programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Economista Mário de Lima é eleito presidente do Corecon-RS

- O economista Felipe Garcia assume a vice-presidência -

marioO economista Mário de Lima foi eleito, na tarde do dia 4 de janeiro, segunda-feira, presidente do Corecon-RS. Para a vice-presidência, foi eleito o economista Felipe Garcia Ribeiro. A eleição, para um mandato de um ano, ocorreu durante a primeira sessão plenária de 2021, realizada de forma virtual. Os novos gestores substituem os economistas José Junior de Oliveira e Aristóteles Galvão. Durante sessão-plenária, também tomou posse o novo terço de conselheiros eleitos em outubro último, para o triênio 2021-23, composto pelos economistas Darcy Francisco Carvalho dos Santos, Guilherme Stein e Felipe Garcia Ribeiro, como conselheiros titulares, e Gustavo Raupp, Lucas Aronne Schifino e Marivia de Aguiar Nunes, como conselheiros suplentes.

Em seu discurso de posse, Mário de Lima agradeceu a confiança dos colegas conselheiros e falou dos grandes desafios programados para o ano de 2021. “É uma grande responsabilidade presidir o Conselho de Economia em meio à pandemia e preparar a ação da profissão de Economista junto à sociedade, na transição para o período pós-pandemia. O trabalho feito pelo Conselho é bastante sólido administrativamente. Minha contribuição e do Felipe é consolidar institucionalmente, junto à sociedade gaúcha, o papel fundamental do Economista, que é o bacharel em Ciências Econômicas registrado no Corecon, que, por sua vez, chancela a qualidade e a responsabilidade da atuação desses profissionais”. Parabenizou, ainda, o seu antecessor e o vice, assim como o novo terço que está assumindo, e colocou-se à disposição da gestão.

Natural de Santa Maria, Mário de Lima é economista com mestrado e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Atua nas áreas de políticas públicas, finanças públicas, gestão pública, planejamento e desenvolvimento regional, urbano e metropolitano, com experiências em diversos órgãos e conselhos da administração pública brasileira. É professor universitário de graduação e pós-graduação há mais de oito anos. Como economista, atua como assessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre/RS e é presidente da delegação de Controle do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE). Foi eleito conselheiro do Corecon-RS, para o triênio 2021-2023.

Felipe Garcia Titular


O vice-presidente eleito, economista Felipe Garcia Ribeiro, possui doutorado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e foi Secretário Adjunto e Assessor Especial de Política Econômica no Ministério da Economia. Também foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e líder do grupo de pesquisa Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais da Universidade.

reunioAlém dos conselheiros empossados, participaram da Plenária, presidida pelo conselheiro de inscrição mais antiga, o economista Antonio Carlos Brites Jaques, os conselheiros efetivos Bruno Breyer Caldas, Janile da Silva Pereira Soares, João Carlos Medeiros Madail, e os suplentes, Giovana Menegotto, José Junior de Oliveira, Leandro André Hoerlle e Pedro Lutz Ramos. Também participou da solenidade o ex-vice presidente, economista Aristóteles da Rosa Galvão.

 

CONSELHEIROS TITULARES

darcy titular

Darcy Francisco Carvalho dos Santos
Graduado em Economia e em Ciências Contábeis pela UFRGS, com curso de Especialização em Integração Econômica e Comércio Internacional pela PUCRS. Foi auditor externo do Tribunal de Contas do Estado e auditor de finanças públicas da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. É autor e co-autor de cinco livros na área de Finanças Públicas, entre eles “Noções Básicas de Orçamento e Finanças Públicas para Municípios”. Foi coordenador do grupo em Finanças Públicas estaduais da Agenda 2020 e vice-presidente do Corecon-RS.

Guilherme Stein TitularGuilherme Stein

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2011) e doutorado em Economia pela Fundação Getulio Vargas (2016). Atualmente é professor assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

 

CONSELHEIROS SUPLENTES

Gustavo Raupp Suplente

Gustavo Raupp
Graduado em Economia pela PUCRS, pós-graduado em Auditoria e Perícia pela FAPA/RS. Atuou por 20 anos no mercado financeiro e atua como Perito, tanto na área Trabalhista, como Cível. Professor Universitário de Finanças, Custos de RH, Noções Básicas do Mercado Financeiro e no Pós-Graduação em Perícia Trabalhista.

 

Lucas Aronne Schifino suplenteLucas Aronne Schifino
Economista formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Economia Aplicada na mesma universidade. Recebeu o segundo lugar no prêmio de melhor dissertação de Mestrado do Conselho Regional de Economia em 2013. Foi professor das Faculdades São Francisco de Assis e de pós-graduação da UniRitter. Participou como autor dos livros “O Rio Grande tem saída?” e “E agora gauchada?”. Atua como economista no Sistema Fecomércio-RS/SESC/SENAC desde 2011, ocupando atualmente o cargo de gerente da Assessoria Parlamentar.

Marivia Nunes suplenteMarivia de Aguiar Nunes
Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Economia Regional pela PUCRS, e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi Professora Assistente na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS) e trabalha como analista na Gerência de Análise Técnica - área de Estudos Econômicos - no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Atuou como analista financeira de projetos de investimento na Excelência Energética Consultoria Empresarial LTDA (São Paulo, SP) e como estagiária na Unidade de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Trabalhou ainda na Área de Análise de Investimentos da Solidus SA Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários.