slogan

logo ie rs 2020 255

Sefaz lança Barômetro Fiscal para auxiliar na compreensão da conjuntura econômica

 

- O Evento da Sefaz tem o apoio do Corecon-RS e da UFRGS -

A Secretaria da Fazenda lança uma nova ferramenta para análise de cenários, compreensão da conjuntura econômica e auxílio na tomada de decisões. É o Barômetro Fiscal, desenvolvido pela Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais (DEQG), do Tesouro do Estado. O evento de lançamento acontece durante o BATE PAPO DE FINANÇAS ESPECIAL Online “A Conjuntura econômica no ano da pandemia e as expectativas para 2021”, no próximo dia 25, às 15 horas. A atividade conta com a participação de profissionais e acadêmicos de diferentes Universidades e o apoio da UFRGS e do Conselho Regional de Economia, o Corecon-RS.

O Barômetro é uma ferramenta que ajuda a compreender a conjuntura econômica no que for relevante para as finanças estaduais, instrumentalizando os gestores da SEFAZ para o planejamento e a tomada de decisão. São dados da conjuntura que alimentam os cenários fiscais e permitem análises mais seguras. De acordo com o economista Fernando Lara, da seção de Estudos Econômicos e Fiscais da DEQG, coordenador do projeto, trata-se de um painel de indicadores que busca sintetizar as condições conjunturais e dar suporte para a elaboração de cenários e projeções fiscais. “Utilizamos tanto informações da própria Secretaria da Fazenda, quanto de fontes públicas”, explica.

O Chefe da seção de Estudos Econômicos e Fiscais, Jacó Braatz , complementa enfatizando que a ferramenta visa instrumentalizar uma análise complexa da conjuntura, auxiliando o analista a produzir diferentes cenários. “Com isso, buscamos dar ao gestor uma perspectiva em tempo real sobre as principais variáveis que possam impactar a arrecadação do estado e consequentemente os cenários fiscais.

O Subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene, enfatiza: “o Barômetro Fiscal certamente permitirá um acompanhamento mais estruturado dos principais indicadores econômicos conjunturais, não apenas ao Tesouro mas a todo o Estado. É uma ferramenta que consta na carteira de projetos e que passou por um desenvolvimento minucioso com o apoio de uma equipe muito qualificada. Trata-se de um importante avanço para ajudar no desenvolvimento de projeções e apoiar a elaboração de políticas públicas”. que ...

O bate papo contará com a abertura do Subsecretário Bruno Jatene, mediação de Jacó Braatz e as participações de:
Prof. Dr. Fernando Lara, DEQG do Tesouro do Estado e coordenador Barômetro Fiscal
Prof. Dr. Alessandro Mielbach, IEPE-UFRGS
Prof. Dr. Bruno Breyer Caldas, conselheiro do Corecon-RS
Prof. Dra. Julia Braga, UFF/RJ
Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Passos, UFPEL
Transmissão: https://www.facebook.com/sefazrs; https://www.facebook.com/coreconrs
https://www.facebook.com/fceufrgs

 Assessoria de Imprensa SefazRS