programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Ações voltadas ao fortalecimento da profissão marcaram Semana do Economista

Além da Campanha de Valorização do Economista, que o Corecon-RS vem realizando, desde o mês de abril deste ano, com a publicação de cards personalizados de economistas, que atuam nos mais variados setores da sociedade gaúcha, na semana que marcou a passagem do Dia do Economista, o Corecon-RS promoveu e participou de uma série de ações, cujo foco foi o fortalecimento da profissão. Ao longo da Semana, foram publicados nas redes sociais vídeos de profissionais da Economia ressaltando sua atuação no mercado e enfocando os cenários e perspectivas para a economia regional, nacional ou internacional. No dia 12, quinta-feira, a Entidade promoveu reunião dos coordenadores e professores dos cursos de Ciências Econômicas do RS com os técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS (Sedetur), para darem início às discussões sobre o processo de atualização e regionalização da política industrial do Governo do Estado.

A reunião foi decidida a partir de encontro, realizado dois dias antes, na sede da Secretaria, entre o presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, o ex-conselheiro Aristóteles Galvão, com o titular da Pasta do Desenvolvimento, Edson Brum, seu adjunto Joel Maraschim, e seu diretor Gustavo Rech. Através da plataforma GoogleMeet, participaram os coordenadores de Cursos André Redivo (Unipampa), 

Blanca Gamarra (Furg), Camila Fores (Unisinos), Carlos Conte (UFSM/P.Missões), Kellen Fraga (Pucrs), Maurício Weis (Ufrgs), e os professores Daniel Arruda Coronel (UFSM), Gibran Teixeira (Furg), Gustavo de Moraes (Pucrs), Márcio Kalkmann (Fahor), Mateus Frozza (UFN), Mônica Mattia (UCS/pres. Corede Serra), Pedro Leivas Leite (Furg) e Sílvio Arend (Unisc). Pela Secretaria, estiveram presentes o secretário adjunto Joel Maraschin e seu diretor, Gustavo Rech, e pelo Conselho, o presidente Mário de Lima e o ex-conselheiro Aristóteles Galvão. Do encontro, onde foram discutidas propostas e ações de atualização do projeto atual da política industrial, ficou decidido novos encontros já com propostas mais voltadas à regionalização, com participação direta dos Cursos de Economia de cada região do Estado.

 

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) promoveu, na sexta-feira, dia 13, uma reunião especial comemorativa ao Dia do Economista. O evento aconteceu dentro do Seminário “Atuação Profissional do Economista”, alusivo à passagem dos 70 anos da profissão, que contou com a participação do prefeito de Caxias do Sul, economista egresso da UCS, Adiló Didomenico, do presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, e do ex-conselheiro Aristóteles galvão, e dezenas de outros economistas ligados ao corpo docente, profissionais atuantes na Região e, ainda, estudantes de Economia da Universidade. O evento, que abordou a importância dos conhecimentos da ciência econômica na gestão pública dos municípios e na carreira privada dos economistas e os grandes desafios a serem enfrentados pelos profissionais da Economia, teve a coordenação da professora economista Jacqueline Maria Corá,

 

O presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, foi um dos participantes do encontro dos economistas da zona sul do RS, ocorrido na última sexta-feira, dia 13, Dia do Economista, numa promoção da Aeconsul. O encontro, que abordou a carreira do economista em tempos de pandemia, foi coordenado pelo presidente da Aeconsul, economista Ezequiel Megiato, e contou com a participação da economista Cláudia Lemos e de diversos profissionais que atuam a região sul do Estado.

 

 

Outras faculdades de Economia realizaram eventos alusivos à Semana do Economista. O Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou o V Secon, transmitido pelo  youtube, com as palestras "Brasil, uma economia que não aprende", com Paulo Gala, "Impactos socioeconômicos provocados pela pandemia da Covid-19 na Fronteira da Paz", com os professores Altacir Bunde e Vanessa Dutra, e "Environmental, Social and Governance (ESG): da Empresa ao Investimento", com a professora Debora Hoff. Na foto, um bate pato do coordenador do Curso, professor economista André Redivo, com egressos da Economia da Unipampa.