de educação financeira para crianças, disse que o processo de educação financeira deve ser pensado desde os primeiros anos de vida da criança e lembrou que a situação é tão necessária que muitas empresas, hoje, estão cheias de pessoas com poder de decisão que não conseguem gerenciar suas próprias contas.

O 1º Encontro Gaúcho de Educação Financeira segue nesta quinta-feira, às 19h30min, com o Painel “Planejamento Financeiro” e na sexta-feira, com o painel “Poupança e Investimentos”.