programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Semana de homenagens à mulher Economista

O Corecon-RS teve uma semana muito agitada, com uma série de homenagens às mulheres Economistas.

live008Na segunda-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a live "Dia Internacional da Mulher: um bate-papo com nossas economistas”, com transmissão simultânea, pelas páginas do Corecon-RS no Facebook e no youtube, reuniu as economistas integrantes do coletivo Conexão Mulheres e Economia, Natália Branco Stein, consultora de Projetos de Inovação, Ana Paula Buhse, analista de Inteligência e Pesquisa de Mercado da Fiergs, Camila Horst Toigo, analista de Inteligência de Mercado do Grupo RBS, e Júlia Sbroglio Rizzotto, Analista de Administração e Estruturação do Sicredi. Na oportunidade, foram discutidos temas inerentes às dificuldades para a mulher se posicionar bem num mercado de trabalho, considerado até então como prioridade do mundo masculino. Temas como desafios, qualificação, medos, conquistas, família também foram discutidos pelas participantes, que, em diversos momentos, receberam questionamentos e intervenções por parte do público virtual.

live010Na quarta-feira, dia 10, foi a vez das economistas Janile Soares, conselheira do Corecon e editora do Blog A Economista de Batom, Dirlene Silva, colunista de Finanças nos blogs Prateleir de Mulher e BlackCollab, e Mariliane Caramão, criadora do Projeto Repense Educação Financeira Sustentável para Crianças. Com foco na Educação financeira e responsabilidade social, as participantes falaram sobre a importância da disciplina nas finanças pessoais, especialmente num mundo globalizado, em que as pessoas são atraídas e cativadas pelas facilidades de consumo oferecidos pela internet.

No dia seguinte, quinta-feira, a coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da live011Unisinos, professora e economista Gisele Spricigo, conversou com estudantes mulheres de diversas faculdades de Economia do RS, sobre impressões e expectativas que envolvem os Cursos, o estágios, pandemia e oportunidades na futura profissão. Participaram da live “Desafios e oportunidades para as futuras economistas” as estudantes Bruna Alves, da UFSM, Bruna Breunig, da FAHOR, Dryelle Pritsch, da FURG, Ivana Strapazzon, da PUCRS, Júlia Jardim, da Equilíbrio/UFRGS, Luana Quadros, da UPF, Maria Eduarda, da UCS, e Nathália Costa, da Unisinos. Também esteve presente, no encontro online, a Supervisora Executiva do CIEE-RS, de Novo Hamburgo, Alessandra Borges, que apresentou um perfil sobre os candidatos a estágios, que têm nas mulheres a grande maioria no preenchimento das vagas disponíveis. As alunas falaram sobre os estudos, disciplinas de preferência, empregos e expectativas profissionais.

Ao longo de tada a Semana, foram realizadas inserções de cards alusivos às mulheres Economistas, distribuídos pelas redes sociais da Entidade, e com homenagens às conselheiras e colaboradoras do Corecon.

Segundo o presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, a programação da Semana da Mulher Economista, promovida pelo Conselho, soube exaltar, com preciosidade, a importância do espaço que a Economista mulher ocupa hoje na sociedade, não apenas do Rio Grande do Sul, como do País. "E isso nos honra muito, como entidade representativa que somos, retratar e homenagear com eficiência e fidelidade, através dessa programação, a força, o foco e a determinação da mulher, que sabe muito bem dividir as responsabilidades da sua vida familiar e da sua atividade profissional", complementou.