programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Autor da "Lei do Economista", Fernando Ferrari, completaria 100 anos em junho último14

 

Nesta segunda-feira, dia 14 de junho, o economista e ex-deputado Fernando Ferrari, autor da Lei do Economista, estaria completando 100 anos de seu nascimento. Nasceu em São Pedro do Sul, em 1921, e faleceu em 25 de maio de 1963, em acidente aéreo próximo à localidade do Morro do Chimarrão, em Três Cachoeiras, no litoral norte gaúcho.

Atuou no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e no Movimento Trabalhista Renovador (MTR) e, quando deputado federal, foi autor da Lei Nº 1.411, aprovada em 13 de agosto de 1951, conhecida como “Lei do Economista”. Viveu sua infância em São Pedro do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. Seus pais eram Maria Margarida Toller Ferrari e Tito Lívio Ferrari. Tito Lívio era comerciante na cidade de Santa Maria e também atuou na política. Elegeu-se prefeito de São Pedro do Sul em 1951, pelo PTB, mas esteve no cargo por um curto período devido ao seu falecimento, em julho de 1952.

Fernando Ferrari fez seus primeiros estudos no Colégio Elementar de São Pedro. Aos 12 anos mudou-se para Santa Maria, onde foi interno em um colégio católico controlado pelos Irmãos Maristas. Em 1942, com 20 anos, mudou-se para Porto Alegre, onde cursou economia na Pontifícia Universidade Católica, bacharelando-se em dezembro de 1944. Em 1945, já formado, foi trabalhar na contabilidade do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), no Rio de Janeiro. Lá conheceu Elsa Ferreira, com quem se casou em 1951. Em 1958, formou-se, em seu segundo curso superior, Direito, na Universidade Distrito Federal, no Rio de Janeiro. É pai do também economista Fernando Ferrari Filho, professor da UFRGS e ex-presidente do Corecon-RS.

Em 1946, retornou ao Rio Grade do Sul, elegendo-se, um ano depois, a deputado estadual, pelo PTB, para mandão de quatro anos. Em 1950 elegeu-se deputado federal, reelegendo-se em 1954 e 1958. Nessa última eleição, foi o candidato a deputado federal mais votado no Brasil, somando 147.996 votos. Em 1960, candidatou-se a vice-presidente pela Legenda do PDC.

Mais informações sobre a trajetório de Fernando Ferrari em  https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Ferrari