programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Farsul comemora 94º aniversário

 

No dia 24 de maio último, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) comemorou 94 anos de sua fundação. Foi construída por meio da união da classe agrícola gaúcha em torno do ideal de “representar e defender os interesses do produtor rural”.

Composta por 138 sindicatos rurais, divididos em 13 regionais que abrangem todo o RS, a Farsul tem na sua composição diretiva produtores de todo estado, independente de tamanho de propriedade ou de cultura produzida. Essa estrutura plural, solidificada ao longo das décadas, garantiu o apoio integral da classe e o desenvolvimento da Federação, ao ponto de ser uma das mais importantes entidades representativas do país. Em suas décadas de história, centenas de produtores passaram pelo quadro diretivo da Farsul. De dentro de sua estrutura surgiram importantes entidades para a sociedade gaúcha como o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), a Cooperativa Sul-rio-grandense de Carnes, o Instituto Sul-rio-grandense de Carnes (Instucarnes), a Associação de Criadores de Cavalos Crioulos, o movimento citeano e a Federacites, a Federação das Cooperativas de Produtores de Trigo, a Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), o CTG 35 e, mais tarde, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), além de associações de raças. A Federação ocupa cargos de representação em mais de 50 conselhos, sejam eles de consumidores de energia, preservação do meio ambiente, entidades de ensino e de pesquisas, estradas, entre outros.

Em nota publicada no site da Federação, o presidente Gedeão Silveira Pereira, lembrou essa história, “construída por meio da união de um setor que seguiu trabalhando quando quase todo o planeta parou, garantindo o alimento na mesa de mais de 200 países e se mantendo como base da economia nacional, merece ser comemorada” e fez um convite aos produtores e produtoras rurais para celebrarem juntos a passagem de aniversário da Federação mais antiga do País.