programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Escolas municipais poderão ter palestras sobre princípios básicos de economia

 

Alunos das escolas de ensino fundamental pertencentes à rede pública municipal de Porto Alegre poderão receber palestras e orientações sobre princípios básicos de economia a partir de 2019. A iniciativa foi acertada durante reunião, no dia 30 de novembro último, entre o presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, o então secretário em exercício do Desenvolvimento Econômico do município, economista Leandro de Lemos, e o secretário municipal da Educação, professor Adriano Naves de Brito. O encontro aconteceu na sede da SMED e prevê o início das atividades, que atingirão cerca de 62 escolas, em seu turno inverso, para o mês de maio de 2019.

O secretário Adriano de Brito recebeu com simpatia a iniciativa do Corecon-RS e informou que a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do MEC, já prevê a inserção na grade curricular de atividades extras durante o turno inverso das escolas, “como forma de ampliar, complementar e enriquecer a aprendizagem oferecida pela rede municipal de ensino”.

Leandro de Lemos, que já foi presidente do Corecon-RS em 2013 e 2014, ressaltou que a ideia seria a elaboração de apresentações, por parte de economistas, pela Entidade, em parceria com a SMED, de palestras e atividades abordando princípios básicos da economia e do orçamento doméstico.

O presidente Rogério Tolfo lembrou, ainda, que o Corecon já possui um conjunto de ações voltadas às escolas públicas e privadas de nível médio e fundamental do Estado, como concurso de vídeos sobre educação financeira e, mesmo, iniciativas de educação financeira desenvolvidas em Porto Alegre e no interior do Estado, que envolve escola, alunos e familiares.