programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

LIVE: "Cenários para a economia gaúcha: é a hora da retomada?”, com os economistas André Nunes de Nunes, Antônio da Luz, Patrícia Palermo e Darcy Francisco Carvalho dos Santos 

Os economistas ANDRÉ NUNES DE NUNES (Economista-Chefe da Fiergs), ANTÔNIO DA LUZ (Economista-Chefe da Farsul), PATRÍCIA PALERMO (Economista-Chefe do Sistema Fecomércio-RS) e DARCY FRANCISCO CARVALHO DOS SANTOS (Especialista em Finanças Públicas), participam da live “Cenários para a economia gaúcha: é a hora da retomada?”, no dia 8 de fevereiro (segunda-feira), às 19h30min. O evento, promovido pelo Corecon-RS, terá a mediação do economista MÁRIO DE LIMA (Doutor em Economia, presidente do Corecon-RS) e participação do economista FELIPE GARCIA (Professor da UFPel e vice-presidente do Corecon-RS).

Transmissão simultânea Facebook e YouTube

 

Currículos

André Nunes de Nunes

Graduado em Economia pela Universidade Federal do RS (UFRGS), Doutor em Economia Aplicada pela UFRGS. Atualmente é Economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs) e Coordenador do Comitê de Investimentos da Sociedade de Previdência Privada do RS (InduspreviRS). Economista do Ano 2020.

Antônio da Luz
Graduado em Economia pela UFRGS, Mestre em Economia (UFRGS) e Doutor em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS, e pós-graduado em Master Business Economics e também Derivativos Financeiros. Atua como Economista-Chefe do Sistema Farsul e professor Titular das disciplinas de Comercialização e Microeconomia em cursos de Pós-Graduação (Especialização e MBA) na ESPM. Atuou como economista da Agenda 2020 e como Corretor de Bolsa de Valores Mobiliários. É um dos 89 economistas brasileiros e estrangeiros que são consultados pelo Banco Central para elaboração do Relatório Focus, com as expectativas de mercado para PIB, Inflação, Juros, Câmbio, etc. Economista do Ano 2017. Ex-conselheiro do Corecon-RS.

Patrícia Palermo

Graduada em Economia, com láurea acadêmica, pela UFRGS. Mestre e doutora em economia aplicada pela UFRGS. Foi duas vezes prêmio "Jovem Pesquisador UFRGS/CNPq" na área de sociais aplicadas. É uma das autoras do livro “A crise econômica internacional e os impactos no Rio Grande do Sul”, primeira publicação em língua portuguesa a estimar os impactos da crise financeira internacional 2008/2009 e do livro “O Rio Grande tem Saída?”, publicado em 2014. É professora da ESPM Sul desde 2004, onde leciona nos cursos de Graduação em Administração e Relações Internacionais, da Faculdades São Francisco de Assis nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração, Direito e Contabilidade e da Pós-Graduação em Administração da UniRitter. Professora da Perestroika Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Foi economista da equipe que elaborou a Agenda 2020. É Economista-Chefe do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.

Darcy Francisco Carvalho dos Santos
Bacharel em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis pela UFRGS, com curso de Especialização em Integração Econômica e Comércio Internacional pela PUCRS. Trabalhou em diversas empresas privadas e foi auditor externo do Tribunal de Contas do Estado e auditor de finanças públicas da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, ambos com ingresso através de concurso público. Exerceu cargos de coordenação e diretoria na administração estadual, e foi contemplado em três oportunidades com o Prêmio do Tesouro Nacional tratando de temas variados. Foi ainda autor e co-autor de cinco livros na área de Finanças Públicas (Noções Básicas de Orçamento e Finanças Públicas para Municípios, A crise das finanças estaduais - causas e alternativas, Finanças estaduais: verdades e mitos, Previdência social no Brasil: 1923-2009, e O Rio Grande tem saída?), e coordenador do grupo em Finanças Públicas estaduais da Agenda 2020. Conselheiro do Corecon-RS.

Mário de Lima
Economista, com doutorado em Economia pela PUCRS. Atua nas áreas de políticas públicas, finanças públicas, gestão pública, planejamento e desenvolvimento regional, urbano e metropolitano, com experiências em diversos órgãos e conselhos da administração pública brasileira. É professor universitário de graduação e pós-graduação há mais de oito anos. Como economista, atua como assessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre/RS e é presidente da delegação de Controle do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE). Presidente do Corecon-RS.

Felipe Garcia Ribeiro

Possui doutorado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e foi Secretário Adjunto e Assessor Especial de Política Econômica no Ministério da Economia. Também foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e líder do grupo de pesquisa Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais da Universidade.