programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon-RS entrega prêmios a economistas e jornalistas de economia

 

O Corecon-RS promoveu, no dia 13 de dezembro, no Hotel Continental, em Porto Alegre, a solenidade de entrega do “Prêmio Corecon-RS 2018”, do “Prêmio Economista do Ano” e do prêmio “Economista Destaque Especial do Ano”. Durante concorrida cerimônia, que lotou o auditório do Hotel, também foram homenageados o “Jornalista de Economia do Ano” e os vencedores do “Prêmio Reportagem de Economia do Ano”, com as melhores reportagens de Economia de mídia impressa (jornal/revista), de mídia digital/online e de radiojornalismo no Rio Grande do Sul.

O presidente Rogério Tolfo abriu oficialmente a solenidade, dando boas vindas aos presentes e falou sobre algumas das principais ações de sua gestão. Disse que foi um ano de trabalho e de muitas conquistas para a categoria dos economistas e citou as diversas edições do Economia em Pauta e do Corecon Acadêmico, realizadas em universidades da capital e do interior do estado, “sempre com a incansável preocupação de levar até os estudantes oportunidades de discusão sobre temas de relevância da conjuntura econômica e de qualificação cada vez maior dos cursos, fortalecendo sua formação acadêmica”. Lembrou o Enesul, que reuniu economistas de renome, de diversas localidades do Brasil, para discutir temas de conjuntura econômica regional, nacional e internacional e citou o projeto “Conversando com os candidatos”, que, em parceria com a PUCRS e o DCE, reuniu semanalmente, ao longo de quase 40 dias os candidatos ao governo do estado para “oportunizar aos estudantes a discussão dos programas de cada candidato na área econômica. Finalizou, parabenizado todos os premiados, e ressaltou a importância do título de “Economista Destaque do Ano” in memoriam, ao ex-secretário da Fazenda do RS, Cezar Busatto, falecido no mês de agosto passado, “e que nos deixa um legado de trabalho e de luta em prol do desenvolvimento da economia do RS”. Finalizou, agradecendo o apoio dos colaboradores do Corecon-RS e, especialmente, de seu vice-presidente, economista Bruno Caldas, “que, qum momento algum mediu esforços para estar ao seu lado, em busca de melhores resultados e conquistas para a categoria dos economistas”.

 

Prêmio Corecon-RS 2018

Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso

1º Lugar

foto02

Título: “Uma análise sobre a demanda por alimentos em domicílios com baixa renda e o papel do Bolsa Família
nos gastos com alimentação a partir da POF2008/2009”
Autor: Lorenzo L. Bianchi
Orientador: Marco Tulio Aniceto França
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

 

2º Lugar

foto03

Título: “Educação financeira na formação básica como alicerce para o futuro: estudo
da proficiência dos estudantes de Ensino Médio de Caxias do Sul.
Autor: Cleusa Karina Warken
Orientadora: Jacqueline Maria Corá
Universidade de Caxias do Sul - UCS

 

3º Lugar

foto04

Título: “Comparação do desempenho de medidas realizadas para previsão de volatilidade de ações da B3”
Autor: Tainan de Bacco Freitas Boff
Orientador: João Fróis Caldeira
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

 

Artigos Técnicos ou Científicos

foto05

Título: “Os arranjos familiares importam no momento de decidir em qual rede de ensino matricular os filhos?”
Autora: Julia SbroglioRizzotto
Co-autores: Marco Túlio Aniceto Franca
Gustavo Saraiva Frio

 

Dissertações de Mestrado

1º Lugar

foto06

Título: “Previdência dos servidores públicos e concentração de renda: teoria e evidências empíricas
para os municípios brasileiros no período 2000 a 2010”
Autor: Henrique Serra Sitja
Orientador: GiácomoBalbinotto Neto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

 

2º Lugar

foto07a

Título: “Análise da persistência inflacionária no Brasil (1999-2016)”
Autora: Eduarda Fernandes Lustosa de Mendonça
Orientador: Andre Moreira da Cunha
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS


3º Lugar

guilhermealessandra

Título: “Rodada Doha e a possível redução de barreiras tarifárias e não tarifárias: Uma estimativa dos benefícios
para o Brasil por meio do Modelo de Equilíbrio Geral Computável”
Autora: Alessandra Biavati Rizzotto
Orientador: André Filipe Zago de Azevedo
Universidade do Rio dos Sinos - Unisinos

Prêmio Destaque Especial em Economia do Ano

Cezar Busatto
(In Memoriam)

foto09


O economista Cezar Busatto, falecido em agosto deste ano, foi o homenageado com o título “Economista Destaque Especial do Ano” (in memoriam), distinção outorgada aos profissionais de Economia que têm destaque ao longo de sua vida profissional.

foto10

Leonardo Busatto agradeceu ao Corecon pela indicação ao Prêmio e falou sobre a trajetória ideológica e profissional de Cezar Busatto. “Ele estudou Marx, Friedman e Keynes e tinha como principal característica querer entender as pessoas”, afirmou. Lembrou de momentos de sua infância e adolescência e a importância que seu pai teve em sua escolha profissional. Iniciou seus estudos em Economia pela UFRGS no ano de 2001 e que, desde antes, já vinha, nas conversas domésticas de rotina, questionando-o sobre assuntos de teor econômico. “Tenho maior orgulho de ser economista e devo isso a meu pai”, concluiu.

