programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Junta Comercial do RS completa 144 anos

Com 2.804.842 empresas registradas, destas, 1.469.394 ativas, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS - completou, no dia 24 de maio, 144 anos de fundação. Ao longo deste tempo, muitas mudanças foram necessárias para tornar a autarquia mais eficiente aos seus usuários. Hoje, o sistema de Assinaturas Avançadas em operação desde março, já abrange 109.444 protocolos. Um dos marcos desta gestão é suspensão temporária de taxas para abertura de empresas. O RS, foi o segundo Estado a adotar a suspensão da cobrança para novas empresas, sendo o único a prorrogar a medida para auxiliar os micro e pequenos empreendedores durante a crise causada pela pandemia Covid-19. São 497 municípios beneficiados com essa medida.
A JucisRS conta com 50 Unidades Desconcentradas (UD's) distribuídas em diversas cidades gaúchas. Na Redesim, 420 municípios gaúchos estão integrados, beneficiando 97% das MPE's do RS, uma parceria entre a JucisRS, Sebrae/RS e Prefeituras.

A inauguração da Sala do Empreendedor de Porto Alegre no saguão da sede da Junta tem faciltado o dia a dia dos empresários e microempreendedores individuais (MEIs). No RS, 122 municipios gaúchos já contam com a Sala do Empreendedor, uma cobertura de 24%, impactando em 73% das Micro e Pequenas Empresas (MPE's) do estado. A iniciativa é da JucisRS, Prefeitura de Porto Alegre, Sebrae/RS e Banrisul.

A presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, primeira mulher à frente do órgão de registro ao longo destes 144 anos, destaca a importância de gerir a Junta Comercial. "Tenho orgulho dos grandes avanços que tivemos no decorrer deste tempo. Fazemos parte da história do desenvolvimento econômico e social do nosso estado, tendo como foco o empreendedorismo". Lauren enfatiza que o "olhar" para o empreendedor e a modernização da autarquia, além da desburocratização dos serviços do registro mercantil têm sido fundamentais para o êxito do órgão de registro, segundo do país a implantar o sistema de Assinaturas Avançadas.

Clique aqui para ler mais

 

Por Denise Rodrigues