programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

José Junior de Oliveira é eleito presidente do Corecon-RS

- O economista Aristóteles Galvão assume a Vice-Presidência -  

O economista José Junior de Oliveira foi eleito, na tarde do dia 8 de janeiro, presidente do Corecon-RS. Para a vice-presidência, foi eleito o economista Aristóteles da Rosa Galvão. A eleição, para um mandato de um ano, ocorreu durante a primeira sessão plenária de 2020, na sede da Entidade, em Porto Alegre. Os novos gestores substituem os economistas Rogério Vianna Tolfo e Marivia de Aguiar Nunes. Durante a reunião-plenária, também tomou posse o novo terço de conselheiros eleitos em outubro último, para o triênio 2020/22, composto pelos economistas Bruno Breyer Caldas, Janile Soares e João Carlos Medeiros Madail, como conselheiros titulares, e Giovana Menegotto, Leandro André Hoerlle e Mário Jaime Gomes de Lima, como conselheiros suplentes.

Em seu discurso de posse, José Junior agradeceu a confiança dos colegas conselheiros e falou dos grandes desafios programados para o ano de 2020, que é a continuidade e o avanço das ações que vêm sendo desenvolvidas pelos antecessores ao longo dos últimos anos, “na busca da qualificação e do fortalecimento da profissão do Economista”. O ex-presidente Rogério Tolfo falou das principais conquistas de sua gestão e agradeceu a todos os conselheiros o apoio recebido nesses últimos dois anos em que esteve à frente do Conselho. Parabenizou o seu sucessor e vice, assim como o novo terço que está assumindo e colocou-se à disposição da gestão.

José Junior de Oliveira possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), Pós-Graduação em Administração Financeira pela Unisinos e Mestrado Profissional em Economia Aplicada pela UFRGS. Foi presidente da Seccional Sul da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Marcado de Capitais (Apimec-Sul) de 2015 a 2018, Analista de Investimentos Sênior da Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do RGS (Cabergs) e professor universitário na área de Finanças e Mercado Financeiro e de Capitais na ESPM-SUL. Professor de Finanças, Mercado de capitais e Governança Corporativa em cursos de Pós-Graduação e MBA em diversas instituições de ensino superior. Atua na área de Economia, Análise de Investimentos, com ênfase em Finanças e Gestão de Recursos no Mercado Financeiro e de Capitais. É Conselheiro do Corecon-RS e atual vice-presidente da Apimec-Sul.

Aristóteles Galvão é economista formado pela PUCRS em 1976, pós graduado em economia empresarial, atua como perito e na área de consultoria empresarial há mais de 30 anos, foco em perícia judicial, consultoria em gestão empresarial, avaliação de empresas, fusões e aquisições, dissoluções societárias, captação de novos sócios investidores, dentre outros. Possui trabalhos executados com sucesso para as empresas Quero Quero (RS), Tok (RS), Paquetá Calçados (RS), Gaston (RS), dentre outros. Conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon) do RS nos exercícios 2008 a 2013. Atual Conselheiro dessa entidade desde 2015. É Perito e Avaliador dos poderes Judiciário Estadual e Federal e Vogal da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs).

Estiveram presentes na sessão-plenária os conselheiros Aristóteles Galvão, Bruno Breyer Caldas, Felipe Garcia Ribeiro, Filipe Grisa, Giovana Menegotto, Janile da Silva Pereira Soares, João Carlos Medeiros Madail, José Junior de Oliveira, Leandro André Hoerlle, Mário Jaime Gomes de Lima, Pedro Lutz Ramos, Vanessa Neumann Sulzbach. Também participaram da solenidade o ex-presidente do Corecon-RS e conselheiro do Cofecon, economista Clovis Meurer, o ex-presidente Rogério Tolfo, o ex-conselheiro Guilherme Steim e o delegado do Corecon em Pelotas, economista Castelar Braz Garcia.

conselheiros2

 

CONSELHEIROS TITULARES

 Bruno Breyer Caldas

brunoAssessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre (2019-atual), pesquisador em economia na FEE (2010-atual) e professor de finanças na PUCRS (2018-atual). Graduado em economia (UFRGS), mestre em administração com ênfase em finanças (UFRGS) e doutor em economia (UFRGS) com um período como visitante na NOVASBE. Foi professor de microeconomia na UFRGS (2011-2015), professor de finanças na Fadergs (2017), editor da revista Ensaios FEE (2015-2018) e assessor da presidência na FEE (2015-2018).

 

Janile da Silva Pereira Soares
janile

Economista graduada pela UFRGS, palestrante, consultora financeira, coordenadora da Comissão de Educação Financeira do Corecon RS e autora do blog "A Economista de Batom", onde compartilha conhecimentos sobre economia e finanças, empreendedorismo e empoderamento econômico e financeiro. Foi bancária (Banco do Brasil) e trabalhou em corretora de valores (XP Investimentos). Atualmente, trabalha levando conhecimento da área da educação financeira para jovens e adultos, nas escolas e in company, bem como cria conteúdos nas próprias redes sociais e de parceiros.

 

João Carlos Medeiros Madail

madailPossui graduação em Economia pela Universidade Católica de Pelotas (1975), Especialização em Métodos de Pesquisa em Agricultura Familiar pelo International Centre For Development Oriented Research In Agriculture, ICRA, Holanda (1996), Especialização em Marketing para a gestão empresarial e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Foi Professor Universitário da UCPel, e Paraninfo dos Estudantes de Economia quatro vezes consecutivas. Foi professor universitário da Faculdade Anhanguera Educacional onde foi Paraninfo e Professor Homenageado da Faculdade de Administração. Foi Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com inúmeros trabalhos publicados. Em agosto de 2013 foi eleito Economista Destaque da Região Sul do RS. Tem experiência na área de Economia com ênfase em Economia Rural e Desenvolvimento. É Diretor do Corede-sul e atualmente está aposentado como Pesquisador da Embrapa.


CONSELHEIROS SUPLENTES

 Giovana Menegotto

giovana

 

Economista, Mestre em Economia com ênfase em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda pelo mesmo programa. Graduou-se com láurea acadêmica pela UFRGS e prêmio de aluno destaque pelo Corecon-RS. Atua como assessora econômica na Fecomércio-RS.

 

 

 

Leandro André Hoerlle

hoerlleEspecialização na área regulatória do setor elétrico (2015), formação superior em economia (UNIVATES-2001) e formação técnica na área imobiliária e agropecuária. Assessoria em Gestão Organizacional em Operação, Projetos e Negócios (Processos de Negócio, Gestão da Qualidade e Normas ISO e Gestão de Projetos, Empreendedorismo/Inovação), Avalição/Corretagem de Empresas e Imóveis, com vivência em empresas do ramo imobiliário, energia elétrica (geração e distribuição), varejo, tecnologia de informação e comunicação, informática, metal-mecânico, calçadista e financeiro. Conselheiro do CORECONR-RS. 2015-2017. Conselheiro do Observatório Social de Lajeado, desde 2012.

 

 

Mário Jaime Gomes de Lima

jaimeÉ economista, mestre e doutor em Economia do Desenvolvimento. Atualmente, trabalha como assessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre e como professor na Universidade La Salle. Atua nas áreas de políticas públicas, finanças públicas, desenvolvimento regional e governança. Pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON/RS) foi um dos integrantes fundadores da Comissão de Desenvolvimento Regional e membro titular da Comissão Editorial do Jornal Contexto Econômico.

 

Galeria de Fotos da Posse do Corecon-RS