slogan

logo ie rs 2020 255

Economistas gaúchos palestraram no 24º Enesul

Economistas de referência nacional e regional participaram, nos dias 27 e 28 de agosto último, da 24ª edição do Encontro de Economistas da Região Sul (Enesul, que, neste ano foi realizado através de plataforma online. O evento foi promovido pelo Corecon-PR, com o apoio dos Corecons do RS e SC, e teve, como tema principal, “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional”. O evento foi voltado para economistas, estudantes dos cursos de ciências econômicas e a população em geral, ele tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

O presidente do Corecon-RS, economista José Junior de Oliveira, participou da solenidade de abertura, na quinta-feira, dia 27, juntamente com seus colegas, do Paraná e Santa Catarina, economistas Carlos Magno Andrioli Bittencourt e Ivoneti Ramos.

José Junior agradeceu a presença de todos e lembrou que o Brasil, como todos os demais países, luta incansavelmente na busca do enfrentamento dessa crise gerada pela pandemia, “de forma a amenizar e a reduzir o incessante sacrifício de vidas de seus cidadãos, e, ao mesmo tempo, encontrar e garantir o equilíbrio da já comprometida e abalada estrutura de sua economia. E, como não poderia ser diferente, com sérios imapactos na saúde pública e nas economistas da nossa região Sul do Brasil.” Lembrou pesquisa recente elaborada pelo IBGE que apresentou o fechamento de um grande número de pequenas empresas no Brasil e o consequente número de fechamento de postos de trabalho, “o que nos dá uma ideia do tamanho desafio que, como economistas, temos pela frente".

O Encontro contou, também, com a participação, como palestrantes, da economistas gaúcha Izete Pengo Bagolin e dos conselheiros do Corecon-RS, Felipe Garcia Ribeiro e Mário Jaime Gomes de Lima.