programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

PPGE da Unisinos comemora 15 anos


O Programa de Pós-Graduação em Economia, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) comemora 15 anos, neste ano de 2021. Em função disso, estão programados diversos eventos comemorativos à passagem da história deste, que é o terceiro Programa de Pós-Graduação nesta área no estado do Rio Grande do Sul.

No final de fevereiro, as comemorações terão início com um “Coquetel Virtual de Comemoração dos 15 Anos”, com evento de confraternização entre professores, alunos, egressos e convidados, em que serão debatidas as perspectivas da economia brasileira e gaúcha e o papel que o Programa deve desempenhar no cenário atual.

A partir do início do semestre letivo, as comemorações seguirão com Aula Inaugural, Seminário de Pesquisa, Open Class, edição comemorativa da Revista Perspectiva Econômica, vinculada ao Programa, entre outros. O objetivo é resgatar a história deste Programa e refletir sobre a sua participação num novo panorama de ensino e de pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Economia iniciou suas atividades em 2006, com a primeira turma do Mestrado e sob a coordenação do professor André Filipe Zago de Azevedo. Os demais coordenadores do Curso foram os professores Tiago Wickstrom Alves e Luciana de Andrade Costa. Também integram o Programa, os professores permanentes Angélica Massuquetti, Guilherme Stein, Janaína Ruffoni Trez, Kadígia Faccin, Magnus dos Reis e Marcos Tadeu Caputi Lélis. A professora Gisele Spricigo é colaboradora.
O início do Doutorado em Economia ocorreu em 2017 e o deslocamento da Escola de Gestão e Negócios para o campus Porto Alegre aconteceu no ano seguinte. Nesse novo ambiente, o Programa tem aproveitado a oportunidade para aprofundar suas relações com o mercado e as demais instituições de ensino na área, ampliando suas pesquisas.

A pandemia, que obrigou as instituições de ensino a repensarem suas práticas pedagógicas, foi mais uma oportunidade para o Programa intensificar o uso de novas tecnologias na modalidade remota de ensino, aprofundar sua relação com a sociedade por meio da Open Class e se preparar para o ensino híbrido. A prática híbrida, na realidade, já era adotada pelo Programa em seus Seminários de Pesquisa, realizados nas sextas-feiras, pois eles eram realizados presencialmente e transmitidos pelo Canal do YouTube.

O Programa já certificou mais de 150 mestres, contribuindo para a formação de pesquisadores e de profissionais na área de organização industrial e de economia internacional no país. Em 2020, ocorreu a primeira Defesa de Tese do Doutorado, de Luís Antônio Sleimann Bertussi, que também integrou a primeira turma de Mestrado, em 2006. Em 2021, os demais doutorandos da primeira turma realizarão suas defesas, começando pelo futuro Doutor em Economia Thiago Fabris, que ocorrerá na última semana de fevereiro. Atualmente, o Programa é coordenado pelo professor Magnus dos Reis, que iniciou sua trajetória na Unisinos, cursando a Graduação em Ciências Econômicas e o Mestrado em Economia. O professor Magnus foi premiado em duas oportunidades pelo Corecon-RS, com sua Monografia e sua Dissertação. Ele tem a missão de conduzir o Programa, juntamente com a equipe qualificada de professores, pelos novos caminhos impostos à educação superior após a pandemia.

A parceria entre a Unisinos e o Conselho de Economia do RS (Corecon-RS) já vem de longe, materializando-se através de eventos conjuntos, realizados nas sedes da Universidade, em São Leopoldo ou no Campus Porto Alegre. Os professores Tiago W. Alves, Angélica Massuquetti e Guilherme Stein têm uma estreita relação com o Corecon-RS, onde ocuparam assentos como conselheiros da Entidade. O professor Stein reassumiu como conselheiro da Entidade, em janeiro último. 

Processo Seletivo Complementar para Mestrado e Doutorado em Economia

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Complementar para o Mestrado e o Doutorado em Economia. As inscrições seguem até 01/03 e todas as informações estão disponíveis no site: http://www.unisinos.br/mestrado-e-doutorado/economia/presencial/porto-alegre/processo-seletivo