 

 

 

Prêmio Economista do Ano

Gustavo Inácio de Moraes

foto10a

O Prêmio é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.

Professor doutor da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), é coordenador do Curso de graduação em Economia da PUCRS. Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bacharel em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Foi economista no Banco Inter American Express.

foto11

Em seu pronunciamento, o professor Gustavo agradeceu a hospitalidade dos colegas gaúchos e disse que há 18 anos era um estudante de economia que concluía o curso com um trabalho sobre o RS, “mas sequer fazia idéia de que, um dia, iria viver intensamente este estado. Naquele momento, eu simplesmente escolhi um estudo de caso no qual os dados se ajustavam ao trabalho final”, acrescentou. Lembrou a importância dos dados produzidos pela FEE e ressaltou o curso de Economia da PUCRS, o mais antigo da universidade, “onde encontrei pluralismo metodológico e pluralismo ideológico, essenciais para o enriquecimento da experiência intelectual e da convivência”. Apresentou uma análise histórica sobre a perda do ritmo de crescimento da economia brasileira e, referindo-se ao RS, ressaltou a importância de buscar o financiamento do desenvolvimento econômico a partir do incentivo à criatividade local. Citou a alegria em partilhar a premiação com os alunos Lorenzo Biachi, Júlia Sbroglio e Gustavo Frio, que foram orientados pelo colega de mestrado e de docência na PUCRS, Marco Túlio França. Finalizou, agradecendo o Corecon-RS, que, pela outorga do Prêmio, “inadvertidamente, tornou-me, o economista mais feliz do mundo”.

 

Prêmio Reportagem de Economia 2018

Mídia Impressa (Jornal/Revista)

1º Lugar

foto13
“Corrida pelo dinheiro virtual”
Jornalista Fernando Soares (Jornal Pioneiro)

 

2º Lugar

foto14
“Colheita Farta”
Série de reportagens sobre a força do cooperativismo para o Brasil
e para a região Sul
Jornalistas Marcos Graciani, Karine Menoncin e Ítalo Bertão Filho (Revista Amanhã)

 

3º Lugar

foto15
“Tensão no Bloco”
Jornalista Danton Junior (Correio do Povo)

 

Radiojornalismo

foto16
“Cooperativismo: crescimento mesmo diante da crise”
Eduardo Matos e Felipe Daroit (Rádio Gaúcha)

 

Mídia Digital (OnLine)

dantoncintia
“Novos tempos do leite”
Danton Junior e Cíntia Marchi (Correio do Povo)

 

Jornalista de Economia do Ano 2018

Leandro Mariani Mittmann

foto18

O Prêmio “Jornalista de Economia do Ano” é concedido pelo Corecon-RS, com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS, com o objetivo de homenagear um jornalista, que se destacou na sua área de atuação durante o ano. A escolha é feita por membros da ARI, do Sindjors, do Corecon-RS e de faculdades gaúchas que oferecem o curso de Comunicação Social/jornalismo no Rio Grande do Sul.

O jornalista Leandro Mariani Mittmann, editor da Revista A Granja, foi escolhido o “Jornalista de Economia do Ano”, prêmio concedido pelo Corecon-RS, com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS (Sindjors). O Prêmio tem como objetivo homenagear um jornalista, devidamente registrado no Sindicato dos Jornalistas do RS, colunista, repórter, editor de economia, comentarista econômico, de mídia eletrônica ou digital, que se destacou na sua área de atuação durante o ano.

mittmann

Agradeceu ao Corecon-RS, a ARI e ao Sindicato dos Jornalistas pela escolha de seu nome e disse que era uma responsabilidade muito grande suceder entrar para a galeria dos jornalistas de Economia do Ano, onde já se encontram colegas de grande qualificação profissional. Apresentou um breve histórico sobre a Revista A Granja e sua preocupação de trazer, através de suas matérias, a realidade que envolve o setor agrícola do RS e do país.

 

 

 

Premiados

premiados

Presidente, vice-presidente, conselheiros, ex-conselheiros e ex-presidentes do Corecon-RS


conselheiros

 

Após a solenidade, foi servido um coquetel aos presentes.


Para ver mais fotos da Premiação, clique no link

Clique aqui para assistir ao video completo do evento