programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Alexandre Barbosa é escolhido Economista do Ano e Socias Villela é Destaque

- Guilherme Socias Villela é o Economista Destaque 2019 - 


O economista Alexandre Englert Barbosa foi escolhido, no último dia 2, o Economista do Ano 2019. O economista Guilherme Socias Villela, ganhou o título de Economista Destaque 2019. Os candidatos ao “Prêmio Economista do Ano” são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações e sociedades, entre outras, sediadas no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico.

A iniciativa do Corecon-RS é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público. 

Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alexandre Barbosa é Mestre em Economia na área de Economia Internacional e Doutor em Economia Aplicada também pela UFRGS. Agrega experiências de consultor econômico em entidades empresariais gaúchas, como a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul) e a Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs) e de professor convidado do MBA em Finanças da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Responsável pela área econômica do Sicredi, premiada por suas projeções econômicas no ranking da Agência Estado, figurando entre os 10 melhores do País em diversas oportunidades, frequentemente também coloca o Sicredi entre as instituições com melhores projeções nos rankings do Banco Central do Brasil, do Ministério da Fazenda e da Bloomberg. Atualmente, exerce o cargo de Tesoureiro Executivo do Banco Cooperativo Sicredi.

O economista Guilherme Socias Villela foi duas vezes prefeito municipal de Porto Alegre. Grande incentivador das áreas verdes na cidade, em suas gestões foram inaugurados o Parque Marinha do Brasil e o Parque Maurício Sirotski Sobrinho e criados o Brique da Redenção, o Parque Vinte de Maio e o Parque Mascarenhas de Moraes, e outras 35 novas praças, além de ampliações no Parque Moinhos de Vento e do Parque Farroupilha, totalizando o plantio de mais de 1,15 milhão de árvores em oito anos de governo. Criou a primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pioneira no Brasil e foi o autor da Lei do Impacto Ambiental, que dispõe sobre a prevenção e o controle da poluição do meio ambiente no município e o responsável por obras que deram o início ao Centro Municipal de Cultura, onde se situam o Teatro Renascença, a Sala Álvaro Moreyra, o Ateliê Livre e a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.
Foi economista do BRDE, professor da UFRGS, com cursos de pós-graduação em outras universidades. Foi assessor do Ministério das Relações Exteriores, em Montevidéu, assessor do Ministério do Planejamento e coordenador técnico da Fundação IPEA, no Rio de Janeiro e em Washington, secretário de Estado de Coordenação e Planejamento e Secretário de Estado Extraordinário do Governo, e diretor-presidente da CEEE. Foi deputado estadual, secretário de Estado dos Transportes e Presidente do Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) e superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento(Conab).

Os Prêmios serão entregues durante solenidade oficial no dia 17 de dezembro, às 20 horas, no Hotel Continental (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77, Porto Alegre. Na oportunidade, também serão homenageados os vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2019” – que premia as melhores dissertações de Mestrado, artigos técnicos ou científicos e monografias ou trabalhos de conclusão de Curso –, o “Prêmio Corecon-RS de Reportagens de Economia 2019”, que homenageia as melhores reportagens de Economia do RS, nas áreas de mídia impressa, rádio e mídia digital, além do “Prêmio Jornalista de Economia do Ano/2019”.