programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon-RS promove reunião da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com professores de Economia


Os coordenadores dos cursos de Ciências Econômicas do RS reuniram-se na tarde da última quinta-feira, dia 12, com os técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS (Sedetur), para darem início às discussões sobre o processo de atualização e regionalização da política industrial do Governo do Estado. A reunião foi decidida a partir de encontro entre o presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, e o ex-conselheiro Aristóteles Galvão, com o titular da Pasta do Desenvolvimento, Edson Brum, seu adjunto Joel Maraschim, e seu diretor Gustavo Rech, ocorrido no dia 10 de agosto último, na sede da Secretaria.

O presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, abriu o encontro agradecendo a participação dos professores e dos técnicos da Secretaria. Lembrou a importância do encontro, que “pode iniciar um valoroso debate em direção à construção de soluções de desenvolvimento regional, tendo os economistas como protagonistas de soluções para o Estado, a partir do conhecimento acadêmico sobre crescimento, desenvolvimento econômico e análise de políticas públicas, que existem nas faculdades de ciências econômicas nas diferentes regiões do RS, ainda que durante o debate sejam encontradas outras alternativas que não propriamente à política industrial, mas provocadas pela discussão que ela poderá gerar. Nossa participação no debate é a melhor forma de fortalecermos a nossa profissão e nossos cursos”, completou.

O ex-conselheiro do Corecon, economista Aristóteles da Galvão, disse que esta é a primeira de muitas ações em que os economistas e os cursos de Economia se farão presentes, com sugestões, críticas e posições técnicas, embasadas no profundo conhecimento que a academia e a profissão lhes proporcionou. “As universidades estão sedentas e disponíveis para participarem, através de seu corpo docente e de seus alunos, na construção de uma sociedade cada vez melhor”, afirmou.

O diretor da Secretaria, Gustavo Rech, disse que a Secretaria está ouvindo diversos setores, formadores de opinião e de conhecimento, que são “de extrema importância para a discussão sobre a atualização de uma política industrial que hoje ainda não condiz com a realidade atual de recuperação econômica do Estado do RS”. Rech, que é o responsável pelos principais programas de incentivos do Estado, assim como o de atualização da nova política industrial, apresentou o trabalho desenvolvido pela Secretaria. Disse que se trata de uma introdução à política industrial, já que a Secretaria ainda não possui estudos conclusivos sobre o tema.

O secretário-adjunto da Sedetur, Joel Maraschin, agradeceu o Corecon por aproveitar a Semana do Economista para buscar a participação dos coordenadores de Cursos nas discussões e atualização da política industrial do RS. “Os economistas estão, de uma certa forma, sendo privilegiados em debaterem conosco, nessa fase bem inicial, dessa nossa proposta e, depois de ouvirmos os mais diferentes representantes do setor produtivo, como Fiergs, Federasul, entre outros segmentos importantes da nossa economia, podermos partir para a criação degrupos técnicos e os debates setoriais, na busca de uma proposta que contemple as diferentes regiões do nosso Estado”, disse.

Os professores manifestaram-se sobre a importância de os Cursos, com seus especialistas, serem protagonistas dessa discussão e sobre a necessidade de as novas reuniões se aprofundarem sobre o tema. 

Os docentes que participaram da reunião, realizada através da plataforma GoogleMeet, foram os coordenadores de Cursos André Redivo (Unipampa), Blanca Gamarra (Furg), Camila Fores (Unisinos), Carlos Conte (UFSM/P.Missões), Kellen Fraga (Pucrs), Maurício Weis (Ufrgs), e os professores Daniel Arruda Coronel (UFSM), Gibran Teixeira (Furg), Gustavo de Moraes (Pucrs), Márcio Kalkmann (Fahor), Mateus Frozza (UFN), Mônica Mattia (UCS/pres. Corede Serra), Pedro Leivas Leite (Furg) e Sílvio Arend (Unisc).