programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

PUCRS comemora 71 anos de existência

A Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) comemora, no dia 9 de novembro, 71 anos de sua fundação.

A primeira universidade marista no mundo nasceu da obstinação de um homem. O Irmão Afonso (Charles Herbaux), um religioso de espírito empreendedor e visionário, foi o responsável, com seus fiéis colaboradores, pela a criação da PUCRS, que começou a tomar forma nos idos de 1930.

Mas toda essa história começa em 3 de agosto de 1900, quando os primeiros irmãos maristas chegaram a Bom Princípio, na região do Vale do Caí (RS), vindos da Europa a pedido de Dom Cláudio Ponce de Leão. Os discípulos de São Marcelino Champagnat tinham a missão de ensinar crianças e jovens. Nos anos seguintes, muitos outros maristas cruzaram o Atlântico com a incumbência de abrir escolas no Estado para atender às necessidades de cada região.

Estabelecidos há dois anos em Porto Alegre, em 1904 assumiram a direção da Escola Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário. A transferência para o grande e moderno prédio, construído pelos maristas na Praça Dom Sebastião, esquina com a Avenida Independência, onde hoje funciona o Colégio Marista Rosário, ocorreu em 1927, mesmo ano em que o Ir. Afonso assumiu a sua direção e fundou o Instituto Superior de Comércio.

Era o primeiro reconhecido no Sul do País e seria o embrião para mais tarde constituir a PUCRS. Ir. Afonso criou o Curso Superior de Administração e Finanças, em março de 1931, com nove estudantes. Três anos depois, o curso passaria a integrar a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas.