programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Rogério Tolfo e Marivia de Aguiar Nunes assumem gestão do Corecon-RS em 2019




O economista Rogério Vianna Tolfo foi reeleito, na tarde de quinta-feira, dia 10, presidente do Corecon-RS. Para a vice-presidência, foi eleita a economista Marivia de Aguiar Nunes. A eleição, para um mandato de um ano, ocorreu durante a primeira sessão plenária de 2019, na sede da Entidade, em Porto Alegre. Durante a reunião-plenária, presidida pelo conselheiro Aristóteles Galvão, também tomou posse o novo terço de conselheiros eleitos em outubro último, para o triênio 2019/21. Assumiram os economistas Antonio Carlos Brites Jaques, Filipe Grisa e Vanessa Neumann Sulzbach, como Conselheiros Titulares, e Bernardo Baggio, José Junior de Oliveira e Pedro Lutz Ramos, como Conselheiros Suplentes.

TolfoMariv1Em seu discurso de posse, Rogério Tolfo agradeceu a confiança dos colegas conselheiros, e deu as boas-vindas ao novo terço que está assumindo. Falou das principais realizações em sua última gestão e disse que “agora, junto com a colega Marivia e com a nova configuração de conselheiros, continuará os trabalhos iniciados no ano anterior, ainda na parceria do ex-vice-presidente Bruno Caldas, que tanto se dedicou para a consolidação da nossa Entidade”.

A vice-presidente eleita, Marivia Nunes, elogiou o empenho e dedicação por parte dos conselheiros com os temas e pautas que envolvem o Corecon e o fortalecimento da profissão de Economista e falou da importância de dar continuidade às ações e projetos que a Entidade vêm desenvolvendo. Ressaltou a importância de o Corecon-RS promover o III Encontro de Economia e de estreitar e fortalecer ainda mais a relação com as universidades.

Rogério Tolfo foi presidente do Corecon-RS na gestão anterior e vice-presidente da Entidade na gestão 2017. É economista formado pela PUC-RS, com pós-graduação em gestão empresarial. Com registro no Corecon-RS desde 1998, é consultor econômico-financeiro, com atuação no mercado empresarial há mais de 20 anos nas áreas financeiras e de gestão. Atua em assessoria e consultoria na compra e venda de empresas e dissoluções societárias, elaboração de planos de negócios e valuation para fundos de investimento, projetos de investimentos de longo prazo e acesso a linhas de financiamento. É membro titular do Tribunal Administrativo de Recursos Tributários (TART), da Prefeitura de Porto Alegre, para o biênio 2018/2019.

Marívia de Aguiar Nunes é Doutoranda em Economia (PUCRS), Analista na Gerência de Análise Técnica da área de Estudos Econômicos do Banrisul e professora Assistente na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs).

Também estiveram presentes na sessão-plenária os conselheiros Aristóteles Galvão, Bruno Breyer Caldas, Darcy Francisco Carvalho dos Santos, Filipe Grisa, Guilherme Stein, Henrique Brusius Renck, Jorge Luis Tonetto, e Victor Sant'Ana. Também participou da solenidade o conselheiro federal Henri Wolf Bejzman.

Quem compõe o novo terço de conselheiros do Corecon-RS:

conselheiros

Conselheiros Titulares:

Antonio Carlos Brites Jaques

jaquesEconomista, com mestrado profissional em economia (UFRGS), é especialista em Gestão de Programas Governamentais (OEA, ESAF/Brasília). Desenvolveu carreira como Auditor Fiscal do RS, onde ocupou funções de Assessor Técnico, Coordenador da Divisão de Estudos Econômicos e Diretor da Receita Estadual. Representou o Governo do Estado junto ao Ministério da Fazenda no Confaz, responsável pela harmonização das relações tributárias entre os estados. Exerceu funções estratégicas no setor público, como Diretor Financeiro da Caixa Econômica Estadual, Diretor da Banrisul Distribuidora, Vice-presidente do Banrisul, Presidente do Grupo CEEE e Secretário de Estado da Fazenda do RS. Foi conselheiro e presidente do Corecon-RS, conselheiro e vice-presidente do Cofecon, gestões em que foram adquiridas as atuais sedes do Corecon-RS e Cofecon, em Brasília. Atualmente atua como consultor sênior em elaboração, monitoramento e avaliação de projetos e políticas públicas.

Filipe Grisa

grisa
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do RS (2009). Atualmente é analista do Departamento Estadual de Trânsito do RS. Com experiência na área bancária, possui especializações em Economia e Finanças (UFRGS) e Economia da Cultura (UFRGS). Atuou por três anos como conselheiro Suplente do Corecon-RS, trabalhando com ênfase nas áreas de licitações e transparência.

 

Vanessa Neumann Sulzbach

vanessa
Economista formada pela Universidade Federal do RS (UFRGS), com mestrado em economia na EESP/FGV de São Paulo e doutoranda em economia na UFRGS. Trabalhou em consultoria na LCA, como economista na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e na Fundação de Economia e Estatística (FEE), onde desempenhou função de Assessora Técnica entre 2015 a 2018.



 
Conselheiros Suplentes:

Bernardo Baggio

baggio
Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), onde também cursou Ciências Jurídicas e Sociais. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela PUCRS, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Mestre em Economia Internacional pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Atua como Gerente de Investimentos da Fundação CEEE de Seguridade Social, como Economista Perito e consultor de empresas.

 

 

José Junior de Oliveira

juniorPossui graduação em Economia pela PUCRS, pós-graduação em Administração Financeira pela Unisinos e Mestrado Profissional em Economia Aplicada pela UFRGS. Atualmente é presidente da Apimec-Sul, Analista de Investimentos Sênior da Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do RS (Cabergs) e professor universitário na área de Finanças e Mercado Financeiro e de Capitais na ESPM Sul, professor de Matemática Financeira, Economia e Mercados na FTEC/IBGEN. Professor de Finanças, Mercado de Capitais e Governança Corporativa em cursos de pós-graduação e MBA em diversas instituições de ensino superior. Atua na área de Economia, Análise de Investimentos, com ênfase em Finanças e Gestão de Recursos no Mercado Financeiro e de Capitais.

Pedro Lutz Ramos

pedroGraduado, mestre e doutor em economia pela Universidade Federal do RS (UFRGS), onse se especializou em modelagem macroeconômica. Trabalha como economista desde 2008 passando por entidades empresariais gaúchas, como Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDLPoA) e a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS). Desde 2011, vem contribuindo para que a Gerência de Análise econômica do Banco Cooperativo Sicredi seja premiada como uma das áreas econômicas do país com maior precisão em suas projeções, segundo a Bloomberg, o Banco Central do Brasil e o Grupo Estado de São Paulo. Agrega experiência como professor de Econometria em programas de MBA. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e em congressos de Economia.