slogan

logo ie rs 2020 255

Economista Daniel Coronel recebe homenagem do Legislativo de Santa Maria

coronel1O economista Daniel Arruda Coronel, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu homenagem da Câmara Municipal de Santa Maria, no dia 1º de setembro último. A iniciativa, proposta pelo vereador Jorge Trindade Soares, conhecido como Jorjão, do PDT, e aprovada pelos demais membros do Legislativo, foi gerada a partir de entrevista publicada pelo Diário de Santa Maria, no dia 13 do mesmo mês, Dia do Economista, onde o professor falou da importância da profissão de Economista, “especialmente nesses momentos de crise, gerada pela pandemia, em que tem sido muito demandado a trazer reflexões e respostas, tentando diminuir os efeitos deletérios da pandemia”.

A matéria apresentou informações sobre o Observatório Socioeconômico da Covid19, criado em parceria com o professor Nelson Guilherme Machado Pinto, também da UFSM, que reúne profissionais de diversas instituições de ensino do País para desenvolver estudos e pesquisas sobre os impactos da pandemia no âmbito econômico, social, criminal, entre outros. A homenagem, concedida pelo Legislativo Municipal, considerou a trajetória profissional do professor Daniel Coronel, que, além de coordenar os trabalhos do Observatório, é diretor da Editora da UFSM desde 2003.

Daniel Arruda Coronel é economista, graduado pela UFSM, administrador de empresas, graduado pela Unisinos, com Mestrado na UFRGS e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui especialização em Estatística, em modelagem quantitativa pela UFSM. Bolsista de Produtividade pelo CNPQ, atualmente é professor associado da UFSM, instituição onde atua há quase 10 anos como docente. Neste período já orientou, entre graduação, mestrado, doutorado e iniciação científica, mais de uma centena de alunos. Tem uma trajetória consolidada no sentido de contribuir para a construção e formação de capital humano. Já foi membro do Comitê Assessor da Fapergs, Diretor da Sociedade Brasileira de Economia e Administração em Sociologia Rural, desde 2013 é diretor da Editora da UFSM, onde realizou uma série de avanços que a colocam hoje como uma das principais editoras universitárias do Brasil..

“Fiquei muito horado e muito feliz com essa homenagem porque é um reconhecimento do meu trabalho como docente e, principalmente, como economista. Este ano o Observatório Socioeconômico da Covid 19 está tendo uma importância muito grande no sentido de apresentar estatística, dados e possíveis soluções no âmbito da sociedade para enfrentar os efeitos deletérios dessa pandemia”, afirmou.