programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Bate-papo de Finanças faz análise da conjuntura econômica deste 1º semestre

No próximo dia 09 de setembro, o Tesouro do Estado promove, em parceria com o CoreconRS, o seu tradicional Bate-Papo de Finanças. O tema desta edição é a Conjuntura Econômica do 1º semestre de 2021. O evento contará com a abertura do Subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene e do presidente do CoreconRS, economista Mário de Lima. Os painelistas convidados são Maria Juliana Fabris, analista e coordenadora do Departamento Econômico do Banco Central em Porto Alegre e Fernando Lara, economista da Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais e Qualidade do Gasto/Tesouro e professor da Unisinos.

Fernando Lara antecipa que deverá abordar questões relativas a certos preços como os dos combustíveis e dos alimentos e os reflexos disso no processo de recuperação das economias brasileira e gaúcha. Lara destaca, por exemplo, o indicador que sinaliza o valor das principais culturas da agropecuária do RS, conforme o gráfico abaixo. Em função dos bons resultados da produção, dos movimentos da taxa de câmbio e dos preços internacionais, este indicador ilustra como o setor vem experimentando uma dinâmica muito favorável ao longo dos últimos meses.


 

Lara também chama a atenção para o comparativo de setores. “Os dados relativos à atividade econômica divulgados pela Sefaz/RS mostram que a indústria do RS também encontra-se em um processo bastante forte de recuperação, com grande participação de máquinas agrícolas. Isto contrasta com o desempenho do comércio e do mercado de trabalho, que também voltaram a apresentar evolução, porém de forma mais lenta”, analisa. Para o economista, a palavra-chave que define a situação conjuntural é contraste.


grafico 2

O evento acontece das 14 às 16 horas e será transmitido, de modo aberto, nas páginas do Facebook da Secretaria da Fazenda e do CoreconRS.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Tesouro do Estado RS