programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Processo de investimentos e avaliação de empresas foram temas do Economia em Pauta, no Plaza


“Processo de investimento e avaliação de empresas” foi o tema do último Economia em Pauta, ocorrido no dia 16 de setembro (segunda-feira), no Hotel Plaza São Rafael. Numa promoção do Corecon-RS, o painel contou com as participações dos economistas Clovis Benoni Meurer, da CRP Participações, e Leosergio Angheben, do BRDE, e do engenheiro Elias Graziottin Rigon, do Badesul.
O evento foi aberto pelo presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, que apresentou o tema desta edição do Economia em Pauta e o curriculum dos palestrantes, e agradeceu ao público presente.

leosergiovaluationLeosergio Angheben iniciou sua apresentação falando sobre as políticas de intervenções estratégicas do poder público na economia, como a fiscal, monetária e de crédito, com o intuito de buscar a ampliação da base tributária e o equacionamento dos desequilíbrios sociais. Apresentou um resgate histórico da criação das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs), como o Banco Mundial (Bird), em 1944, e, no caso do Brasil, o Banco do Brasil, criado em 1808, com o intuito de fomentar a agropecuária, a Caixa Econômica Federal, em 1861, para atuar no microcrédito e no financiamento imobiliário. Lembrou, ainda, que a tese de impulsionar o desenvolvimento por meio de políticas de crédito ganhou força nos anos 50, com criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em 1952, e, mais tarde, com a criação de instituições direcionadas ao fomento regional, através do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, em 1961, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em 1962, do Desembanco, em 1966, do Bandes, em 1967, e do Badesul, em 1973, e, mais tarde, com a regulamentação dos próprios bancos estaduais. O economista finalizou sua apresentação, abordando os objetivos, os campos de atuação, as fontes de recursos e o processo de avaliação de projetos do BRDE.

eliasvaluationElias Rigon explicou que o Badesul é uma Agência de Fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), do Governo do Rio Grande do Sul, que busca oferecer soluções financeiras de longo prazo para projetos do setor público, do agronegócio e de empresas privadas. Falou sobre o surgimento das agências de fomento no País, lembrando que, das 27 unidades das Federação, atualmente 21 delas possuem Agências de Fomento. Disse que o setor agropecuário gaúcho concentra a maior parte do saldo de operações, da ordem de R$ 2,9 bilhões, oferecidas pelo Banco. Falou sobre as fontes de recursos para os financiamentos e apresentou dados sobre os investimentos que vêm sendo feitos pelo Banco em startups e inovação tecnológica, ressaltando programas, como o Centelha RS, que tem o objetivo de transformar ideias inovadoras em empresas, e o Tecnova, que busca a subvenção econômica para desenvolvimento de projetos inovadores em pequenas empresas, e que entra em operação até o final deste ano.

clovisvaluationClovis Meurer iniciou sua apresentação explicando as participações dos diferentes atores no processo de investimento numa empresa, como os perfis dos fundos e anjos, dos investidores e dos empresários e empresas, e a origem, análise, precificação e negociação da empresa investida. Falou sobre a busca do capital através de um projeto consistente, o papel dos investidores, e a preparação para a saída da sociedade com a venda do já rentável negócio. Apresentou um histórico sobre a criação da CRP Companhia de Participações, pioneira em Private Equity e Venture Capital no Brasil, que iniciou suas atividades no ano de 1981, em Porto Alegre, e hoje com atuação nos três estados do Sul e em São Paulo. Explicou que a CRP, nos últimos anos, vem focando seus investimentos em empresas, em fase inicial de negócios, com perfil estratégico de Venture e Growth Capital. “Ao invés da tranquilidade e liquidez oferecidas pelas corretoras em investimentos na bolsa de valores, procuramos apoiar empresas que estejam em estágio anterior, para que possam crescer, desenvolver, e lançar seus produtos e conquistar novos mercados”, afirmou, lembrando que “existe um mundo novo da economia, que se encontra dentro das aceleradoras, nos centros tecnológicos das universidades, tocado por jovens empreendedores, à espera de impulso financeiro para lançar seu negócio ao mercado”. Finalizou sua apresentação, citando o exemplo de empresas ligadas à tecnologia, recentemente criadas, que lançaram produtos ou serviços inovadores, e que já possuem um valor de mercado superior a U$ 1 bilhão, as chamadas Startups Unicórnios, como Uber, 99, Nubank, entre outras.

abertvaluation

Também participaram desta edição do Economia em Pauta os conselheiros Antonio Carlos Brites Jaques e Aristóteles Galvão, o conselheiro Federal Henri Bejzman e os ex-presidentes do Corecon-RS Leandro Antonio de Lemos e Lauro Renck.

 


 

Curriculum dos palestrantes:

Leosergio Angheben é economista, com especializações em Desenvolvimento Econômico e Planejamento e Planejamento do Desenvolvimento Regional. Foi diretor Financeiro do Banrisul, diretor de Operações da extinta Caixa Econômica Estadual, diretor de Operações do BRDE, presidente da Fundação BRDE de Previdência Complementar (Isbre) e assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS (SDPI). É servidor de carreira do BRDE, há 43 anos, onde atua na captação de negócios para o BRDE.

Elias Rigon é engenheiro, funcionário de carreira do Badesul desde 2010 tendo desempenhado as funções de Superintendente de Inovação e de Fundos de Investimento (FIP’s), fomento e políticas públicas à inovação e startup’s Seed Forum, Centelha-RS, Tecnova-RS, conselheiro da Incubadora de Empresas Hestia, da UFRGS, e Membro do Conselho de Administração do Badesul.

Clovis Meurer é economista e administrador. Possui especialização em Private Equity e Venture Capital e experiência de 35 anos no setor de Private Equity e Venture Capital. Foi fundador e presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP). É superintendente da Companhia de Participações (CRP) e membro da Associação dos Analistas e Profissionais de Mercado de Capitais da Região Sul (Apimec-Sul). Ex-presidente do Corecon-RS, é conselheiro federal do Cofecon.

 

Clique aqui para baixar as apresentações do Evento: ppt-Leosergio | ppt-Elias  | ppt-Clovis

Clique aqui para acessar aos vídeos do Evento