programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon-RS e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico acertam ações de apoio à regionalização da Nova Política Industrial

O presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, reuniu-se, nesta terça-feira, dia 9, com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) do Estado do RS, Edson Brum. O tema do encontro foi a participação do Corecon e dos Cursos de Economia do RS no debate sobre regionalização da política industrial do Governo do Estado. Também participaram da reunião o ex-conselheiro Aristóteles Galvão, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento, Joel Maraschin, e os diretores da Pasta, Leonardo Neves e Gustavo Rech.

O Secretário Edson Brum falou sobre a importância da atualização do plano de política industrial do RS e viu com otimismo a participação dos economistas das mais diferentes regiões do Estado na discussão das novas políticas públicas de desenvolvimento estadual.

O economista Aristóteles Galvão lembrou que as universidades possuem hoje todo o aparato e a multiplicidade de conhecimentos nos mais diversos setores da economia, para acrescentar novas ideias, contribuindo na busca de alternativas regionais extremamente eficazes.

O Secretário Adjunto Joel Maraschin informou que a Secretaria está à disposição do Corecon “para iniciarmos juntos e o mais brevemente possível, debates e ações de parcerias com os Cursos de Economia do RS”.

A reunião aconteceu na Sede da Secretaria, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre, e já definiu, como primeira ação, um encontro entre a área técnica e todos os coordenadores de Cursos de Ciências Econômicas do Estado, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 12, às 17 horas, através da plataforma do GoogleMeet.

ReuniaoSecDesenv1O presidente Mário de Lima lembrou que a intenção do Corecon é ajudar a criar as condições institucionais, que priorizem a valorização do conhecimento “para que possamos ter uma discussão de política de Estado, com continuidade de ideias e projetos na área da indústria, verificando os ciclos de sua implementação e a sua efetividade, possibilitando a implementação de instrumentos para análise e avaliação de políticas públicas”. Disse, ainda, que "uma reunião com nossos colegas coordenadores permitirá levar para as regiões do RS, a discussão da proposta de política industrial do Estado, colocando os economistas de todas as regiões na vanguarda, como os protagonistas e líderes na discussão destas e outras pautas governamentais. Tratam-se de novas atitudes que se inauguram em plena semana do economista”, acrescentou.

Fotos: Roan Martins/Sedetur /// Jairo Raymundo/Corecon-RS